Deixando um ambiente seguro com o corrimão ideal para escada

A segurança é uma prioridade tanto nos espaços residenciais quanto nos comerciais e corporativos. Deste modo, é de extrema relevância conhecer os itens que podem ser empregados para garantir a proteção das pessoas nesses ambientes.

No caso dos locais de desnível e dos patamares inferiores ou superiores é necessário providenciar a devida locomoção sem deixar de lado a estética, a resistência e, claro, a segurança.

Por esses motivos, investir no corrimão, por exemplo, é a solução mais indicada para quem quer garantir proteção e praticidade.

No artigo a seguir, você acompanha algumas dicas imperdíveis sobre o tema e ainda confere os tipos de corrimão que podem deixar seu ambiente muito mais sofisticado e seguro, seja ele residencial, comercial ou corporativo.

Tipos de corrimão

O corrimão de escada é um item indispensável no acesso a áreas de desnível e a patamares que se localizam em níveis diferentes, sejam eles abaixo ou acima do ponto de entrada de um local.

Dessa forma, todos nós temos contato diariamente com esse utensílio e é preciso assegurar que o seu uso será feito com praticidade e proteção.

Por isso, vale a pena conhecer mais sobre alguns modelos de corrimão que são disponibilizados atualmente pelo mercado da construção civil.

Os tipos podem variar de acordo tanto com o material utilizado na confecção do corrimão quanto o seu formato e sua cor, por exemplo.

Quando estamos falando do material de composição, é possível encontrar uma gama de opções para compor o ambiente e uma delas é o Corrimão de ferro para escada.

Essa opção oferece uma série de vantagens relacionadas com a resistência e a durabilidade. Isso porque o ferro é um material extremamente resistente contra impactos mecânicos gerais e, até mesmo, contra as intempéries do tempo, pois não se desgasta com facilidade,

Como todo item, porém, é necessário conservar de forma adequada o corrimão feito desse material para que ele não apresente sinais de ferrugem, por exemplo.

No geral, bastam cuidados cotidianos de higienização e conservação para que o item permaneça em bom estado e possa oferecer todas as vantagens relacionadas ao seu uso, inclusive as estéticas.

Para quem busca um desempenho ainda mais elevado quando o assunto é a durabilidade e a facilidade de limpeza diária, o Corrimão de aluminio é ideal, pois além de oferecer uma vantagem com relação ao aspecto estético, por ser um material luminoso e atrativo, ainda confere benefícios de durabilidade acima da média.

Uma das maiores vantagens de se utilizar materiais metálicos na composição do corrimão é que esse tipo de material confere muito mais certeza de sustentação e resistência.

Com isso, as pessoas podem se apoiar sem medo e com a segurança necessária, ainda mais em ambientes comerciais e empresariais, nos quais há um fluxo elevado de pessoas todos os dias. Neste cenário, as esquadrias de aluminio realmente podem fazer toda a diferença na proteção contra quedas.

É possível, ainda, encontrar corrimãos feitos de aço. O aço inox, por exemplo, é uma variação muito utilizada em demandas decorativas e de planejamento de interiores, conferindo o máximo desempenho estético por conta de suas propriedades especiais, que impedem a oxidação do material e, portanto, evitam o desgaste.

Formatos

O corrimão deve ter um formato que acompanhe a escada em que ele será instalado, de modo que suas produção, muitas vezes, é feita sob medida e gera um efeito estético elevado.

No caso de um Corrimão para escada interna, é importante considerar todo o ambiente e os elementos que rodeiam o espaço, pois isso ajudará a definir o material e a cor.

Entre as maiores vantagens de ter um corrimão dentro de sua residência ou mesmo em sua empresa ou estabelecimento comercial, podemos destacar os seguintes aspectos:

  • Segurança e proteção no cotidiano;
  • Valor estético agregado;
  • Resistência e durabilidade;
  • Comodidade e praticidade.

Seja uma escada caracol, uma escada reta ou mesmo uma escada de canto, é fundamental que o corrimão seja bem instalado e fixado, de modo que as pessoas possam se apoiar com firmeza e ter a garantia de sustentação.

Especialmente nos espaços em que há pessoas de idade mais avançada e crianças, esse item é fundamental para evitar quedas e acidentes que podem ser graves, especialmente em patamares superiores.

O mais importante é sempre se atentar para a qualidade dos materiais empregados e buscar por serviços de instalação especializados, que vão garantir os resultados esperados e evitar transtornos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *