Detalhes sobre piso de madeira para a sua casa

Ficar em dúvida na hora de escolher o piso de madeira certo, é muito comum entre os proprietários de casas e apartamentos. Afinal, são diversas opções, nomes e acabamentos.

Ademais, o piso de madeira instalado promove um ar de lar, deixando o ambiente mais aconchegante, bem como sofisticado.

Ou seja, o piso de madeira é algo fundamental, principalmente se o proprietário do local procura por beleza e funcionalidade.

Por essa razão, separamos os principais e melhores detalhes, sobre piso de madeira para a sua casa. Acompanhe agora!

Tipos de pisos de madeira

Há muito tempo, os pisos de madeira são usados para transparecer elegância e sofisticação. Existem modelos conhecidos como tacos, assoalho, piso laminado, dentre outros.

Esses tipos de pisos são clássicos e podem ser usados em casas e apartamentos, justamente por serem de madeira maciça.

Que podem ser lixados e envernizados conforme o tempo passa. No entanto, entre os pisos acima, o piso laminado madeira é o mais popular nos dias atuais.

Entretanto, para saber qual é melhor tipo de piso para cada ambiente, é preciso levar em consideração o objeto da obra.

Bem como as características de cada tipo de piso. Confira os principais tipos de tipos e as características de cada um deles.

Pisos laminados

Este modelo, em suma, é o mais buscado, pois a colocação de piso laminado é descomplicada e rápida. Além disso, este tipo de piso é de fácil acesso.

Pois, possuem ótimo custo-benefício e já vem com pronto acabamento, o que anula a aplicação de cera ou verniz. Veja alguns detalhes sobre o piso laminado:

  • Piso de encaixe;
  • Não exige acabamento;
  • Evita ruídos;
  • Resistente aos riscos;
  • Ótima durabilidade.

O piso laminado é produzido com quatro camadas, uma de overlay, outra com o desenho do piso, assim como a camada base.

E, por fim, a lâmina de resina. Todas as camadas evitam avarias, umidade e proporcionam o aumento da vida útil do objeto.

Carpete de Madeira

Muitos proprietários procuram sobre preço de piso, sem ao menos conhecer as possibilidades de instalação. Por isso, mostramos que o carpete de madeira também pode ser uma alternativa.

O acabamento deste modelo é parecido com o laminado, mas a qualidade é um pouco inferior, pois conta apenas com 3 camadas.

A base do carpete de madeira pode ser de MDF, prensado ou aglomerado. Cabe salientar que este piso é sinônimo de baixo custo.

Mas, peca em qualidade e resistência, podendo implicar em maiores ocorrências de reforma de piso de madeira.

Sua instalação é semelhante aos pisos laminados, conta com encaixe macho e fêmea, podendo ser colocado sobre outro piso.

Assoalho

O assoalho é produzido com madeira maciça, por isso, apresenta alto custo de instalação e manutenção. No entanto, ele é mais espesso e durável, comparado ao piso laminado.

Existem assoalhos com acabamento em verniz ou até mesmo, sem acabamento.
Confira os principais tipos de madeira que compõem os assoalhos:

  • Jatobá;
  • Ipê;
  • Maçaranduba;
  • Sucupira;
  • Grápia;
  • Cumaru;
  • Tauari;
  • Peroba;
  • Entre outros.

Vale dizer que esses pisos são instalados sobre uma estrutura de madeira, colados ou pregados no contrapiso. Em suma, ele também vem com encaixe macho-fêmea.

Parquet

Os pisos de parquet fazem parte da era moderna, uma vez que compõem casas e apartamentos mais comuns. O uso do parquet deixa o ambiente com um toque de contemporaneidade.

O parquet pode ser produzido por meio de diferentes árvores e são agrupados para formar desenhos geométricos diversos.

Taco

Outro modelo muito usado em apartamentos é o piso de taco. Geralmente, eles são pedaços pequenos de madeira, que são colocados um a um no ambiente.

Eles podem ser instalados sobre o contrapiso e o processo demora um pouco. Por fim, sua instalação necessita de uma raspagem e, posteriormente, ser verniz.

Na prática, os tacos de madeira são duradouros e muito resistentes, podendo aguentar longos anos sem precisar de manutenção.

Os pisos de taco são ótimos, combinam muito bem com móveis antigos e contemporâneos, além de variar com a cor da madeira e o verniz usado.

Pisos de madeira de demolição

Além de ser uma prática sustentável, o uso dos pisos de madeira de demolição é algo muito vantajoso, uma vez que a maioria desses modelos é feito com madeiras nobres.

Sendo assim, a durabilidade do piso de madeira de demolição é uma das mais altas, em vista que o tipo de madeira usado já não pode ser explorado, garantindo mais sofisticação e conforto para o ambiente.

Os locais feitos com madeira de demolição podem ter um acabamento mais rústico e tem feito presença na maioria dos projetos arquitetônicos.

Portanto, estes foram os detalhes sobre os mais variados tipos de piso de madeira. Assim sendo, escolher o melhor tipo para a sua casa é ter mais qualidade, sofisticação e conforto.