Construção voltada para segurança escolar

A segurança dos ambientes escolares é um tema que precisa ser sempre levado em consideração, pois é o que garante que os pais e familiares deixem seus filhos na escola, principalmente, quando falamos de escolas de educação infantil.

Assim, antes dos pais verem se a escola possui uma boa infraestrutura de educação, como sala com parede acústica, bons computadores e bons professores, os pais desejam saber como seu filho será protegido contra os principais acidentes.

E não é exagero por parte dos pais, segundo o Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade de Tecnologia, nos últimos quinze anos, quase seis mil crianças passaram por algum quadro de internação dentro do sistema público por conta de acidentes no playground da escola.

O cuidado com a segurança e seus mais diversos componentes como fita antiderrapante para escada externa e corrimãos se tornam ainda mais presente visto que as crianças estão com uma idade escolar cada vez mais recente, ou seja, as crianças conhecem o espaço escolar muito cedo, ficando até mesmo mais na escola que na própria casa.

Neste período de permanência na escola, a gestão do empreendimento, fica responsável pela integridade física dos alunos, e assim, é fundamental o desenvolvimento de metodologias e formas de segurança para prevenir acidentes causados por quedas de escada de aço corten ou nos brinquedos do parquinho.

Importante que a escola tome medidas preventivas para que os riscos sejam diminuídos cada vez mais, e permitindo dar segurança aos pais quanto a integridade física de seus filhos.

Abaixo conheceremos algumas dessas medidas tão importantes.

Medidas preventivas para evitar acidentes

Existem muitas formas de trazer segurança ao ambiente escolar, e uma das principais é quanto a organizar toda a infraestrutura da escola, com o intuito de que a utilização do espaço seja possível sem riscos.

A primeira forma de fazer com que a segurança seja prioridade, é usar em janelas e varandas e locais como mezaninos, as chamadas rede de proteção ou telas de proteção.

A utilização desse equipamento evita que as crianças sofram quedas de alturas altas que causam lesões graves.

A outra vantagem de usar esse tipo de elemento, é que não prejudica a ventilação dos espaços. São vários os materiais usados para compor as redes sendo os mais comuns a poliamida e o polietileno.

Assim, as telas de proteção garantem:

  • Segurança;
  • Boa ventilação;
  • Resistência;
  • Qualidade.

Em alguns casos não é possível fazer o investimento em redes de proteção ou telas por conta do espaço, ou não é adequada a proteção, neste sentido, a gestão escolar pode investir na composição de um guarda corpo de ferro, que é resistente e evita as quedas.

O espaço escolar é altamente agitado, as crianças correm de um lado para o outro e fazem muitas brincadeiras. No meio dessa agitação é comum que ao descerem ou subirem as escadas ocorram acidentes, e em alguns casos, com lesões graves.

Uma forma de evitar que esses acidentes ocorram por conta da agitação das crianças, é recomendado que onde for possível, haja a substituição dessa escada por rampas, e que além de evitar acidentes, permite que a escola seja mais acessível para pessoas com deficiências físicas de mobilidade.

O parquinho é um espaço muito querido pelas crianças e não é por menos, os brinquedos tornam a escola muito divertida, e por conta dessa agitação, é o local onde mais ocorrem acidentes.

Portanto, é importante sempre orientar os alunos quanto ao uso correto dos brinquedos e por os monitores e professores em alerta, e garantir que o espaço seja de boa movimentação, impedindo acidentes de acontecerem.

Outros tipos de medidas de segurança

Outro elemento que é muito importante para evitar acidentes dentro do ambiente escolar, e que é tão importante quanto a pintura de fachada de escola infantil, é o cuidado com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Essas normas regem certos aspectos, principalmente, quanto ao parquinho, quanto ao que pode ser considerado seguro. Portanto, o tipo do material dos brinquedos e dos pisos são recomendados por essa Associação.

Os pisos indicados são, geralmente, de borracha por evitar escorregões, absorver o impacto das quedas, e previne acidentes mais graves.

Ao adotar essas medidas a escola está oferecendo aos pais e a sociedade e aos alunos um ambiente seguro e confortável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *