Cozinha aberta ou fechada: qual escolher?

Sempre haverá pessoas que preferem uma cozinha aberta ao invés de uma fechada e vice-versa; e isso é uma questão de preferência pessoal e estilo de vida.

Cada tipo de cozinha tem benefícios que você deve considerar. Analise cada um deles cuidadosamente antes de tomar uma decisão.

Enquanto as cozinhas abertas costumam ser uma regra em novas casas ou apartamentos — presumindo-se que a maioria das pessoas gosta de cozinhar sem se sentir isolada da ação na sala de estar.

Uma cozinha fechada fornece um layout melhor para acomodar gabinetes e, ainda, proporcionar um local para uma estante, um sofá ou uma mesa de jantar na sala.

Seja qual for a opção escolhida, lembre-se em apostar na praticidade e itens modernos, como pisos vinilicos, armários planejados e entre outros que acomodem todos os itens e revestimentos de parede fáceis de limpar.

Cozinhas abertas

Cozinhas abertas são melhores para entretenimento. Elas permitem que você fique em contato com seus convidados e interaja com eles enquanto prepara uma refeição.

Isso torna as cozinhas abertas particularmente adequadas para casas modernas e contemporâneas.

A decoração desse tipo de cozinha é o ponto alto e você pode investir em um balcão com uma coifa de ilha, um expositor em MDF de temperos e armários planejados que comportem uma lavadora de louças, o forno elétrico, o micro-ondas, o freezer e o seu moderno cooktop.

Uma cozinha aberta também se beneficia de uma melhor luminosidade. Em outras palavras, há mais luz natural na cozinha depois que você derruba algumas das paredes, porque a luz também vem da sala de jantar ou da sala de estar, que geralmente tem grandes janelas.

No entanto, o custo de remover as paredes e lidar com a eletricidade e tudo o mais pode não valer a pena em alguns casos. Um investimento melhor seria obter aparelhos novos ou melhores; ou talvez obter armario planejado, em vez dos convencionais.

Lembre-se que você terá que lidar com o ruído e o cheiro do cozimento. Uma cozinha aberta não representa uma barreira entre a área de cozinha e o espaço social e, mesmo com formas muito eficazes de absorver o cheiro e a fumaça, algumas ainda passam.

Além disso, porque não há paredes que separam a cozinha do resto do piso plano aberto, o ruído viaja facilmente.

Além disso, há pouca privacidade na cozinha dessa maneira. Por isso, uma cozinha aberta precisa ser limpa e organizada 24 horas por dia, a menos que você queira que seus convidados vejam a bagunça e todos os pratos sujos em cima da pia.

Para facilitar a limpeza, pense em ter revestimento ceramico cozinha que se estenda até a sala de jantar. Dessa forma, é só varrer e passar um pano úmido após as refeições e tudo ficará limpo novamente.

Lembre-se que a cozinha americana costuma ser o ponto focal da casa e será uma das áreas de maior tráfego.

De pessoas andando por lá o dia todo a derrames, calor e umidade, o chão da cozinha tem que resistir a tudo isso e ainda ter uma ótima aparência.

Estas são as razões pelas quais o piso de cozinha merece atenção. Ele tem que ser durável, ter boa aparência e ter um excelente custo-benefício.

Assim como com qualquer outra superfície da sua casa, os diferentes tipos de piso de cozinha têm vantagens que você deve considerar. Algumas opções são:

  • Porcelanato;
  • Piso vinifico;
  • Cerâmica;
  • Mármore travertino;
  • Ardósia;
  • Cimento queimado;
  • Madeira.

Cozinhas fechadas

Uma cozinha com portas é geralmente considerada mais formal do que uma com um piso plano aberto.

A vantagem mais óbvia de ter uma cozinha fechada é o fato de que oferece mais privacidade para que você possa deixar a bagunça para ser arrumada somente no dia seguinte.

Uma cozinha fechada, no entanto, impede que a pessoa que está cozinhando interaja com todos os outros. Então, se entreter os convidados faz parte da sua lista de prioridades, considere ter uma cozinha aberta, mesmo que tenha um balcão de parede de drywall separando os ambientes.

Além de tornar mais fácil conter e esconder a bagunça, as cozinhas fechadas também contêm cheiros e ruídos; e esses são os dois maiores inconvenientes que as pessoas reclamam.

Mas se a sua cozinha for grande, nada impede que você e seus convidados façam as refeições ali mesmo. Você pode optar por ter um canto alemão, ideal para um delicioso café da manhã em família, e até mesmo um sofá sob medida preço, caso tenha uma saída para a varanda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *