Dicas de segurança e construção de condomínio

Um condomínio é um local que apresenta diversos pontos compartilhados, para o uso de todos que estão naquele lugar. Esses locais variam desde a piscina, estacionamento, áreas verdes ou de lazer para crianças e adolescentes.

Todo o processo de construção condominial deve ser feito levando em conta cuidados técnicos e normas de segurança.

Por isso, neste artigo trouxemos algumas dicas que podem te ajudar desde o processo de construção ou reforma condominial, até outros elementos que são necessários para garantir a segurança.

Atenção à estrutura do local do condomínio

Para ter um condomínio é fundamental estar atento à estrutura do local, pois ela precisa oferecer segurança a todos os condôminos. Por isso, a recomendação desde a construção é utilizar as treliças metalicas.

Essas peças de metal são utilizadas na construção civil com o objetivo de servir de sustentação ou suporte.

Elas são utilizadas porque oferecem:

  • Um formato sofisticado;
  • O aço como base;
  • Resistente e durável;
  • Instalação facilitada;
  • Torna o projeto de construção mais econômico;
  • Versátil quanto ao uso de sua instalação.

As treliças apresentam em sua composição alguns fios de aço tanto na parte superior como inferior, podendo aumentar a sua complexidade a depender do local de instalação.

Ela se diferencia da viga, pois não concentra o peso somente em um local, dividindo essa “carga”. Por isso, são resistentes à impacto e suportam peso colocado de modo posterior.

Além disso, as treliças podem ser utilizadas em lajes, servindo como um suporte e ainda, atuando como um elemento que agrega um design mais moderno e sofisticado. Com isso, são altamente eficientes e recomendadas em sua construção.

Além disso, as treliças podem ser utilizadas em pontes, assim como para construir telhados e mezaninos e até mesmo para facilitar o direcionamento de energia elétrica de um ponto a outro.

Para compor as treliças e a parte estrutural do local é recomendado o uso de um perfil T para forro de isopor. De modo geral, os perfis são utilizados para a sustentação de forros e são formados por compostos metálicos.

Esses forros servem como uma proteção entre a parede e o telhado e podem ser feitos em materiais como:

  • PVC;
  • Placas;
  • Lã;
  • Isopor.

Para cada tipo de forro, existe o uso do perfil de ferro ou de aço mais recomendado.

O uso dos eletrodutos

Um Eletroduto é, basicamente, uma linha elétrica, que contém vários condutores de eletricidade, que contribuem para a isolação dos fios, assim como o aumento da resistência. O uso da eletricidade é um elemento fundamental nas residências e condomínios.

Por isso, torna-se importante definir um projeto elétrico, em que o uso de eletrodutos seja presente. A fiação elétrica é conduzida por meio de fios e trajetos estabelecidos, que precisam ser resistentes e versáteis.

Por isso, um dos modelos utilizados é o eletroduto corrugado, que apresenta as seguintes características:

  • É feito em PVC;
  • Apresentam flexibilidade;
  • Apresentam anéis em sua composição;
  • São versáteis;
  • Não são inflamáveis;
  • Seguem normas técnicas de segurança;
  • Servem como um isolamento elétrico.

Isso representa dizer que esse material pode ser utilizado como um elemento de prevenção à incêndios, já que seu uso promove esse isolamento elétrico.

Existem alguns modelos desse componente que podem ser obtidos em loja de materiais de construção, mas é importante verificar qual é o melhor para o seu tipo de condomínio.

Apesar de ambos os modelos conduzirem uma baixa tensão de energia elétrica, existem algumas diferenças. No caso do eletroduto amarelo, ele é mais flexível e não recebe muita pressão.

É indicado para fiações que estão nas paredes das residências. Já o modelo laranja é considerado mais resistente e por isso, é recomendado para locais onde ocorrerá maior impacto, como nas lajes e até mesmo nos pisos.

Elementos de segurança para espaços compartilhados

Já que estamos falando sobre elementos de construção em áreas comuns, recomenda-se o uso de lombada de borracha reciclada. As lombadas são importantes para que o condutor reduza a velocidade.

Geralmente, seu uso é aplicado em locais com grande circulação de pessoas e carros, de modo simultâneo. Por isso, sua instalação é fundamental para servir como um alerta e evitar acidentes.

O uso de borracha reciclada é importante, pois demonstra também uma preocupação ambiental por parte do seu condomínio. Por fim, nossa última dica diz respeito à instalação de um motor elétrico para portão de garagem.

Isso promove praticidade para entrada e saída de moradores, além de contribuir para a segurança do local. Texto bom, para melhorar evite repetição de palavras em uma linha ou parágrafo. Procure também manter a atenção na concordância do texto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *