Corte a laser: vantagens e curiosidades

O corte a laser é uma tecnologia usada para transformar, cortar e modificar diversos tipos de materiais, sendo um dos métodos mais eficientes e precisos da atualidade.

No entanto, não é de hoje que os benefícios do laser são conhecidos: desde 1965, a primeira máquina de corte a laser foi usada na produção de furos diariamente. O equipamento foi construído pela Western Electric Engineering Research Center.

Já em 1967, os britânicos aprimoraram as técnicas de corte a laser, com a introdução de um jato de oxigênio para o recorte de metais. Nos anos de 1970, essa tecnologia foi aplicada no corte de titânio para a indústria aeroespacial, bem como para cortes de materiais não metálicos, como os tecidos.

Com o passar dos anos, o corte a laser sofreu vários aprimoramentos, sendo usado por grande parte das indústrias, bem como em outras empresas de personalização e fabricação de produtos.

Além disso, a tecnologia também é aplicada no segmento de construção civil, seja para a confecção de móveis ou estruturas planejadas.

As vantagens do corte a laser em materiais tipo MDF

O corte a laser é um processo que utiliza um feixe de luz de alta potência para derreter o material e transformá-lo em uma peça personalizada, com corte e gravação.

O nome “laser” é uma abreviação de “Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation , que quer dizer, em tradução livre, “Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação”.

Ou seja, em resumo, o corte a laser é caracterizado como um sistema que produz um feixe de luz concetrado, por meio de estimulações eletrônicas, para a conformação de um determinado material.

Se, anteriormente, a tecnologia era aplicada somente em metais, hoje é possível encontrar o corte a laser em MDF e madeira, para a fabricação de inúmeros itens, incluindo, peças de móveis e outros elementos de construção civil.

Para esse tipo de trabalho, o corte a laser mais indicado é o com acionamento a gás ou CO2, que é uma mistura de dióxido de carbono com outros gases (geralmente, nitrogênio e hélio), com comprimento de onda de 10,6 micrómetros para cortes em não-metais.

Entre as principais vantagens do serviço de corte de mdf, destacam-se:

  • A agilidade do processo;
  • O corte livre de rebarbas;
  • A alta capacidade de personalização;
  • A excelente precisão de corte;
  • Os níveis mínimos de deformação do MDF.

Além disso, o corte a laser é controlado por CNC (Comando Numérico Computadorizado), um sistema automatizado que evita erros e defeitos no processo.

Fora isso, para cortes de outros materiais, é possível o acionamento do laser por cristais ou fibra, dependendo do tipo de corte e do tipo de substrato.

Os produtos fabricados com corte a laser em MDF

O corte a laser MDF pode desenvolver diversos tipos de produtos, como brindes promocionais personalizados, objetos decorativos, artigos de papelaria, vasos, acessórios ornamentais, bem como uma grande infinidade de móveis planejados.

A principal vantagem da aplicação do MDF está na elegância do material, que é obtido pela transformação das fibras de madeira processada e convertida em um pó fino e de alta resistência.

Sendo assim, é possível visualizar o MDF em diversos elementos, incluindo em puxador de guarda roupa e outros móveis. Mais do que a resistência e elegância, o MDF também é conhecido pela sua versatilidade, pois o material é fácil de transformar.

Além disso, não precisa de manutenção constante e apresenta boa capacidade para suportar choques mecânicos, variações de temperatura e umidade.

Os puxadores de guarda roupa são apenas um dos exemplos de aplicação, visto que o MDF também é aplicado em puxador de gaveta de escritórios, portas, mesas, cadeiras, entre outros.

A característica homogênea das chapas de MDF, bem como a ausência de nódulos de madeira no material, fazem dele o revestimento ideal para quem deseja uma peça com ótimo acabamento.

O MDF também permite o investimento em detalhes e diversos trabalhos com corte a laser. Fora isso, os móveis em MDF podem ser revestidos com inúmeros modelos de acabamento, que aumentam ainda mais a performance e dão um toque de requinte à peças.

Entre as opções de revestimento mais comuns do MDF, destacam-se a pintura direta no material, a fórmica, as lâminas de madeira, o vinil e o filme PVC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *