Energias renováveis e manutenção

Com as temáticas relacionando o meio ambiente e sua destruição cada vez mais em alta, uma discussão interessante a se fazer se refere ao uso de energias renováveis. Atualmente, praticamente tudo é movido à energia elétrica, estando presente em diversos setores como indústria, hospitais, varejos e até mesmo nas residências e centros comerciais.

Geralmente, essa energia pode ser gerada por uma fonte não renovável e bastante poluente, como é o caso dos combustíveis fósseis (como carvão e petróleo).

Por outro lado, existem energias que são consideradas limpas, como é o caso da hidrelétrica, mas que causa um grande impacto ambiental e social, por conta da sua instalação e funcionamento.

Por isso, com o avanço da tecnologia e da ciência, a energia solar (vinda do sol que é fonte renovável), tem se mostrado uma excelente opção de fornecimento de energia elétrica para as residências, indústrias e centros comerciais.

O Brasil, conhecido também como um país tropical, é potencialmente forte no âmbito solar, já que a maioria das regiões são quentes e estão próximas aos trópicos e linhas do Equador.

A energia solar, apesar de ser limpa, renovável e não poluente, ainda é pouco utilizada por falta de conhecimento ou mitos sobre ela.

Por isso, esse artigo vai abordar sobre o uso da energia solar nas principais instalações para sua residência ou ambiente comercial. Não deixe de conferir!

Energia solar: o que é e como instalar?

A energia solar , como o próprio nome já diz, provém do sol. Ela é captada pela presença de uma placa solar ou mais, que possui tecnologia aplicada na captação dos raios solares e sua transformação em energia mecânica e, consequentemente, em elétrica.

Esses painéis também são responsáveis pelo armazenamento dessa energia para dias nublados ou chuvosos e até mesmo o período noturno.

Os benefícios em optar por placas solares são muitos, podendo destacar:

  • Contribui para reduzir a poluição ambiental;
  • Agrega valor ao seu imóvel;
  • Reduz a conta de luz, trazendo economia;
  • Reduz os gases do efeito estufa (responsáveis pelo aquecimento global);
  • Atua como uma energia limpa.

Outro detalhe importante em relação à energia solar se refere à sua manutenção. Isso porque seu processo de instalação e manutenção são relativamente simples e acessíveis, sendo que especificamente no caso da manutenção apresenta baixos índices de reparo.

Além disso, esse tipo de manutenção é considerado como de baixo custo e consiste na limpeza das placas solares e pode ser feita anualmente.

Esse tipo de limpeza não é complexo, sendo necessário apenas passar um pano com um pouco de água. O inversor solar, presente no sistema também pode ser trocado, mas a cada 5 ou 10 anos. O painel solar tem uma garantia de 25 anos, em média, sendo que seu fabricante também pode oferecer uma garantia entre 1 a 5 anos.

Neste ponto você deve estar pensando como é feito o processo de instalação das placas solares.

Basicamente, a Instalação de placa solar consiste na busca por um técnico e empresa especializada nesse tipo de atividade, que baseado no tamanho do telhado da sua casa e no tipo de conta de luz, irá realizar um orçamento sobre o número de placas que o telhado comporta.

Outro detalhe importante é que somente o técnico dessa empresa consegue a liberação para a instalação de placas solares na rede de distribuição de energia do seu município.

Após esse processo, a instalação consiste na fixação dos painéis no telhado, por meio da remoção das telhas e aplicação de uma nova estrutura para o sistema.

Geralmente, esse material pode ser metálico, oferecendo mais resistência e durabilidade. Trilhos de alumínio também são instalados para que o local fique ainda mais seguro e consiga prender corretamente os painéis.

A instalação consiste também na conexão de cabos, junto com o inversor presente na rede elétrica, sendo feita por um profissional eletricista. Para realizar essa instalação, além dos painéis solares é comum ver cabos e conectores, estruturas para fixar, inversor e outros itens.

Energias renováveis: Energia solar nos equipamentos

Para aumentar o conforto e comodidade, muitas pessoas adquirirem um ar condicionado para suas residências. A instalação de ar junto ao sistema solar pode ser feita, mas ainda não é muito comum no Brasil.

Como esse material depende de uma fonte constante de energias, precisa haver um planejamento adequado para o número de placas e baterias solares.

Ainda é possível ser sustentável tendo um ar condicionado, desde que ele seja usado apenas quando necessário. Para quem adquire o produto, ainda pode consultar a Assistência técnica de ar condicionado, para realizar as manutenções e outros serviços necessários.

Geralmente, é preciso realizar a limpeza e inspeções de rotina nesse equipamento entre 6 a 12 meses.

Outro detalhe importante ainda, para aumentar a vida útil do ar condicionado e para que o ambiente fique ainda mais limpo e as pessoas não tenham problemas respiratórios é com relação a Limpeza de ar condicionado de janela.

Deste modo, é possível garantir seu pleno funcionamento e ainda respeitar o meio ambiente com o uso de energias renováveis e manutencionando os itens de forma adequada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *