Fornecimento de água deve atender a todos

A humanidade não vive sem água. Esta é uma verdade que não pode ser contestada. Desde os primórdios, as tribos se baseavam e se instalavam em locais próximos aos rios, onde o fornecimento de água era abundante e permitia se localizar de maneira mais fácil, seguindo o leito dos rios.

Grandes capitais do Brasil foram fundadas margeando os rios, que tinham importância histórica, e até hoje servem como captação e distribuição nas áreas metropolitanas e pelas cidades do interior, em todos os estados.

Com o desenvolvimento da engenharia e aplicando novas tecnologias na captação e tratamento de água, diversos modelos de barragens e reservatórios foram desenvolvidos.

Permitindo que as pessoas se afastassem dos leitos dos rios, mas ainda assim contam com o fornecimento de água, que hoje, chega na torneira da maioria das pessoas, de forma limpa.

Água é primordial nos afazeres domésticos

Para que os moradores de condomínios residenciais e consumidores de centros de compras tenham água à disposição, de forma contínua.

Muitos empreendimentos imobiliários contam com um castelo d água, e dependendo do tamanho e das pessoas que serão atendidas, poder garantir até vinte e quatro horas de abastecimento.

Para poder captar a água, são usados equipamentos, como bombas de pressurização, que utilizam um ponto de captação e alimentam este reservatório. Este tipo de estrutura foi concebido há muito tempo, na Europa, e adaptado em diversos lugares em todo o mundo.

Em época de estiagem, os setores públicos sugerem à população o uso de um reservatorio de água, para que não fiquem sem abastecimento por um longo período.

A falta de chuva depende de diversos fatores da natureza, por isso é preciso que os estudos de centros de pesquisa sejam contínuos, pois advertem, de forma clara e precisa, quando estes períodos podem chegar.

Nos locais onde há a impossibilidade de instalação de um reservatório, o abastecimento de água fica prejudicado. Por isso, é importante que a população faça a sua parte, tendo à disposição, no mínimo, uma caixa de agua, para que as tarefas corriqueiras possam ser feitas, como tomar banho, lavar roupas e louças, e para consumo próprio.

Com o desenvolvimento das cidades, muitas estão preparadas para que o abastecimento não seja prejudicado, mesmo em períodos de estiagem. Programas de uso inteligente da água, como evitar lavar calçadas e quintais com a mangueira, assim como a lavagem de carros particulares, são apresentados.

As casas que possuem uma caixa d’água, pelo menos, devem executar a limpeza do item de tempos em tempos, para que a saúde da família não seja prejudicada.

Isto se deve ao fato de não haver um filtro entre a captação da água da rua, para o interior da residência. Este tipo de serviço pode ser realizado por uma empresa especializada, que irá utilizar equipamentos próprios e produtos específicos para cada tipo de abastecimento.

É preciso reconhecer que, com o desenvolvimento da sociedade, a água se tornou ainda mais importante no dia a dia, pois é com ela que podemos ter diversas facilidades, que estão presentes no dia a dia de todos. Podemos citar como exemplo:

  • Acumulação de água por meio de barragens;
  • Fornecimento de energia através de hidrelétricas;
  • Transporte fluvial em diversas cidades;
  • Fornecimento de alimentos, por meio da pesca.

O acompanhamento da vazão de água e as barragens que estão instaladas nos rios, também são de responsabilidade de autarquias governamentais.

A população pode cooperar na limpeza dos rios e mares, evitando jogar lixo em lugares impróprios e praticando, até mesmo, a sustentabilidade, separando resíduos sólidos que podem ser reciclados, como garrafas pet, um dos maiores vilões da poluição fluvial.

Estrutura para suportar peso

Os reservatórios de água que são instalados acima do solo são estruturas únicas, conhecidas como armazenagem cantilever, pois suportam pesos bem maiores do que o comum.

Este tipo de armazenagem também pode ser adaptada para indústrias, que mantém em seus depósitos, matéria-prima e produtos muito grandes, que precisam de um espaço devidamente apropriado para tamanhos superiores a dois metros de comprimento.

Para realizar o acompanhamento de entrada e saída de materiais, é preciso contar com profissionais que possam atender, de maneira satisfatória, a montagem de estruturas porta paletes, continuamente e com precisão, para que tudo esteja devidamente acondicionado, em seu devido lugar.

Montadas as estruturas que suportem o peso dos produtos e objetos que serão depositados, tudo pode ser acompanhado por meio de planilhas operacionais, com uma equipe liderada por um supervisor da área de logística.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *