Demolição: existe forma correta de fazer?

O momento de demolir uma construção não é tão fácil. Isso porque a demolição não é simplesmente derrubar tudo e de qualquer forma. Há métodos específicos para isso, que prezem tanto a segurança das pessoas quanto a própria natureza, com o descarte correto de entulhos.

Além disso, para que uma construção seja erguida depois no mesmo espaço, é preciso que a demolição seja feita de maneira correta e completa.

Assim, para que empresas de construção civil SP possam iniciar um novo serviço, muitas vezes necessitam de parcerias com demolidoras.

Por ser uma etapa perigosa e pesada de toda a obra, é necessário que haja um estudo e um planejamento prévio antes de se iniciarem os trabalhos.

Inclusive, assim como a construção e o funcionamento de um local, a demolição precisa de um alvará para ser iniciada. Esse documento é retirado nas prefeituras, assim como os outros.

O ideal é contratar uma empresa que realize essa demolição. Isso é importante tanto para a segurança de quem está envolvido quanto para que as casas e estabelecimentos vizinhos não se prejudiquem com os processos.

Uma dica importante para o início de um processo de demolição é desligar a energia e a rede hidráulica do local. Além disso, é necessário que os trabalhadores utilizem Equipamentos de Proteção Individual, evitando todo tipo de acidente ou problema.

Alguns desses equipamentos são:

  • Capacetes;
  • Óculos;
  • Luvas;
  • Protetores auriculares;
  • Máscaras;
  • Filtros solares;
  • Entre outros.

Tipos de demolição

Após ter todos os documentos e planejamentos necessários, inicia-se, de fato, a demolição. Porém, para isso, é preciso definir qual é a melhor forma de demolir.

Cada uma das opções pode ser definida de acordo com o tamanho e o nível de demolição a ser realizada. Dessa forma, é preciso analisar o local primeiro para fazer a escolha correta.

1. Demolição manual

A demolição manual é muito utilizada quando o trabalho precisa ser feito de forma mais delicada e lenta ou quando há perigo de desestruturação de locais vizinhos.

É também muito realizada em diversos espaços onde se deseja guardar, reciclar ou reutilizar determinados materiais. Além disso, também é usada para reformas de pequenos espaços e não demolições completas.

É uma opção mais sustentável e mais barata, porém mais demorada e cansativa.

2. Demolição mecânica

A demolição mecânica é a forma mais rápida e comum que conhecemos. Nela, são utilizados equipamentos como retroescavadeira, martelo pneumático, guindastes e entre outros.

São muito escolhidas para obras mais rápidas e maiores. Porém, como a utilização de máquinas é maior, é necessário a contratação de trabalhadores que tenham conhecimento e experiência. Por isso, contratar empresas nesses casos é o ideal.

Um exemplo disso é o furo em concreto preço, muito utilizado em demolições. Ele é feito com betoneiras e outros tipos de equipamentos.

Para que ninguém saia ferido ou a demolição não seja prejudicada, é necessário que seja comandada por funcionários que entendem do assunto.

3. Demolição com explosivos

Quando precisa-se demolir grandes estruturas em áreas urbanas de pouco espaço, utilizam-se explosivos. Eles têm a função de implodir as bases estruturais de prédios altos e, assim, derrubar grandes arranhas céus e pontes de maneira mais rápida e segura.

Assim como nos outros casos, também são necessários planejamento prévio e funcionários especializados, para que ninguém saia prejudicado ou ferido. O isolamento do local é outra necessidade nesse caso.

Após demolir

Ao finalizar o processo de demolir e destruir a construção antiga, é preciso recolher e separar corretamente os entulhos. Normalmente isso é realizado pela própria empresa, mas é bom saber quais são os procedimentos e opções possíveis:

  • Embalar objetos pontiagudos em garrafas;
  • Contratar transportadora específica;
  • Levar a um Ecoponto próximo;
  • Aguardar a coleta domiciliar.

Após todos esses passos, deve-se solicitar à prefeitura uma Certidão de Conclusão de Demolição. Todos esses procedimentos estarão no histórico do imóvel.

É isso que vai permitir a venda do terreno ou o início de uma nova construção de maneira segura e correta. Caso as partes burocráticas não sejam feitas, tanto a demolição quanto a construção civil vão estar irregulares, o que pode causar problemas futuros.

Sendo assim, o mais correto a ser feito é correr atrás de toda a documentação necessária antes mesmo de dar início ao processo. Só assim o passo a passo estará assegurado.