Equipamentos da construção para locação

As ferramentas e equipamentos são grandes facilitadores em diversas atividades essenciais na construção civil. Com eles, a realização das obras pode ser mais rápida, com o aumento da produtividade e agilidade nos serviços.

Além da economia de tempo, os equipamentos adequados também garantem mais qualidade para o resultado final das obras de diferentes tipos e dimensões.

Entretanto, como demandam um alto custo de investimento, e gastos posteriores com armazenamento, logística e manutenções, o aluguel de maquinas aparece como uma opção.

A prática é cada vez mais comum entre as construtoras, principalmente as de pequeno e médio porte, e também ganha popularidade entre profissionais do setor e proprietários de imóveis em obras.

Principais equipamentos disponíveis para locação

A locação é um processo que permite o acesso aos equipamentos de maneira muito mais simples e barata do que a compra. Além disso, as empresas especializadas contam com uma ampla gama de maquinários e estruturas à disposição, para uso imediato.

Dentre os equipamentos disponíveis é possível destacar:

Escavadeira

A mini escavadeira é útil principalmente para a retirada de sujeira, pedras e rochas dos terrenos, que podem prejudicar as construções. A vantagem de optar pelo equipamento em uma escala menor é poder alcançar onde as grandes máquinas não chegariam.

A mini escavadeira funciona como uma grande pá, movida por um braço mecânico que permite os movimentos de escavação. Muitos modelos também tem cabine aberta, caçamba e sapata.

Betoneira

A betoneira funciona como um misturador de argamassa e concreto, facilitando o trabalho de preparação das massas essenciais para a alvenaria.

A mecanização do processo permite misturas mais homogêneas, nas proporções mais adequadas para as obras, resultando em mais qualidade para as construções.

Rolo compactador

O rolo compactador é um equipamento utilizado para compactar solos para as obras. Também são empregados no tratamento de asfalto para o reparo de ruas e avenidas.

O aluguel de rolo compactador melhora os resultados da preparação do solo para construções.

Andaimes

Os andaimes são estruturas essenciais para diversas atividades nas construções, em que o acesso a locais altos é fundamental.

Alguns exemplos são a pintura e colocação de gesso ou revestimentos, instalação de sistema de iluminação ou tubulações,
construção de altas paredes de bloco de concreto e entre outras atividades de manutenção.

Caminhão Munck

Também chamado de guindauto, o caminhão munck é um equipamento utilizado para movimentar e carregar cargas pesadas, como maquinários ou estruturas, para as construções.

Seu funcionamento é por meio de um sistema hidráulico de içamento, que permite a sustentação de até 25 toneladas.

A locação de munck, portanto, possibilita operações envolvendo grandes pesos, distâncias e alturas, sendo bastante útil para a entrega de materiais e equipamentos nas obras.

Vantagens do aluguel de equipamentos para construção

A solução de alugar maquinários se populariza a medida que cresce a quantidade de empresas especializadas no setor. O principal motivo para isso é o acúmulo de vantagens que o sistema proporciona para o andamento de construções e reformas de todos os portes e tipos.

De forma resumida, são eles:

  • Investimento significativamente menor, em comparação com a compra dos equipamentos;
  • Acesso a equipamentos modernos e adequados para as atividades;
  • Dispensa preocupações com manutenções;
  • Reposição dos maquinários em caso de falha ou quebra;
  • Possibilidade de assistência técnica especializada;
  • Possibilidade de acesso a treinamentos para utilização dos maquinários;
  • Aumento da produtividade no canteiro de obras;
  • Diminuição da mão de obra nas construções e reformas;
  • Dispensa preocupações com armazenamento e logística após o uso;
  • Disponibilidade imediata das soluções mais adequadas para a obra;
  • Mais organização e otimização dos serviços nas obras.

Os resultados são obras entregues nos prazos estipulados, com processos mais organizados e eficazes, que conferem mais qualidade em cada fase das construções ou reformas.

Ao contratar o aluguel de equipamentos de construção recomenda-se bastante planejamento com relação ao uso das máquinas, para evitar custos desnecessários.

Além disso, é fundamental ler atenciosamente o contrato de prestação de serviços, para compreender o que exatamente está incluso, cláusulas especiais e possíveis custos extras.

É importante tirar todas as dúvidas, além de conferir os maquinários envolvidos e período de locação antes de fechar o contrato. Outra dica é verificar o estado de conservação dos equipamentos antes de alugar, optando por uma empresa que ofereça o máximo de qualidade e segurança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *