Projetos que você precisa conhecer para grandes construções

Grandes projetos de edificação exigem grandes projetos estruturais, não é verdade? Na hora de levantar uma obra de maior porte, portanto, é importante levar ainda mais aspectos em conta, sem falar nas questões que devem ser consideradas antes mesmo das obras começarem.

O tratamento da água e a construção de cortinas de contenção são procedimentos que fazem parte do cotidiano no setor da construção civil, especialmente de acordo com o tamanho da obra.

Desse modo, é importante conhecer mais sobre os projetos e as avaliações que devem ser feitas para assegurar resultados mais seguros e satisfatórios.

No artigo a seguir, acompanhe mais detalhes sobre o tema e saiba como alternativas práticas podem fazer toda a diferença no sucesso do empreendimento.

Tratamento da água

Tratamento de água e efluentes é indispensável e tem como principal objetivo tornar a água mais segura para uso em diferentes demandas.

Sendo a poluição da água um dos problemas mais preocupantes com relação a preservação do meio ambiente e também da saúde humana, o tratamento correto deve ser realizado de modo eficiente e resolutivo.

Os efluentes são os resíduos líquidos que acabam sendo lançados no meio ambiente por meio da ação humana, oriundos de esgoto doméstico, atividades relacionadas à agricultura e também à produção industrial.

Esses resíduos podem causar muitos problemas ao meio ambiente e até mesmo colocar espécies e ecossistemas em risco, o que faz do seu tratamento uma etapa impassível de negligência.

Antes de ser lançado na natureza, portanto, cada tipo de efluente deve ser tratado conforme sua carga poluidora e a quantidade de contaminantes em sua composição. Isso pode ser feito de diferentes formas, sendo as mais conhecidas o tratamento primário, o secundário e o terciário.

O primário, conhecido por separar a água dos sólidos variados que ficam em suspensão e flutuando sobre a superfície, é um procedimento físico-químico que possui como exemplo os seguintes métodos:

  • Gradeamento;
  • Decantação;
  • Flotação;
  • Separação de óleo;
  • Eletrocoagulação.

Outros exemplos são a equalização e a neutralização. Nessa última, é utilizada uma série de componentes químicos que conseguem neutralizar o pH dos efluentes, otimizando o processo de drenagem.

Vale lembrar que, porém, são necessárias as etapas secundárias e terciárias para a conclusão do tratamento e, portanto, para que os efluentes possam ser lançados na natureza sem oferecer riscos.

Consultoria de qualidade

Existem muitas questões importantes quando o assunto é a construção de um empreendimento ou de uma edificação de grande porte.

Afinal, tudo precisa sair como o planejado e todas as medidas de proteção e segurança devem ser otimizadas para tornar os resultados mais satisfatórios e ágeis.

Além disso, existem muitos assuntos que somente profissionais da engenharia civil são capazes de resolver da maneira mais apropriada e eficiente.

Isso porque eles saberão avaliar de forma profissional e atenta os possíveis erros durante a execução das obras, as propostas de conceito, os métodos sendo utilizados e até mesmo o custo-benefício dos produtos, materiais e da mão de obra.

Em primeiro lugar, as empresas de gerenciamento de projetos de engenharia devem analisar atentamente o projeto para elencar os riscos, as limitações, as possibilidades, as mudanças que podem contribuir para a agilidade da obra, etc.

Entre as maiores vantagens de optar por esse tipo de consultoria estão:

  • Assertividade com o projeto;
  • Menos desvios e imprevistos;
  • Projetos bem avaliados;
  • Custo-benefício de excelência.

Contenção

A Cortina atirantada é uma forma muito prática e eficiente na contenção de diferentes estruturas, tais como:

  • Concreto armado;
  • Concreto projetado;
  • Parede diafragma;
  • Perfis metálicos cravados.

Por meio dos tirantes, é possível realizar procedimentos importantes para o levantamento desse tipo de cortina, tais como a perfuração, a aplicação e a injeção.

Seja provisória (instalada no subsolo) ou permanente.  Ela é utilizada para conter grandes cargas e em solos mais instáveis.

Vale lembrar que sua execução deve seguir o sentido descendente, pois isso, permite que a retirada do solo por meio de etapas seja respeitada adequadamente, isso sem falar que evita riscos para a estabilidade do solo.

O mais fundamental para assegurar a qualidade dos resultados é o desenvolvimento de um projeto estrutural de primeira linha e a aplicação de métodos e materiais que contribuem diretamente para as demandas que precisam ser atendidas.

Além disso, é necessário fazer uso de serviços especializados e contratar apenas profissionais devidamente qualificados para as atividades desempenhadas no setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *