Do início à finalização: 4 passos para construir a casa dos sonhos

Planejar sua moradia e de sua família, não é algo tão fácil, mas, com um pouco de paciência, é possível construir uma casa linda, exatamente do jeito que você sonhou.

Assim, para que a obra se desenvolva da melhor maneira, é preciso contratar profissionais capacitados para desenvolver cada parte do seu projeto.

Leia este artigo e confira dicas incríveis para que seu sonho seja concretizado.

Laje treliçada

Geralmente, quem constrói uma residência, prima pela durabilidade do imóvel, por isso, cada parte do projeto deve ser pensado cuidadosamente, garantindo sempre as melhores soluções para cada etapa da obra.

Uma delas é a laje treliça h12. No mercado, há diversos tipos de laje treliçada, no entanto, para obras de até três pavimentos, ou seja, que contenham até 200 m² de laje, o ideal é o uso da treliça h12, com uso de isopor ou lajotas.

Assim, quanto maior o projeto, maior será também, a altura da treliça empregada na obra.
Para que sua construção tenha o melhor resultado possível, escolha fornecedores que desenvolvam materiais de alta qualidade.

Pois, uma laje que possua baixa qualidade, pode acabar gerando diversos problemas, como, por exemplo:

  • O concreto pode rachar;
  • A laje pode ficar com saliências;
  • A laje pode não suportar o peso do concreto;
  • Assim, você pode perder todo o investimento.

A laje pré moldada é composta por material de enchimento e vigotas, que em conjunto com a armação treliçada e ferragem, que é fixada na base de concreto, tem o papel de suportar toda a força empregada com a concretagem da laje.

O material de enchimento, que geralmente é o isopor ou a cerâmica, ajuda a diminuir o consumo de concreto, e assim, o peso da estrutura.

Esse enchimento não tem uma função estrutural, no entanto, deve ser de boa qualidade, uma vez que vai suportar o peso do concreto fresco.

Durante a montagem, é preciso colocar a ferragem adicional, como por exemplo, a ferragem negativa, que é colocada na parte de cima da treliça, com o objetivo de fazer a ligação entre vigas e lajes, ajudando a evitar as fissuras.

Outro modelo de ferragem é a nervura de travamento, colocada de maneira perpendicular à vigota, dando estabilidade e combatendo a deformação.

O papel principal deste tipo é aumentar a rigidez do conjunto, devendo sempre, ser colocada com vãos de mais de quatro metros de largura.

Outro tipo é a ferragem de distribuição, colocada sempre no sentido transversal às vigotas, que tem a responsabilidade de combater as cargas que são aplicadas sobre a laje.

Escadas externas de concreto

Quem quer ter uma grande casa, provavelmente irá colocar escadas externas de concreto, que além de tradicional, é muito resistente e ainda, versátil, podendo receber os mais diversos tipos de acabamentos.

Outra tendência é o concreto aparente, especialmente quando realizado o tratamento com o chamado cimento queimado, estando presente em diversos itens de decoração.

Além de tudo isso, o modelo mais conhecido como escada pré moldada possui fácil instalação, conferindo agilidade à obra.

Esse modelo é reconhecido ainda, por valorizar bem os espaços e trazer um ar mais moderno para o empreendimento.

Pintura da casa

Atualmente, existem diversas técnicas para dar uma repaginada na pintura externa das residências, ou mesmo, se sua casa é nova, alguns métodos podem fazer toda a diferença na hora da pintura externa de casas.

Assim, é possível aplicar pintura projetada, texturas grossas ou decorativas, dando aparência de pedra ou mesmo, deixando a pintura mais rústica.

O interessante é fazer uma boa pesquisa, antes de aplicar a técnica, assim, você descobre quais delas podem ser mais vantajosas em relação à custo-benefício.

Um dos métodos mais utilizados e que tem ótimo desempenho é o grafiato. A técnica deixa as paredes com ranhuras, espécie de riscos, que possibilitam um ambiente com aspecto inovador.

Além da parte externa, o grafiato pode ser utilizado também na parte interna das residências.

Mas, não é apenas a beleza que faz diferença, o grafiato tem alta durabilidade, protege contra a umidade, pois, tem ingredientes impermeáveis, seca rapidamente, não tem cheiro forte e possui uma gama de cores.

Agora, que você sabe as principais técnicas para construir a casa que você sempre quis, basta iniciar as obras.

Mas, não esqueça de optar sempre pelos materiais que possuam mais qualidade.

Escolher algo com menor valor, nem sempre representa lucro, uma vez que, dependendo do problema que pode se desenvolver, todo o trabalho pode ser perdido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *