Conheça alguns equipamentos utilizados em piscinas

Ter uma piscina em casa, em um dia ensolarado, para poder dar um mergulho já é uma ótima oportunidade de diversão, mas todo o conforto pode ser ainda maior com o uso de equipamentos e acessórios para piscinas.

A instalação desses acessórios pode ser feita durante a construção da piscina ou mais tarde, dependendo do item e da vontade do proprietário.

No momento de adquirir os equipamentos, alguns fatores devem ser levados em conta como o objetivo da piscina (familiar ou para os amigos), frequência de uso e se há crianças, idosos, animais de estimação na residência.

Quem não quer ter uma piscina em casa?

Além do espaço, precisa-se de diversos cuidados para manter a piscina ainda mais divertida.

Um dos itens mais importantes para garantir a qualidade da piscina, a bomba de piscina, suga a água do interior do tanque e a direciona para o filtro, onde as impurezas ficam retidas.

Logo após, a água retorna à piscina, possibilitando a limpeza. Geralmente, o tempo de filtragem mais recomendado fica na faixa de 6 a 8 horas, conforme o tipo de bomba, frequência de uso e o tamanho da piscina.

Além de participar do sistema de filtragem, a bomba de agua também é aplicada no processo de aquecimento, seja usando energia solar, seja com trocadores de calor.

Em outras palavras, falou em movimentar a água, a bomba estará envolvida, sendo o principal componente do conjunto.

As mais indicadas para as piscinas são as centrífugas, que trabalham no sentido de permitir a aspiração da água, levando o líquido ao filtro e devolvendo-o novamente ao tanque.

Como preservar o funcionamento das bombas?

As bombas de água são excelentes para preservar a limpeza da sua piscina, mas são aparelhos que precisam de atenção e muito cuidado.

Dicas de como cuidar da sua bomba:

  • Fique atento à umidade na casa de máquinas, e programe mecanismos para ventilar o local e evitar vazamentos;
  • Troque a carga filtrante de dois em dois anos, em piscinas residenciais, e anualmente em piscinas públicas;
  • A cada 15 dias, limpe o recipiente do pré-filtro (dispositivo que serve para reter sujeiras maiores, como pedras e folhagens, para garantir a fluidez no transporte da água pelas tubulações);
  • Se estiver surgindo areia no fundo da piscina, é porque há a necessidade de reparar o filtro;
  • Caso a areia esteja muito dura, será necessário substituí-la;
  • Ao repor a areia, certifique-se de que os grãos sejam de tamanhos iguais, ou seja, de mesma granulometria.

Se a sua bomba quebrou por algum motivo, o conserto de bomba de piscina é um serviço que deve ser realizado por empresas qualificadas que realizarão o reparo de forma rápida e eficiente, independentemente do caso.

Bombas em mau funcionamento consertadas por terceiros podem gerar ainda mais custo e até mesmo graves acidentes.

E quando o assunto é a aparência?

Um fator estético, mas que pode acrescentar muito à sua piscina é o refletor de led para piscina.

A iluminação é um item opcional, não sendo obrigatório, mas devido à relação custo-benefício, dificilmente, hoje em dia, alguém constrói uma piscina sem a colocação de refletores.

Além do efeito decorativo, que traz vantagens também à área de lazer, a iluminação de uma piscina possibilita, ainda, a prática de atividades no período da noite, por exemplo, com a piscina toda iluminada.

Os refletores de led são ótimos para utilizar na piscina. Além de dar um novo ar com as diversas cores, facilitam as atividades noturnas, já que ficará tudo iluminado.

O refletor led é mais caro, porém gera uma extrema economia de energia ao longo dos anos, já que as lâmpadas em led podem economizar até 60% de energia do que as demais, e não esquentam.

Para mensurar a posição e a quantia de refletores, é necessário considerar o tamanho e a forma da piscina, se esta é escura ou clara, e qual será sua utilidade.

  • Colocar os refletores do lado oposto;
  • Iluminar pontos importantes;
  • Criar contrastes de luz e sombras;
  • Verifique a intensidade da luz.

Os leds podem ser colocados em qualquer tipo de piscina, das mais elaboradas às mais simples como a piscina de fibra, já que contam com sistemas de encaixe e colagem.

Mas antes de instalar o produto, procure um profissional para conseguir o item que vai atender às suas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *