Entenda a importância de alguns equipamentos para construção civil

Quando falamos de construção civil, abordamos um dos principais ramos industriais do país o qual, desde o início, tem por finalidade desenvolver melhorias no bem estar da sociedade e da população como um todo, visando sempre preservar o meio ambiente.
Grandes obras necessitam de maquinas pesadas permitindo que o trabalho na construção seja mais preciso, rápido e a facilidade no transporte e execução de algumas atividades sejam mais seguras para os trabalhadores. Entre os vários equipamentos necessários numa construção, a retroescavadeira usada ou como equipamento novo, possui uma função indispensável em praticamente todas as obras de grande porte. É uma máquina versátil, composta por caçamba na parte frontal e na parte traseira, entre suas funções, podemos citar a abertura de buracos, pavimentação de estradas, paisagismo, transporte de materiais e o carregamento de caminhões.

As vantagens para os profissionais da zona rural

As buscas por crescimento econômico fizeram com que os grandes investimentos, inicialmente colocados para cidade, fossem também voltados para o campo, melhorando a vida do agricultor que vem perdendo, há certo tempo, seus ajudantes e atualmente conta com menos mão de obra disponível.

A mecanização do campo foi um dos fatores que mais impulsionaram a expansão da agropecuária no país, depois da segunda metade do século XX, gerando um aumento considerável, desde então, nas áreas produzidas e cultivadas. As ocupações de grandes áreas, ocorrem principalmente como estratégias de latifundiários para manterem a produtividade em suas propriedades, evitando assim a realização de Reforma Agrária e garantindo a circulação de dinheiro com a terra.

Do pequeno ao grande porte, a agropecuária no Brasil é um setor que vem perdendo mão de obra e ganhando maquinário, sejam por processos migratórios diretos ou pela entrada contínua de alterações do serviço braçal para o automatizado. Os custos com produção reduziram e houve aumento do potencial de produção, melhorias para o consumidor e para quem administra o negócio.

A otimização de processos pode promover vantagens para diversas pessoas

Esse crescimento não é só direto para os ramos mencionados, a produção de artefatos indiretamente ligados a esses setores tem sido constantemente beneficiada com essa expansão.

Os tratores, que são utilizados atualmente, exigem uma manutenção preventiva de extrema atenção, gerando economia e aumentando a vida útil do equipamento como um todo. O desgaste das peças é natural, principalmente, os roletes para tratores em geral, que são as partes que efetuam a movimentação dos equipamentos como um todo. Essas peças devem ser escolhidas de acordo com a finalidade de atuação de cada trator, calculando a média de peso à que estão se submetendo e também, as direções em que os veículos irão seguir – há tipos específicos para os veículos que são utilizados mais na marcha ré e para os de uso para a frente.

Com isso, outro fator importante para quem pensa em adquirir tratores usados, é a busca por conferir seu histórico de utilização, a fim de evitar maiores custos com manutenções e garantir a utilização de peças adequadas, para o equipamento que se está buscando, antes da compra.

Todos os equipamentos de grande porte que exigem força de impacto, utilizam como amortecedor o batente de borracha, que absorve a energia cinética do veículo e evita o choque da máquina e danos á esta. Possui utilização, como rolamentos para agregados e como batentes de portas, ou ainda para amortecer ruídos. Os batentes variam de acordo com a função e o trabalho desejado, variando o grau de dureza e combinações da borracha com aço e aço inoxidável, fornecendo durabilidade e amortecimento seguro – os de cintura são mais voltados para amortecimento de sobrecargas de bordas, e os pontiagudos fornecem um amortecimento para cargas de impacto, cada formato variando conforme a aplicação.

O desafio de se ter um maquinário que aperfeiçoa as produções, vai além do custo de compra ou treinamento de mão de obra específica para o manuseio.

A busca por redução de quebra e uma manutenção preventiva constante, são pontos fortes para quem precisa desses equipamentos, que se subdividem em dois tipos, sendo determinadas pela função empregada. A manutenção preventiva sistemática tem o tempo como condutor, cada ação é realizada em períodos pré-determinados. A preventiva condicional é realizada quando o estado decai em eficiência, necessitando de observação constante.

Funcionamentos ininterruptos, menos equipamentos parados e sem a necessidade de substituição, e produções com zero em perdas com desligamento, é uma relação de custo-benefício para o empresário e para a empresa.