Curiosidade sobre as escadas de concreto

Praticamente todo imóvel que possui mais de um andar necessita de uma escada, sendo este um elemento que deve receber muita atenção antes de ser decidido.

Para tal, é de suma importância que se leve alguns fatores em consideração, como cálculos de dimensão, espaço que ocupará e seu formato. Vale lembrar que isso serve tanto para escadas internas quanto externas.

As escadas possuem dois principais modelos, sendo eles a escada pré-moldada e a escada que é construída na própria obra.

Além de interligar os andares, as escadas ainda são utilizadas como um item de decoração do ambiente, sendo um elemento versátil e que pode possuir um desing mais rústico, clássico ou moderno, de acordo com a estética que mais combina com o local em que será designada e o gosto de seu consumidor, além de poder ser encontrada em diversos materiais como madeira, vidro, concreto e outros.

Durante a elaboração do projeto, é fundamental que se leve em consideração quem fará uso contínuo da escada.

Se seu público principal for idosos e/ou crianças, é importante que ela seja bem estruturada com degraus menores e em materiais mais resistentes, a fim de garantir uma maior segurança e evitar possíveis acidentes.

Existem atualmente algumas normas referentes às dimensões adequadas de cada degrau e seus tamanhos, a fim de tornar sua utilização mais agradável e confortável.

Os modelos mais facilmente encontrados consistem em:

  • Escada reta;
  • Escada em formato U;
  • Escada em formato L;
  • Escada com patamar;
  • Escada caracol.

Características e benefícios da escada caracol

O modelo conhecido como caracol ou espiral figura o tipo que mais apresenta vantagens para locais menores e com pouco espaço disponível.

Além disso, ele agrada aos que prezam por um bom aproveitamento de espaço e pretendem preencher os locais vazios do ambiente, combinando com um belo design e não ocupando grande espaço.

A escada caracol de concreto, por exemplo, necessitam de menos espaço para sua instalação e pode-se ainda optar pela utilização de um corrimão diferenciado, sendo o alumínio, madeira ou aço escovado ótimas opções.

Para um toque mais personalizado, uma dica é misturar diferentes materiais no projeto, podendo ainda adicionar cor nos degraus e corrimão ou optar pela locação de equipamentos para tal.

Algumas das vantagens do modelo consistem na vantagem do preço, já que esta ocupa menos espaço e, por isso, acaba necessitando de menos material.

A escada em espiral, como dito anteriormente, serve como um ótimo elemento na decoração do ambiente, sendo escultural e tendo maior destaque dentre as outras. Ela ainda possui uma fácil instalação, podendo ser realizada perfuração em concreto caso este seja o material escolhido, sendo facilmente executada e encontrada em formato pré-moldado ou ainda totalmente pronto.

Para que se tire proveito da segurança adequada, indica-se que a escada não possua degraus vazados e tenha sempre um corrimão a fim de garantir a devida proteção de seus usuários, além de conter um raio interno de pelo menos 70 centímetros para uma movimentação mais confortável.

As vantagens das escadas pré-moldadas

Um dos maiores benefícios desse tipo de escada é a sua facilidade para instalação em ambientes com pouco espaço disponível, enquanto a escada de alvenaria possui um processo e conceitos diferenciados.

Sabe-se que neste modelo existem algumas limitações, já que ao invés de se adequar ao ambiente, precisa-se que o mesmo se adapte a ela, o que necessita de um espaço considerável de uso para sua aplicação.

Assim, sua presença em locais menores chegam a possuir certos riscos.

No entanto, por já estar praticamente pronta, demanda um tempo menor na obra agilizando o processo e diminuindo os custos.

A escada pré moldada preço é capaz ainda de proporcionar estéticas diferenciadas e trazer um ar de modernidade e sofisticação ao ambiente, o que é mais difícil de ser encontrado em escadas mais comuns de alvenaria.

Sua utilização permite boa facilidade aos projetos arquitetônicos, já que a distribuição dos móveis se dá com maior facilidade, fazendo com que a escada por si só chame mais a atenção daqueles que chegam aos locais.

No caso dessas escadas, na grande maioria das vezes ,seus aspectos são estruturados logo no início da obra ou durante o próprio projeto, quando a construção está sendo feita do zero.

Entretanto, em casos de reforma, é indicado que se procure um técnico responsável na área e realizar o agendamento de visita para que as melhores opções para o local sejam avaliadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *