Já sabe como escolher a escada ideal para a sua casa?

Ao construir ou reformar uma casa com mais de um andar, é necessário separar um tempo para planejar com cuidado que tipo de escada será construída e qual se adequa melhor às suas necessidades e à decoração do seu lar.

É preciso pensar que a escada é muito mais do que simplesmente um elo de ligação entre dois andares; funcionando como objeto de decoração, separação de ambientes e até oferecer soluções na organização do espaço.

Existem diferentes estilos de escadas e diversos materiais que você pode utilizar. As opções são diversas e você ainda pode misturá-las.

Mas existe um tipo de escada que é o mais popular por inúmeras razões: as escadas de ferro residenciais. E eis as razões:

  • É um modelo coringa, pois combina com qualquer decoração;
  • É super adaptável, pois você pode mesclar com outros materiais;
  • Traz personalidade para o ambiente;
  • Ideal para ser criativo e brincar com diferentes formatos;
  • É a mais econômica;
  • São leves.

Se você pensa que a escada de ferro combina só com industrias, saiba que não é bem assim.

Escadas de ferro residenciais fazem muito sucesso por serem extremamente fáceis de se adequarem à decoração da casa, seja ela qual for, ajudando a definir a arquitetura da fachada e determinando a personalidade do lar.

Escada de ferro externa

Escada de ferro externa não precisa ser necessariamente imponente, pois elas também conseguem deixar o ambiente mais leve e até serem mais discretas.

Por serem adaptáveis, também é possível pintá-las das cores que você desejar, tirando assim o metal industrializado.

Uma das cores mais utilizadas, é o branco, porque camufla a escada de ferro no ambiente e ilumina, trazendo mais leveza.

Se o caso é deixa-la mais divertida, a escada de ferro externa possui sua beleza com cores, como o laranja e o amarelo mostarda, pois são mais chamativas e atraentes.

Mesmo mais discretas, as escadas de ferro não nasceram para serem escondidas. Portanto, se possível, instale-a em um local visível para realçar sua beleza. Quando utilizada no meio do ambiente, é perfeita para dividir espaços.

Escada de ferro reta

escada de ferro reta, como diz o nome, é uma linha reta que liga em menor distância possível, dois pontos. É a mais tradicional.  Pode assumir os formatos de “L” ou de “U” quando divididas em trechos.

Trechos que são formados propositalmente por motivo estético ou de segurança, pois se sua altura for maior que dois metros ou possuir um grande trânsito de pessoas, é necessário instalar uma área de descanso.

A escada de ferro reta ocupa pouco espaço, mas necessita de uma área mais retangular para proporcionar maior segurança.

Geralmente, o vão que sobra embaixo da escada, é utilizado para colocar objetos de decoração, móveis e até um home office. Considerada o tipo de escada mais segura, ela pode vir com antiderrapantes, item de segurança necessário para casas com idosos e crianças.

Escada de ferro caracol

escada de ferro caracol também conhecida como espiral e helicoidal, é a mais econômica na questão espaço. Utilizada em decorações mais clássicas e rústicas, é um estilo de escada que possui inúmeras variações e modelos diferentes.

Muitas vezes esse tipo de escada não é aconselhado para quem tem crianças, idosos ou até mesmo pets em casa, mas tudo depende de seu formato. A escada de ferro caracol pode sim levar conforto e segurança para a sua família.

Se a sua escada será instalada fora de casa e você não precisa se preocupar com o fator espaço, é possível brincar com o tamanho e formato dos degraus para deixa-la mais imponente.

Com desenhos mais futuristas, traços mais elegantes ou mais cores, a escada de ferro caracol externa deixará a arquitetura da casa muito mais atraente. Suas formas circulares são ideais para valorizar espaços vazios, dando aquele tom de obra de criatividade.

Escada de ferro com madeira

Se você está procurando conforto, beleza e modernidade, esta mistura é excelente. Com o poder de fazer um ambiente ser rústico e moderno ao mesmo tempo, a escada de ferro com madeira combina com qualquer decoração.

Ela consegue se infiltrar tanto em ambientes mais simples, quanto em ambientes mais sofisticados. Ela também é perfeita para quem salva cada espaço da casa, pois ocupa pouco quando sua estrutura é de ferro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *