Elementos para melhor aproveitamento de espaço

A personalização de um imóvel é algo muito individual e requer bom gosto e noção do que pode e o que não pode ser empregado na decoração de cada ambiente. Para os proprietários e moradores de apartamentos, quanto mais aproveitamento de espaço, melhor.

A disposição de uma iluminação adequada, com janelas devidamente posicionadas para melhor aproveitamento da luz natural e corrente de ar para a climatização, são elementos estruturais que devem estar presentes em qualquer tipo de imóvel.

No caso de apartamentos, isso é ainda mais importante, pois os espaços de um prédio são compartilhados, e empregar elementos que são essenciais para a saúde da estrutura e dos moradores é necessário.

A segurança e o conforto devem ser pensados em paralelo, mas sempre com apoio entre um e outro, pois são complementares, tanto no campo da engenharia civil quanto na arquitetura. E tudo isso pode convergir para uma decoração bonita e personalizada.

Arrumando a estrutura elétrica residencial

As adaptações dentro de uma residência são comuns e fazem parte de uma reestruturação quando um novo morador ocupará o espaço.

Enquanto algumas pessoas moram sozinhas, outras são casadas e possuem filhos, o que faz muita diferença em equipamentos elétricos e diferentes necessidades.

Por isso, antes de se mudar, pode ser necessário uma reforma elétrica apartamento, identificando o posicionamento dos equipamentos eletrônicos, os eletrodomésticos da cozinha e as adaptações que podem ser realizadas nos quartos ou na sala de estar, por exemplo.

Isso significa que a substituição dos fios e cabos elétricos serão realizados, para garantir a qualidade da estrutura de energia, eliminando qualquer situação de perigo, como curto-circuito ou falta de luz em algum cômodo do apartamento.

A instalação de canaleta para fios pode estender tomadas dentro de um ambiente, como a própria sala de estar.

Mesmo dentro de um apartamento, o uso de televisores de última geração e equipamentos como home theater são comuns, e demandam tomadas específicas.

Além disso, tem outros fios que fazem parte de uma estrutura residencial que fazem parte da realidade de muitos apartamentos, entre eles:

  • Interfone da portaria;
  • TV por cabo;
  • Internet;
  • Telefonia fixa.

São serviços que precisam de tomadas e pontos apropriados, com acesso facilitado, para o caso de manutenção e até mesmo para entregar o serviço que foi contratado, como as empresas de internet e TV a cabo que precisam alcançar computadores e o televisor, respectivamente.

Controle da iluminação com estilo e beleza

A decoração é parte fundamental de um apartamento, pois a disposição de objetos pontuais transformam os ambientes, proporcionando mais claridade e ajudando até mesmo na espacialidade do local.

A presença de uma persiana sala apartamento que possui uma varanda faz toda a diferença quando a mesma está aberta ou fechada.

As lojas especializadas oferecem modelos que abrem na horizontal, enquanto outras são acionadas e funcionam no movimento vertical, ou seja, de cima para baixo e vice-versa.

É preciso identificar qual cortina em estilo persiana que mais combina, e isso pode ser um trabalho para um decorador de ambiente, que pode ajudar, ainda, na escolha de outros objetos de decoração com uma funcionalidade adequada.

É o caso da instalação de uma arandela articulada próxima a uma estante de livros ou na cabeceira da cama. Com um braço retrátil, é possível direcionar a iluminação de acordo com a necessidade.

A lâmpada utilizada deve ser de acordo com a indicação do fabricante, para garantir melhor aproveitamento do equipamento e com atuação suficiente para as necessidades ao qual foi desenvolvido.

Divisões sensoriais e físicas fazem diferença

A presença de divisórias simples em um apartamento podem ser necessários em alguns espaços específicos, como a cozinha e a área de serviço.

Para isso, o mercado dispõe de placa de drywall com proteção reforçada para instalação em ambientes úmidos, muito comuns nesse local.

Esse elemento é essencial para dar um acabamento e manter o espaço físico determinado para os serviços realizados. A sensação faz toda a diferença, assim como alguns elementos empregado no piso podem determinar onde acaba uma área e começa outra.

Para isso, muitos projetos contam com uma placa vinílica adesiva com características distintas para a sala de estar e para os quartos. Até mesmo as varandas podem receber esse material, com o reforço no material contra incidência do sol e água da chuva.

O mercado da construção civil disponibiliza diversos materiais que podem ser empregados de maneira inteligente e prática. Alguns serviços podem ser realizados da maneira “faça você mesmo”, com precisam apenas de ferramentas e noção básica de espaço e atenção.

Para serviços mais técnicos, a contratação de um profissional capacitado é o mais indicado, pois pode refletir na segurança patrimonial e de todos os usuários, como moradores e visitantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *