Construção de estabelecimentos comerciais

O setor da construção civil cobre diversos segmentos, sendo um dos mais importantes para todo o cenário econômico para o país. Por isso, muitas empresas constroem empreendimentos imobiliários para atender áreas residenciais, industriais e comerciais.

Para cada segmento os projetos são diferentes e variados, com tamanhos e estruturas que variam para atendimento a pessoas que vivem sozinhas, um casal e famílias inteiras.

Também são construídos galpões em áreas extensas que acomodam máquinas e ferramentas que atendem as indústrias e os mais diversos colaboradores.

O segmento comercial é bastante variado, com imóveis desenvolvidos para atender desde pequenas lojas e comércios até a junção de vários comerciantes, com os mais diferentes modelos de negócios e necessidades como fornecedores de bens de consumo para a sociedade.

Entre tantos, podemos citar alguns exemplos, como:

  • Restaurantes e lanchonetes;
  • Magazines de móveis e eletrodomésticos;
  • Supermercados;
  • Shopping centers.

Para cada modelo características únicas são adicionadas e transformadas para adicionar conforto e segurança, conforme especificações técnicas propostas pelas normas regulamentadoras disponibilizadas por entidades de classe como a ABNT.

Organização empresarial desenvolve projetos de construção

A responsabilidade de um projeto arquitetônico está reunida sob diversos profissionais, como engenheiros, arquitetos, empreiteiros e demais trabalhadores que trabalham no setor.

Para o desenvolvimento de uma obra, a contratação de uma empresa de construção civil é a escolha mais acertada, em qualquer situação.

Empreendimentos imobiliários que são desenvolvidos para atender grupos distintos, como comerciantes e consumidores, por exemplo, precisam de estudos e pesquisas apropriadas.

É preciso verificar a localização, para atender à mobilidade urbana, evitando ao máximo a concentração de veículos em uma mesma região.

São cuidados que precisam ser verificados a todo instante, pois as mudanças são significativas quando um empreendimento comercial é instalado em uma área urbana.

De acordo com as finalidades do imóvel projetado, o planejamento envolve contratação de serviços específicos, o que altera até mesmo o orçamento de obra e os profissionais que serão contratados ao longo do tempo.

Automatização de estacionamento facilita acesso

Seguindo o exemplo de um shopping center ou um supermercado, que sempre são obras significativas e que provocam mudanças em um cenário urbano, a ocupação territorial precisa estar de acordo com o plano diretor municipal.

O posicionamento do estacionamento, um conforto oferecido aos consumidores, mesmo que seja pago, deve constar do projeto desde o início.

Esse cálculo é realizado a partir de estudos e projeções conforme o número de habitantes, inclusive de municípios vizinhos e facilidade de acesso a ruas, avenidas, estradas e transporte público.

A construção de áreas específicas utilizam uma estrutura metálica como divisória de ambientes distintos, como estacionamento a céu aberto ou com cobertura.

Esse tipo de arquitetura aproveita de elementos que fazem parte dos ambientes urbanos para distinguir os espaços que podem ser ocupados, facilitando a mobilidade dentro do espaço disponível.

O acesso aos estacionamentos particulares de um estabelecimento comercial de grande porte pode ter um custo para os usuários. É uma forma de garantir que as vagas fiquem disponíveis para os consumidores do estabelecimento comercial.

A instalação de uma cancela para porta de acesso às áreas dedicadas aos veículos é muito comum, inclusive com a automatização empregada nos equipamentos. Isso facilita a cobrança e impede que pessoas ajam de má-fé.

Aproveitamento de espaço vertical é comum

Muitas áreas disponíveis nos centros urbanos não comportam um empreendimento comercial por toda a sua extensão térrea.

Por isso, as obras são verticalizadas, inclusive com a construção de mezanino garagem garantindo maior número de vagas para os visitantes e comerciantes.

Seguindo as normas de segurança e até mesmo de mobilidade urbana, estes espaços contam com áreas amplas e devidamente adaptadas para conforto dos usuários. As placas de sinalização indicativas de vagas são dispostas em pontos estratégicos.

Dessa forma, é possível identificar os espaços que podem ser ocupados, seguindo a pintura de faixa de estacionamento presente no solo. Esses elementos visuais são muito úteis e fazem toda a diferença para os clientes que consomem nestes estabelecimentos.

Os detalhes técnicos são obrigatórios reforçam a segurança dos usuários, tanto os que atuam no segmento comercial, como profissionais que estão presentes no espaço no dia a dia, quanto dos visitantes, como consumidores que possuem áreas específicas para uma mobilidade protetiva.

A construção civil é bastante ampla e abrange diversos projetos, com finalidades específicas para cada segmento.

Por isso, é sempre importante a presença de empresas especializadas e profissionais capacitados para os serviços de áreas tão diferentes, mas sempre complementares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *