Cuidados necessários para piso de madeira

piso de madeira é uma opção amplamente escolhida para os mais diversos ambientes, seja ambiente corporativo ou residencial.

A questão é que em meio a tanta diversidade e principalmente, versatilidade dos modelos disponíveis, é preciso ter consciência dos cuidados necessários com cada um, em especial, para evitar prejuízos e para que seja possível prolongar a vida útil do piso.

De forma geral, são capazes de levar mais conforto e sofisticação para o ambiente, porém, o cuidado deve existir desde o momento da instalação até a limpeza, realização de reparos ou restaurações.

Por exemplo, o piso vinílico para estúdio, apesar de ter semelhança em questão de aparência com a madeira, é um piso de PVC, minerais e aditivos, de fácil limpeza.

Além disso, é possível citar algumas das principais características do piso vinílico:

  • Pode ser encontrado em réguas, placas ou mantas;
  • Aplicação ágil e simples;
  • Resistente a impactos;
  • Ameniza os barulhos no ambiente;
  • Razoavelmente flexível.

Varrer com uma vassoura de cerdas macias e higienizar com um pano úmido com detergente neutro, podem ser boas opções para esse tipo de piso.

O ideal é evitar o excesso e água sempre que algo for derramado no piso. Lembrando que a limpeza deve ser feita de forma imediata para evitar manchas.

Como é feita a raspagem do assoalho?

É natural que no decorrer do tempo os pisos de madeira sofram desgastes. Podem surgir riscos, aparência envelhecida, manchas, entre outros aspectos devido justamente aos anos de uso, em especial, em locais que apresentam grande circulação de pessoas ou onde estão os móveis.

Para remover as camadas de cera antigas, impurezas, marcas de envelhecimento, entre outros aspectos que podem comprometer a beleza do piso, é possível recorrer a uma empresa de raspagem de taco.

Há empresas que são especializadas em determinados tipos de piso e aquelas com serviços mais abrangentes, que efetuam a restauração em modelos variados, como no assoalho e deck.

Antes desse processo, é indispensável que o profissional identifique as necessidades do piso. Em alguns casos, pode ser necessário efetuar substituições ou reparos diferenciados, que não podem ser resolvidos por meio da restauração. Muitas vezes, as partes altamente danificadas são substituídas.

Também é interessante citar que a raspagem constante ou depois de determinadas realizações do procedimento, o piso pode apresentar mais fragilidade, até que alcance o ponto onde a substituição se torne algo mais viável.

Um dos primeiros passos da restauração, é justamente a raspagem, que conforme citado, é realizada para remover os materiais antigos.

Podem ser passadas 4 lixas no piso em prol de uniformizar, dar o acabamento e por fim, o polimento, depende do tipo de piso a ser trabalhado e de seu estado.

Normalmente, o procedimento se inicia com uma lixa mais grossa, que progressivamente é reduzida até a final, responsável pelo polimento.

A máquina utilizada para o processo se assemelha a uma enceradeira, porém, como diferença, apresenta lixas em contato com o piso.

Em seguida, normalmente a poeira da superfície é removida para não prejudicar a próxima etapa, que pode ser a calafetação, que tem como meta não deixar vãos ou fissuras entre a madeira.

Após uma limpeza cautelosa, outros tratamentos podem ser realizados para finalizar o processo, como a aplicação de resina, que dependendo do tipo de piso em questão. Comumente corresponde ao sinteco, que contribui para que a aparência do piso seja aprimorada e a vida útil prolongada.

Entenda o que é sinteco

aplicação de sinteco é amplamente direcionada para assoalhos de madeira, trata-se de um verniz transparente, que apresenta alta durabilidade.

A resina pode ser a base de diferentes materiais, como uréia-formol, poliuretana, água e acrílico. Os casos que possuem a base acrílica, poliuretano e solventes orgânicos dispõem de compatibilidade com produtos oleosos.

Existe a possibilidade de encontrar esse produto para aplicar três tipos distintos de acabamento: brilhante, semi-fosco e fosco. Para realizar a limpeza, devem ser seguidos os procedimentos apresentados anteriormente, com um pano úmido com detergente neutro e água.

De acordo com o que pode ser notado com as informações retratadas, há grande diversidade entre o pisos de madeira e cada um apresenta suas exigências.

De qualquer forma, todos devem receber os cuidados necessários para que tenham vida útil prolongada, além de evitar prejuízos com manutenções constantes e desnecessárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *