Gesso: como utilizar na decoração

Fazer uma decoração com gesso pode ser a chave para tornar o ambiente aconchegante, sofisticado e moderno, tudo ao mesmo tempo.

Afinal, esse tipo de material pode incrementar texturas e cores em qualquer cômodo, deixando-os muito mais atrativos para quem mora ou visita o local.

É fundamental que o resultado combine com o todo, inclusive com o papel de parede personalizado 3d, além da personalidade de quem vive ou trabalha na área.

Neste artigo, acompanhe algumas dicas de como você pode usar o gesso em diversas finalidades para a decoração do seu lar. Confira!

1 – Divisão de cômodos com gesso

Uma forma de usar o gesso na decoração é para dividir ambientes. Seja com paredes inteiras ou para criar uma divisão entre o hall e a sala de estar.

Inclusive, fazer a construção de paredes ou corrimão vazado é uma sugestão para adicionar um toque inesperado ao design dos seus ambientes.

2 – Painéis de gesso 3D

O gesso 3d parede é excelente para dar destaque ou dar uma nova aparência a um cômodo. É um material fácil de aplicar, portanto, proporciona um resultado maravilhoso. 

Esse modelo pode ser comprado em placas prontas para a instalação ou então você pode adquirir os moldes de borracha e fazer as próprias placas. 

Para instalar, há duas opções: diretamente na parede ou em uma estrutura montada contra ela.

3 – Modelagem em sanca

A sanca trata-se de uma modelagem no forro do material para proporcionar uma iluminação diferenciada. 

Logo, o termo “sanca” é usado para denominar a modelagem feita no encontro entre a parede e o teto, podendo ser encontrado na versão teto de gesso para sala.

4 – Gesso na mobília

Trabalhar com móveis feitos com placas desse material acartonado ou comum também são uma opção para deixar o arranjo dos seus ambientes mais agradável.

A vantagem do gesso no mobiliário é que é possível variar os formatos e ainda aproveitar espaços de maneira que materiais como madeiras ou MDF não possibilitariam.

Conclusão

O gesso é um material bastante versátil, afinal, além de ser possível escolher uma textura, você pode ir além do branco natural. 

Para isso, basta preparar a superfície com um fundo para ele e, em seguida, pintar com um tom de sua preferência. Assim, a decoração se torna mais personalizada.