Equipamentos de construção comuns para locação

A crise econômica pela qual o Brasil passa afeta todos os setores da economia, sem exceção. Entretanto, por diversos motivos, alguns segmentos veem-se especialmente afetados por ela.

A construção civil é um deles. Desde 2014, quando o setor viu seu produto interno bruto (PIB) cair 2,1%, o cenário não é otimista: ano após ano, o segmento amarga reduções. Só em 2015, ela foi de impressionantes 9%.

O principal motivo por trás disso é que a compra de um imóvel é um investimento muito alto.

Mas, ele não apenas compromete boa parte do orçamento de uma família: isso também perdura por alguns anos.

Portanto, em anos de instabilidade econômica, é natural que as pessoas adiem uma aquisição do tipo.

Para as empresas que atuam no setor, isso significa que é preciso encontrar maneiras de cortar custos, mas sem comprometer a qualidade das entregas.

Afinal, na construção civil isso pode acarretar em sérios problemas na estabilidade e na segurança da obra.

Felizmente, há uma maneira simples de fazer isso: investir no aluguel de ferramentas.

Além de o gasto ser menor quando comparado à aquisição de tais itens, é possível contar sempre com maquinário de última geração.

Confira, a seguir, alguns dos aparatos que podem ser alugados junto a empresas especializadas:

Alisadora de concreto

Por mais que a segurança e a estabilidade do edifício costumem representar a principal preocupação da empresa encarregada pelo projeto, a fase de estruturação não é a única importante: um acabamento de qualidade também é fundamental.

Além da questão estética, pisos e paredes bem revestidos protegem o interior da estrutura de elementos prejudiciais a ela, como a umidade, o vento e a maresia.

O problema é que esta etapa é conhecida justamente por ser demorada, afinal, boa parte do trabalho que a envolve é manual e meticuloso, como a pintura de paredes e a instalação de azulejos.

Felizmente, existem certas máquinas que podem ser usadas para tornar o processo mais rápido, como a alisadora de concreto.

Semelhante a uma polidora de pisos, ela consiste em um conjunto de lâminas de aço movidas por um motor.

Quando acionado, esse mecanismo torna a superfície lisa e uniforme, dando a impressão de que o trabalho de acabamento foi feito com mais capricho e minúcia.

A outra boa notícia é que ela não precisa, necessariamente, ser adquirida: há várias empresas que trabalham com a locação de alisadora de concreto.

Além do aluguel de outros aparatos usados durante o acabamento, como a lançadora de argamassa.

Para evitar contratempos, o ideal é montar um cronograma realista da obra e reservar o equipamento durante o período no qual a obra receberá os toques finais, e, consequentemente, quando ele será usado.

Quaisquer atrasos devem ser informados à empresa fornecedora.

Retroescavadeira e acessórios

retroescavadeira é uma das máquinas mais associadas ao ramo da construção civil.

Semelhante a um trator, sua finalidade é remover uma grande quantidade de material de determinado local, de uma só vez, como terra e areia.

Este, entretanto, é um equipamento caro. Portanto, projetos que têm um orçamento curto podem se beneficiar mais de sua locação, pois o custo corresponde apenas ao período durante o qual ele é utilizado.

Além disso, vale ressaltar que poucos conhecem a versatilidade das retroescavadeiras. Há uma série de acessórios que podem ser usados em conjunto com ela, como:

  • Aplainadoras;

  • Brocas;

  • Caçambas;

  • Compactadores;

  • Desgalhadores.

Quando acoplados à máquina principal, tais itens permitem que ela realize uma série de funções extras, que podem ser úteis ao projeto.

Contudo, tais acessórios nem sempre são necessários, tendo em vista a especificidade de alguns deles.

Enquanto os de uso mais corriqueiro, como o rompedor hidráulico para retroescavadeira, podem ser comprados, os de uso mais pontuais devem ser alugados. É uma maneira de maximizar a relação custo x benefício do valor investido.

Equipamentos pneumáticos

Antes da popularização dos equipamentos de engenharia civil, boa parte do trabalho era feito à mão. Consequentemente, os projetos eram extremamente caros e custosos.

A boa notícia é que a indústria tem desenvolvido cada vez mais equipamento que substitui a força humana em uma série de atividades, como os pneumáticos.

Como o seu próprio nome diz, eles usam a força do ar comprimido para melhorar a execução de certas tarefas.

Além disso, praticamente todos os itens do tipo estão disponíveis para locação, como a lixadeira pneumática. Desta forma, o investimento feito corresponde exatamente ao período de uso.