Descubra mais sobre painel solar

Já sabemos que a energia solar nas casas já é utilizada faz um tempo e que seus benefícios ao meio ambiente e para economizar dinheiro são seus principais atrativos.


Mas ainda não se conhece muito de como o processo de transformação da energia solar para energia elétrica acontece e qual o preço a se pagar pela instalação.

Será que vale a pena? É o que você deve estar se perguntando, no momento.

Equipamentos necessários para a instalação

Para a sua residência, é necessário que seja instalado um sistema fotovoltaico padrão, aquele que é conectado diretamente no transformador de casa.

Esse sistema é chamado de Kit de Energia Solar Residencial que é composto por painel fotovoltaico padrão (dispositivo utilizado para transformar energia solar em energia elétrica).

Inversor solar, base de fixação, condutores e conectores específicos para aguentar as interferências climáticas e outros materiais de elétrica que você encontra em qualquer loja de material de construção.

Você vai precisar que engenheiros capacitados registrem o sistema de energia fotovoltaica residencial ou comercial na distribuidora de energia para que você receba os créditos daquilo que foi produzido e não foi gasto.

Além disso, confira se no pacote, o equipamento completo está incluso, para não ter surpresas no custo final.

Quando não tiver sol, eu fico sem energia?

Se, no inverno, o sol não estiver com os raios incidentes na placa solar, o resto da energia é fornecido pela distribuidora de energia da sua cidade.

Essa transição é feita automaticamente, sem precisar que você se desloque ou abra um chamado.

Acontece o mesmo quando o dia acaba e já é noite. A produção de energia se interrompe pela ausência de luz solar.

Assim, basta utilizar os créditos gerados no dia para o abatimento da energia gasta naquele período.

Ou seja, o seu consumo extra é abatido dos créditos que o sistema do painel de energia solar gerou no decorrer do dia.

Não ter sol, não significa que você vá ter que gastar com a energia elétrica convencional. Durante o dia, você pode gerar energia que você gasta totalmente.

O excedente é transferido à rede de distribuição, que fornece créditos para a o consumidor transformar em crédito, na conta de luz.

Quanto custa?

O preço painel solar residencial possui uma grande variação de orçamento de um fornecedor para outro. E existem alguns fatores que implicam no preço, como:

  • Qualidade do material: Quanto melhor, mais caro;
  • Tamanho a empresa: Empresas maiores têm maior poder de compra;
  • Complexidade da instalação: Depende se o lugar precisa de muita adaptação;
  • Número de pessoal na obra: Quanto mais gente, mais caro.

O importante é pensar no investimento em um painel solar residencial a longo prazo. Não é o mais barato do mercado, mas, futuramente, a economia que a energia solar gera é compensador.

Sem contar nos benefícios ao meio ambiente.

Um projeto de ponta custa, em média, R$ 15.000,00, o que inclui todo o material e construção do projeto. Contudo, os sistemas mais vendidos, são os que conseguem suportar o gasto de energia de uma casa inteira.

Esses podem chegar a custar R$30.000,00, em média.

Quanto tempo o equipamento dura?

Os módulos painel solar residencial produzem energia com qualidade até completarem de 25 a 30 anos.

Com essa estimativa comprovada, os painéis, atualmente, já vem com garantia de de fábrica de, no mínimo, 25 anos com capacidade de funcionamento de 80%.

Os inversores têm uma vida útil menor, estimada de 12 a 15 anos, o que demanda a troca na metade da garantia.

Existe risco?

Os riscos são os mesmos de se fazer manutenção em um sistema elétrico comum, como o da sua casa. Se for bem executado, os riscos, como os de tomar um choque ou alguma tomada ter curto-circuito, são muito baixos.

Por isso, mais uma vez, opte por contratar os serviços de uma empresa com referências de bons serviços para instalar os painéis de acordo com as normas de segurança e com materiais de qualidade, com selo do Inmetro de preferência.

Assim, o sistema de energia solar da sua residência não te trará dores de cabeça.

Bom, agora que as dúvidas estão esclarecidas, saiba que energia fotovoltaica utiliza de uma fonte limpa de energia renovável.

Sem causar danos ao meio ambiente e às futuras gerações, e é um ótima alternativa para ajudar na economia da família e poder aplicar o dinheiro em viagens e estudos.

Contrate uma empresa que tenha responsabilidade, que o investimento vale a pena.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *