Equipando uma empresa de tratamento de água e efluentes

O sistema de Flotação por ar dissolvido (FAD) tem o objetivo de separar os flocos formados no processo de floculação da água (clarificado), causada pela adição de elementos que interagem com a matéria orgânica ou não, servindo para um pré-tratamento e polimento de efluentes.

Ou seja, trata-se de sistemas que usam ar dissolvido no meio líquido para realizar a separação de sólidos em suspensão, óleos e graxas.

Como pré-tratamento é muito usado em muitas aplicações com o intuito de retirar tais elementos do líquido, assim, moldando o efluente aos tratamentos posteriores. Ao remover esse material em suspensão consegue-se uma redução na carga orgânica.

No tratamento terciário, o flotador serve para retirar os sólidos em suspensão remanescentes do sistema secundário e adaptando-o para o reúso.

Esse sistema pode ser empregado como tratamento auxiliar na remoção físico-química de Fósforo, por meio da aplicação conjunta de um coagulante metálico.

Os sistemas de flotação podem ter uma ampla aplicação e oferecem enormes vantagens ao serem comparados com outras soluções que desempenham a mesma função.

Assim, ao funcionar com a ajuda de uma dosagem de produtos químicos, físico-químico, uma equalização prévia do efluente é essencial de maneira a uniformizar as características do efluente, dessa forma, enviado ao flotador.

Com isso, resultando em um sistema de operação estável e uniforme.

Saiba mais sobre o Tratamento de água e efluentes

O objetivo principal do Tratamento de água e efluentes é acabar com os resíduos humanos e industriais sem pôr em risco à saúde dos seres humanos e gerar algum dano ao meio ambiente. Dessa forma, prevenindo os impactos de escassez de água.

Visando essa questão, várias indústrias investem no tratamento de água e efluentes e procuram inovações tecnológicas e eficazes para purificar esses resíduos antes de descartá-los, cumprindo todas as normas vigentes e exigidas dos órgão ambientais competentes.

O procedimento de tratamento é feito em algumas partes, a primeira é efetuado um processo físico no qual há a decantação, filtração e separação centrífuga. Geralmente são instaladas grades, filtros ou membranas de filtração.

A membrana de filtração é uma técnica cada vez mais utilizada, isso porque ela separa as substâncias solúveis e insolúveis das águas residuais quando o líquido perpassa pela membrana semipermeável, assim, dando alguns benefícios como:

  • Baixo uso de energia;

  • Fácil aplicação;

  • Fácil condução dos processos;

  • Não necessita pôr produtos químicos.

A técnica de flotação dentro do tratamento de agua e efluentes usa forças de adesão no qual as partículas finas são separadas por formar pequenas bolhas de ar.

Na parte dos procedimentos químicos de tratamento são acrescentados os produtos químicos para auxiliar na desinfecção dos efluentes. Isso induz reações químicas que são ligados aos processos biológicos e físicos com eficiência.

Na parte do tratamento biológico, a matéria orgânica é retirada, dissolvida e presa em águas residuais.

Dessa forma, os ambientes são otimizados para estimular o crescimento de microrganismos que utilizam compostos orgânicos como substrato.

Esse é um dos métodos considerado mais sustentável, eficiente e econômico em relação a eliminação de resíduos de águas e efluentes.

O biorreator de membrana (MBR) é outro processo que utiliza a membrana de permeabilidade seletiva ou semipermeável.

Ao combinar a fase da filtração e membrana com um biorreator acaba se tornando um método mais oneroso no tratamento, mas mais eficiente.

Esses são somente alguns processos mais utilizados na purificação da água, contudo, há outros processos de tratamento no mercado. O importante é compreender que é essencial devolver a água de forma mais limpa e sustentável para o meio ambiente e o consumidor final.

Conheça as características do chuveiro sprinkler

O hidrante é parte fundamental no caso de incêndios, outro item que também agrega segurança são os extintores. No entanto, existe outro sistema de segurança contra incêndio muito eficaz chamado sistema sprinklers.

O sistema de sprinklers é composto por um conjunto de chuveiros inteligentes e automáticos, isto é, não precisa de pessoas para ativá-lo ou interromper seu funcionamento quando a temperatura do ambiente alcançar seu limite.

Para que a água possa ser liberada pelo Chuveiro sprinkler é essencial a instalação de uma válvula de “governo” e de “alarme”, responsáveis pela distribuição da quantidade de água para irrigar as pontas do sistema de sprinkler e com um fio de água.

Além disso, o alarme sonoro liga para avisar as pessoas do perigo de incêndio assim é possível que elas efetuem uma saída segura do ambiente.

O mercado dispõe muitos modelos de chuveiro sprinklers como o sprinkler padrão, de cobertura estendida, de armazenagem, esposta rápida, sprinkler seco, entre outros.

O ideal é consultar uma loja especializada no produto e ver qual é o melhor sprinkle para sua necessidade, isso porque cada sprinkles varia de acordo com sua estrutura, a área de cobertura, vazão de água e abrangência em M² além da temperatura mínima para o rompimento.

O sistema dos sprinkler é muito eficiente no combate, prevenção de incêndios e na propagação de chamas, protegendo as pessoas, imóveis e bens materiais.

A rede do sistema sprinkler é bem acessível, tem fácil instalação, sua manutenção tem um preço bom e excelente funcionamento.