Qual a importância de planejar a decoração do interior de casa?

É sempre um grande prazer ter a oportunidade de renovar a aparência e a decoração de casa. Melhor ainda é poder projetá-la desde o início, de forma que todos os pequenos detalhes sejam pensados a seu gosto.

O design de interiores surgiu justamente para te ajudar nesta tarefa.

Ele consiste em uma técnica que tem como objetivo fazer projetos para a parte interior das residências, alinhando planejamento e organização de forma harmoniosa.

Embora seja uma carreira própria e reconhecida com este nome desde os anos 90, há, também, uma grande quantidade de profissionais formados em arquitetura que migram para esta área.

Inserir um designer de interiores na sua obra pode ser bastante vantajoso, pois ele irá:

  • Aproveitar melhor os espaços;
  • Entender as maneiras de usar a luz natural;
  • Tornar os ambientes agradáveis;
  • Criar novos ambientes;
  • Te ajudar a economizar.

Entendendo melhor as vantagens

Os projetos feitos pelos designers de interiores conseguem entender melhor o espaço que você tem disponível e a maneira correto de utilizá-los.

Às vezes é possível criar novos ambientes, de forma que aquela sala gigantesca pode ser dividida em duas, ao invés de simplesmente colocar móveis que ocupem seu espaço.

Além disso, o designer de interiores consegue entender que valor é diferente de qualidade.

O profissional conseguirá te auxiliar na hora de comprar novos móveis e itens de decoração, pois ele sabe onde encontrar produtos que são ao mesmo tempo de um preço acessível, de acordo com o seu orçamento, e de excelente qualidade.

Por fim, o profissional faz um estudo sobre a incidência de luz, onde ela bate e em quais horários.

A partir daí, ele consegue pensar em projetos para interiores de casas que consigam utilizar ao máximo a iluminação natural do sol.

Isso faz com que você gaste menos com o uso de lâmpadas no começo da manhã e no final da tarde.

A criação de novos ambientes somada com um bom uso da luz natural, deixa o local muito mais agradável.

Isso não se refere apenas do ponto de vista estético, mas também é sobre a maneira que você se sente naquele lugar.

O aconchego e o conforto são essenciais para garantir que sua casa se torne, de verdade, o seu lar.

Aplicando o conceito de forma real

A organização de uma residência pequena é sempre um desafio porque, muitas vezes, as pessoas abrem mão de pequenos itens de decoração para conseguir ter um espaço mais amplo de circulação.

arquitetura de ambientes internos que são pequenos foi pensada para ter uma estrutura bem básica que comporta apenas os itens mais necessários para garantir um modo de vida decente:

Um sofá, um suporte para TV e uma mesa na sala; uma cama e um guarda-roupas no quarto; fogão, geladeira, pia e microondas na cozinha; um vaso sanitário, uma pia e um chuveiro, por fim, no banheiro.

Se você parar para pensar bem, sim, este é o suficiente e, em teoria, não se precisa de outras coisas, pois o essencial está aí. Não chega a ser um fim de mundo.

A questão é que muitas vezes não basta apenas comprar estes itens deliberadamente e colocá-los “como der” nos cômodos da casa.

O designer de interiores consegue enxergar qual é a melhor disposição de móveis para garantir que você ainda consiga adicionar alguns artigos de decoração a mais sem prejudicar o espaço de movimentação que você tem livre.

Desta forma, o design de interiores consegue garantir que você tenha salas decoradas com seu estilo, com sofás e até mesmo poltronas, mesinhas, entre outras coisas.

Nos quartos, a diferença que um design de interiores pode fazer também é notória.

Com um projeto de um bom profissional é possível garantir que você tenha um dormitórios planejados com TV, ao invés de somente uma cama e um guarda roupas.

Os projetos de casas vão muito além de adquirir um lugar e mobiliar a seu gosto.

Vale a pena investir em um profissional de design de interiores para garantir que a sua residência, mesmo pequena, ofereça todo o conforto e aconchego que você merece.

É bastante fácil encontrar um profissional de design de interiores na internet.

Pesquisando “arquiteto zona norte” ou “designer de interiores zona sul”, por exemplo, é possível obter bons resultados para a sua busca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *