Da construção aos cuidados com a infraestrutura

O Pedrisco preço m3 é também conhecido como brita de granulação zero, é considerado melhor do que a brita de granulação 1, chamada de C.A.D (concreto de alto desempenho).

O concreto feito com brita zero por ter um melhor adensamento entre os agregados e é considerado o concreto do futuro.

As concreteiras, hoje em dia vendem muito este modelo de concreto, pois serve para vários tipos de serviços em obras como:

  • Concretar;

  • Pilares e vigas;

  • Baldrames;

  • Contrapisos;

  • Qualquer tipo concretagem.

Os materiais areia e pedra são fundamentais em qualquer obra, usadas em muitas etapas dentro dela, desde fundações até em coberturas, passando pela estrutura, vedações e acabamentos.

Entretanto, é necessário saber cada finalidade do tipo escolhido de areia ou pedra que pode variar a granulometria e a pureza do material.

A areia é a parte miúda, resultado da degradação de rochas, a ação de desagregação pode ser causada por procedimentos naturais ou por meio de processos mecanizados para britagem de rochas.

Esses dois itens, areia e pedra, são alcunhados de agregados à construção civil, porque identificam um segmento do setor mineral que fabrica matéria-prima mineral de aplicação imediata na indústria da construção civil.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) estipula as características exigíveis na recepção e produção de agregados, miúdos e graúdos, de origem natural.

Um material de pequena granulometria, ou com até cinco milímetros de tamanho, é denominado areia. Acima dessa medida já são chamados de pedra.

As pedras são resultados da desagregação de rochas e, como a areia, passa no processo de britagem formando a pedra britada. Dessa forma, esses elementos são empregados para levantamento de paredes e acabamentos.

Descubra a função da Renovação de AVCB

Renovação de avcb (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), é um documento emitido após o vencimento do Laudo AVCB ou de outra renovação e deve ser dado pelo Corpo de Bombeiros, serve para qualquer edificação.

O responsável pelo prédio comercial, industrial, evento, ou empresa de qualquer local que disponha de espaços para realizar reuniões ou eventos, é obrigado ter o laudo do corpo de bombeiros, porque é uma garantia de segurança para as pessoas que transitam no recinto sem que corram risco, porque é preciso estar atento a todos os detalhes.

Se caso passe do prazo da renovação, o ideal é que, mesmo assim, faça a solicitação da renovação, porque esse fator não impede de agendar uma vistoria no site dos bombeiros. Ele precisa ser solicitado e efetivado corretamente, pois assim o edifício ficará seguro contra incêndio.

E tudo deve ser regularizado de acordo com as normas de segurança e, ainda, é preciso verificar a funcionalidade dos itens necessários que assegura acidentes contra incêndio que estão descritos na legislação e que estejam devidamente instalados.

Outro ponto é formar uma brigada de incêndio que ajudará a evacuar o prédio em caso de fogo e nos treinamentos, para que as pessoas possam reagir a essa situação, tudo de forma preventiva.

Para a renovação do documento, precisa-se pedir, antes do prazo e expiração, uma nova vistoria. O documento tem validade entre 1 a 5 anos

O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar pode solicitar o documento para o AVCB em qualquer momento ou ir até o lugar onde a empresa está instalada para vistoriar.

Veja o que é o laudo CMAR

Laudo de cmar (Controle de Materiais de Acabamento e de Revestimento) é outro documento que deve estar dentro das exigências do Corpo de Bombeiros, para edificações que precisa da aquisição ou renovação do AVCB do estabelecimento ou imóvel.

Assim, caso tenha um incêndio, seja feito a restrição da propagação do fogo e produção de fumaça.

O laudo é obrigatório para edificações igual ou maior a 750 m2 e igual ou maior a 12 m de altura. O laudo tem relações diretas com construção e reforma, ou seja, envolve tipo de acabamento e/ou revestimento que foi usado nas edificações, confirmando assim, os materiais que são ou não combustíveis.

Ao se basear nessas informações consegue obter o tempo do material de acabamento ou revestimento que aguenta temperaturas altas, dessa forma, tendo uma grande chance na diminuir a propagação do incêndio e ajudando nas operações de combate e salvamento, protegendo a vida e o próprio patrimônio.

No laudo de CMAR tem informações por meio da inspeção técnica de um Engenheiro habilitado legalmente, com as verificações dos materiais aplicados no piso, teto e paredes, resultando na emissão de um Atestado CMAR, um modelo de laudo tecnico, e da Anotação de Responsabilidade Técnica do CREA regional.

Constata que tipo de material foi usado e o grau de risco da propagação de um incêndio, os materiais combustíveis recebem tratamento para diminuir seu grau de risco de propagação.

Para tê-lo, é necessário uma vistoria por uma empresa certificada e com profissionais capacitados e aptos para fazer o serviço com perfeição.

Dessa forma, os materiais aplicados nas paredes, divisórias, teto, forro, piso e cobertura precisam atender à NBR 9442, que indica o índice de propagação superficial de chama por meio do método do painel radiante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *