Veja como escolher a cobertura ideal

Seja um evento corporativo, uma festa de aniversário ou um toldo para garagem, as coberturas estão presentes em nossa vida diária.

Entretanto, nem sempre é tão simples definir qual o melhor modelo ou sistema para empregarmos, são diversos tipos, com uma série de aplicações, variando o local e a forma como será utilizado.

Tipos de coberturas

Em eventos, por exemplo, esse material é sempre locado de uma empresa especializada que, através de uma visita técnica, indica qual cobertura é mais adequada ao ambiente, levando em conta a metragem utilizada, dificuldades locais (árvores ou construções no espaço), e a previsão do tempo.

As tendas para festa normalmente são produzidas a partir de lonas ou plásticos, mas também encontramos modelos mais refinados à base de policarbonato, porém, são mais caros e de difícil transporte.

As tendas de plástico são perfeitas para coberturas simples, como estacionamentos ou terraços, e podem ser encontradas em diversas metragens, atendendo desde espaços exclusivos até mega eventos.

Normalmente a duração do evento é curta (horas ou dias), por isso é desnecessário uma construção fixa e de grande complexidade, as tendas para eventos costumam ser de fácil montagem, desmontagem e manutenção, garantindo agilidade e eficácia em sua função.

Para estacionamentos ou espaços com pouco trânsito de pessoas, aconselha-se as tendas abertas nas laterais, que permitem acesso rápido ao veículo e facilita o deslocamento de pessoas entre as tendas disponíveis no local.

Porém, conforme a previsão do tempo ou a necessidade do contratante, essas tendas possuem um sistema de fechamento lateral em lona, que possibilita o conforto dos clientes em casos de chuvas fortes.

Veja os principais tipos de tendas abaixo.

Tenda e fechamento para palco
São tendas de grandes metragens e complexidade de montagem, essenciais para proteger os equipamentos e circuitos elétricos dispostos no palco, além de garantir o conforto, diversão, segurança e bem estar das pessoas ali presentes.

1. Tendas Sanfonadas

Modelo de tenda muito versátil, que pode ser montada e desmontada diariamente, pois apresenta alta resistência, o que reduz a possibilidade de danos.

Sua montagem pode ser realizada em menos de cinco minutos e, por isso, costuma ser utilizada para plantões de venda, ativações de marca de curta duração, proteção de carros etc.

2. Tendas Piramidais

Essa peça é altamente adequada para a cobertura de grandes áreas com segurança e sem risco de vazamento de água nas junções. Ideais para áreas de grande importância ou risco, para qualquer tipo de evento.

3. Tendas Tensionadas

Sua maior vantagem é a ventilação, devido às aberturas e saídas de ar no topo da cobertura.

4. Tendas Galpões

Com essas tendas o destaque fica para o preço e a agilidade. Elas dispensam fundações e, consequentemente, diminuem o tempo gasto com obras.

5. Tendas bolhas

Também conhecidas como Iglu, possui uma aparência arrojada e sofisticada, ideal para casamentos e comemorações de bom gosto de qualquer porte.

Entretanto, as tendas e coberturas não se limitam apenas a eventos ou estacionamentos, na verdade, há uma série de modelos muito utilizados no mundo residencial, comercial e industrial.

Afinal de contas, como cobrir o espaço útil da casa ou garagem sem gastar muito?

A primeira opção seria uma construção fixa, normalmente à base de aço e policarbonato, pois essas estruturas possuem alta durabilidade e resistência em locais externos, como também às mudanças climáticas.

Seu ponto negativo é a construção em si, pois, por ser baseada em pontos fixos, sua locomoção e versatilidade são comprometidos e, por isso são indicados somente em espaços onde o cliente esteja ciente de que a cobertura será fixa naquele local a menos que o mesmo retire toda a fundação.

Outra solução mais versátil é o toldo retrátil, normalmente uma opção que exige mais investimentos e complexidade, porém garante a flexibilidade do espaço e mantém sua aparência original e, por isso é o modelo preferido para jardins e áreas externas de convívio social constante.

Com esse modelo é possível abrir e fechar a cobertura conforme o clima e a ocasião indicada, essa opção também é muito buscada por restaurantes e espaços comerciais com terraços e áreas externas de todos os tamanhos.

Nessa mesma onda também temos o toldo articulado automatizado, também retrátil e com sistema programável, ideal para garagens e coberturas de pequeno e médio porte residenciais ou corporativas.