Confira itens essenciais para energia empreendimento

Além da questão da sustentabilidade, quem faz uso da instalação de energia solar não precisa preocupar-se com a conta de energia no final do mês.

Mas, o que é a energia solar? Bem, a energia solar é uma energia renovável, obtida por meio da luz solar.

Essa energia tanto pode ser usada para o aquecimento de água, quanto fonte de energia elétrica.

Esse sistema funciona quando a energia solar, que é proveniente da luz do sol, é obtida por meio da instalação de placa solar, que capta essa energia e a transforma em energia elétrica ou térmica.

Os métodos para produção de energia solar

Há diferentes métodos para a produção de energia. Um deles é o aquecimento solar, que pode ser utilizado para aquecer água em indústrias, piscinas ou residências.

Assim, os coletores solares, que possuem superfície escura, absorvem a luz solar transmitindo calor para a água.

Essa água fica armazenada em reservatórios térmicos, os chamados boilers.

Outro método utilizado é a energia heliotérmica, uma maneira indireta de produção de energia elétrica.

Assim, a luz do sol é refletida por espelhos, concentrando-se em forma de calor, em um receptor.

O processo de transformação é parecido com o que ocorre em uma usina termelétrica, pois essa energia é transformada em mecânica e depois em elétrica.

A energia heliotérmica pode ser usada também em usinas que precisam de altas temperaturas para a produção de energia elétrica, deixando de usar, assim, os combustíveis fósseis.

Quando em excesso, essa energia pode ser armazenada em forma de calor, nos tanques. Essa energia, pode ser utilizada durante a noite ou quando há baixa insolação.

No entanto, um dos tipos mais usados é a energia solar fotovoltaica.

Podendo ser produzida mesmo em dias chuvosos ou nublados, esse processo, concentra mais ou menos luz, conforme a quantidade de radiação.

Para a produção, utiliza-se células fotovoltaicas, que podem ser feitas de material semicondutor, como o silício.

Assim, ao incidir sobre a célula fotovoltaica, os elétrons acabam sendo postos em movimento, gerando assim, a eletricidade.

Para fazer a instalação de placa solar, primeiramente é preciso definir qual a necessidade de consumo de sua residência.

Assim, basta olhar em sua fatura de energia elétrica qual foi o consumo dos últimos 12 meses. Com isso, será possível mensurar qual solução poderá atender à demanda.

Feito isso, é o momento de escolher uma empresa especializada para executar o serviço, dessa forma, você não corre o risco de ter um sistema que produza menos energia do que o necessário.

É a equipe quem irá fazer todo o projeto e aprová-la junto à concessionária de energia.

Agora é o momento da instalação, quando a empresa irá determinar qual o melhor local para o posicionamento dos painéis, sempre de acordo com a incidência da luz do sol.

Após a instalação e com a autorização do serviço para a ligação, a concessionária deve colocar um relógio que irá monitorar a produção de energia solar.

Confira as vantagens de se utilizar o sol como fonte de energia:

  • Você não irá gastar para produzir sua energia;
  • Seu imóvel irá valorizar com a geração de energia;
  • O sistema de energia solar tem alta durabilidade;
  • Você preserva o meio ambiente.

Instalação de para raios

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), anualmente, o Brasil é atingido por cerca de 78 milhões de raios, ocasionando 120 mortes por ano.

Os números são altos, portanto, é muito importante a instalação de para raios.

Para quem não sabe, o pára raios possui hastes metálicas, conectadas à terra, por meio de cabos condutores.

Assim, essas hastes criam um caminho para que a descarga elétrica possa passar.

No entanto, para fazer a instalação, alguns cuidados precisam ser observados, especialmente a NBR 5419, a qual determina quais os padrões de instalação que devem ser seguidos.

Esta norma serve como um manual de instalação de para raios.

O projeto deve ser realizado por equipe especializada, que irá averiguar qual a finalidade do imóvel, o material usado na construção, a quantidade de pessoas em circulação, entre outras coisas.

Lendo este artigo, você pôde compreender um pouco mais sobre a instalação de painéis solares e os benefícios que se pode ter com isso. Além do mais, foi possível entender os motivos para a Instalação de para raios prediais.