Quais são os cuidados necessários com piscinas residenciais

Quando o verão chega não tem escapatória para ninguém, principalmente em algumas regiões brasileiras. Neste caso, a única saída para se refrescar é pegar uma piscina.

Afinal, quem é que aguenta ficar dentro de casa quando a temperatura tá batendo os 40ºC?!

No entanto, é preciso tomar muito cuidado com o fator usabilidade.

Normalmente, piscinas residenciais costumam ficar paradas durante muito tempo, especialmente nos períodos mais frios do ano.

Por isso, é importante manter a manutenção em dia, ainda mais por causa da instalação hidráulica de piscina.

O sistema hidráulico mantém a circulação de água, ajudando a manter a piscina sempre limpa e saudável. Assim sendo, há diversos cuidados que precisam ser aplicados em toda a piscina.

Por essa razão, separamos tudo o que você precisa saber sobre quais são os cuidados necessários com piscinas residenciais. Veja a partir dos próximos tópicos.

Controle do pH

Começaremos por um dos pontos mais importantes, o controle do pH da água.

Para manter a água boa para o mergulho, é necessário certificar este aspecto, uma vez que ele garante a qualidade e durabilidade da água e de toda a estrutura da piscina.

Isso porque o pH nos ajuda a descobrir se um líquido está neutro, ácido ou alcalino. Para ter uma breve ideia, o pH da água do banho está em torno de 7.

Isso significa que a água está devidamente neutra.

Conforme o pH diminui, a água da piscina tende a ficar mais ácida e imprópria para o banho, pois pode causar irritação nos olhos, pele e demais superfícies do corpo. Além disso, o estado ácido danifica a piscina em longo prazo, dificultando a limpeza.

Existem kits de controle de pH, que ajudam a manter a qualidade da água.

Além do mais, é necessário contar com o auxílio de uma cobertura para piscina de fibra, que ajuda a manter a água limpa por muito mais tempo. Ainda assim, os testes de pH devem ser feitos periodicamente.

Uso de clarificante

Normalmente, várias pessoas usam a piscina e, consequentemente, o ato acaba implicando no surgimento de microrganismos nocivos à saúde. Por isso, o ideal é usar cloro para eliminar esses agentes.

O tipo de cloro e quantidades a serem ministradas varia bastante de acordo com a situação da água. Para que não aconteça discrepância de quantidades, recomenda-se ler o rótulo dos produtos que serão despejados na piscina de vinil.

Limpeza do pré-filtro

O pré-filtro é como se fosse um cesto que retém toda a sujeira presente na água.

O principal objetivo do equipamento é evitar que resíduos chegue até a motobomba da piscina, danificando peças e equipamentos importantes da mesma.

Existem inúmeros modelos de piscina, e todos contam com este equipamento de filtragem. Por conta disso, é necessário fazer a limpeza do pré-filtro.

Normalmente, o procedimento é realizado durante a manutenção da piscina. Com isso, a durabilidade da piscina é garantida, assim como a integridade de todos que a usam.

Instalação de escadas

Contar com uma escada para piscina 3 degraus é a melhor alternativa para garantir a segurança de todas as pessoas que usam, inclusive as crianças. Além do mais, o utensílio deixa o local mais elegante e funcional.

Cabe salientar que é preciso tomar cuidado durante a instalação da escada, pois ela precisa ser fixada firmemente no solo. Salvo isso, fique por dentro de algumas vantagens desse tipo de equipamento:

  • Mais segurança para as crianças;

  • Facilita a saída da piscina;

  • Contribui para a decoração;

  • Promove comodidade.

Além de tudo, vale lembrar que quando o assunto é decoração, a cascata para piscina também acaba por ser uma excelente alternativa, pois deixa o ambiente muito mais descontraído e sofisticado.

Limpeza do skimmer

O skimmer é semelhante ao pré-filtro, mas fica localizado em algumas das paredes da piscina, uma vez que capta a sujeira que eventualmente surge na água.

Diferente do pré-filtro, o skimmer colhe resíduos maiores, como folhas, insetos e demais coisas indesejadas.

A sua limpeza é manual e periódica. Entretanto, antes de limpar, é preciso desligar os registros e fechar todos os sistemas de filtração para que não ocorra nenhum acidente.

Limpeza da superfície

Por último, vale ressaltar que um bom cuidado com a sua piscina pode iniciar na parte exterior do local, não necessariamente com a água do elemento.

Ou seja, fazer a limpeza do deck, organizar as bordas e entorno da piscina são práticas que impedem o surgimento de resíduos e sujeiras na água.

Normalmente, o vento é responsável por empurrar galhos, insetos e demais coisas para dentro da piscina. Neste caso, além da limpeza, a cobertura para piscina também cairia super bem.

Estas são algumas dicas para quem deseja cuidar e manter a piscina sempre limpa, segura e saudável para os mergulhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *