Entenda a importância do licenciamento ambiental para sua obra

A obtenção do licenciamento ambiental para a execução de projetos do setor da construção civil não só é obrigatória como tem a capacidade de gerar uma atuação muito mais sustentável e a favor da preservação da vida -seja dos animais e das plantas que habitam o ecossistema de um local ou mesmo da população humana.

Dessa forma, é indispensável conhecer um pouco mais sobre o tema e entender quais são alguns dos procedimentos que são realizados nesse sentido, garantindo mais eficiência ambiental e promovendo soluções que agem em prol da conservação da fauna e da flora do espaço em questão.

No artigo que você acompanha a seguir, reunimos informações importantes sobre alguns desses procedimentos e como eles promovem um impacto extremamente positivo para o meio ambiente, o que gera benefícios diretos para a qualidade de vida dos seres humanos. Confira:

  • Reconhecimento da vegetação;
  • Controle ambiental;
  • Mapa topográfico;
  • Informações importantes.

Conhecendo a vegetação local

É de extrema necessidade que, antes mesmo do início da execução de qualquer tipo de projeto construtivo, seja feito um reconhecimento do terreno e da região, avaliando características centrais da fauna e da flora presentes no local.

Nesse sentido, o processo de caracterização de vegetação é muito importante, promovendo estudos técnicos que visam identificar quais são as espécies existentes na flora daquela determinada área.

Nesse laudo, portanto, é preciso que constem algumas questões primordiais para a identificação completa do estado de conservação da vegetação e também das espécie ali presentes, sempre levando em conta que essa é uma forma eficaz de conduzir às entidades de preservação ambiental os dados necessários.

O inventário fitossociológico, portanto, que é a apresentação dos dados obtidos nesse tipo de laudo, permite que sejam delimitados os níveis de interferência da atuação construtiva.

Vale lembrar, por exemplo, que os níveis de desmatamento não podem passar de um determinado limite especificado pelos órgãos responsáveis, motivo pelo qual os licenciamentos e laudos ambientais são de extrema relevância.

Planos de controle

Os planos de controle, por sua vez, são medidas estipuladas para que seja possível mitigar os impactos gerados pelos empreendimentos construtivos de médio porte que são conduzidos em um determinado espaço do meio ambiente.

Dessa forma, obter um estudo ambiental simplificado é uma maneira de garantir a obtenção de planos que levem a atuações mitigadoras e compensatórias.

Além disso, tem também o plano de controle ambiental, conhecido pela sua abreviatura, PCA, que é obrigatório, exigido legalmente para que seja feita a extração de minerais de qualquer classe.

Ele deve ser feito, ainda, em alguns outros casos, de acordo com os tipos de atividades exercidas no local, como os procedimentos da construção civil característicos do canteiro de obras.

Dessa forma, todas as eventuais incompatibilidades ou compatibilidades com as normas vigentes serão verificadas. Para a realização de um plano de controle eficaz e resolutivo, portanto, é fundamental contar com profissionais da área, que possam garantir resultados de qualidade.

Por isso, procure uma empresa de engenharia ambiental com renome no mercado desse segmento e que possa garantir eficiência e satisfação.

Serviços de avaliação do terreno

O terreno onde uma obra será conduzida deve ser detalhadamente estudado antes de qualquer etapa da construção. Em primeiro lugar, isso é necessário para garantir que a edificação não tenha problemas de sustentação no futuro, o que poderia colocar em risco a qualidade da estrutura e, com isso, a vida de dezenas de pessoas.

Além disso, a responsabilidade ambiental é uma demanda que merece destaque nos dias de hoje, de modo que os serviços relacionados com a topografia, que é a área responsável pelo estudos das características de um determinado terreno ou solo, também são de relevância indiscutível.

Por meio da obtenção de uma planta topográfica, portanto, tantos os lotes urbanos quando os terrenos industriais e até mesmo aqueles que se localizam em áreas rurais serão beneficiados.

O chamado levantamento planialtimétrico cadastral é, nesse contexto, uma medida de obtenção de dados que vão auxiliar diretamente na composição desse mapa topográfico.

Apontando informações cruciais como o comprimento e a largura da área, determinando seu tamanho, e a “caída”, fornecendo a base para o reconhecimento do desnível de um terreno.

Vale ressaltar, por fim, que todos os serviços relacionados com a obtenção de dados ambientais acerca de um local para a execução de atividades construtivas devem ser conduzidos por empresas e profissionais devidamente capacitados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *