Ideias para a decoração em apartamentos pequenos

Nas últimas décadas temos vindo a ver nascer uma nova forma de viver os espaços e sobretudo o nosso lar. No Oriente é privilegiando o espaço, e devido ao numero alto da população, a mesma é forçada a dinamizar e a potenciar espaços pequenos.

Todavia, no Ocidente tem se assistido a uma mudança de comportamento. As pessoas estão a dar mais valor à qualidade de vida, e fazem escolhas. Escolhas essas que dão mais valor à poupança de dinheiro para fazer coisas como viajar ou pagar por experiências interessantes.

Em detrimento dos gastos em coisas, nomeadamente, objetos que não precisamos. Neste texto vamos falar de algumas dicas que pode colocar  em prática para decorar o seu apartamento, e rentabilizar o seu espaço. Para que se torne não só um espaço de conforto, mas também operacional.

1 –  Repensar as ideias que temos dos objetos

Neste primeiro ponto achamos de extrema importância falar sobre a forma como nós nos relacionamos com a quantidade de objetos que temos. Será que precisamos daquilo tudo? Por outro lado, grande parte de nossas casas, é reservada para acumular coisas. Coisas essas, que nunca usamos, e que roubam muito espaço de nossos apartamentos.

2 – Usar espelhos

É um truque muito usado em decoração. Usar espelhos em locais estratégicos, irá dar a ilusão de que o espaço é maior e mais espaçoso. Você pode colocar um espelho grande numa parede, ou pura e simplesmente brincar com formas. Pode falar com um especialista e mandar cortar pequenos espelhos, de várias formas. Irá conseguir transformar visualmente o espaço, e aumentar a sensação de espaço. Pode ainda conjugar com uma decoração, ou melhor ainda, com papel de parede. De asas à tua imaginação, e crie um espaço único e com o qual se identifique.

3 – Evite muita informação no mesmo espaço

Uma das formas de criar espaços limpos visualmente, é usar cores monocromáticas. Usa o branco, ou mesmo um bege, como cores de referência. Para além de ser uma imagem limpa visualmente, irás conseguir potenciar a luz natural, tão preciosa em espaços pequenos.

4 – Poucas paredes e ambientes interligados

Uma forma muito eficaz e prática de rentabilizar espaços pequenos é integrá-los. Você pode criar ambientes, por exemplo, na sala poderá criar uma linha ténue para a cozinha, como um balcão de bancos de pés altos. Ainda na sala poderá criar um ambiente de leitura, onde você pode determinar este espaço com uma estante de parede para livros, um puff para sentar, e uma planta para delinear este espaço.

 

5 – Plantas e Flores

Plantas valorizam muito um espaço, e além disso, você pode usufruir da cor delas para brincar com a decoração. Pode usar por exemplo uma planta trepadeira, pois assim, não ocupará espaço necessário para outras coisas. Se você tiver, por exemplo, uma área de passagem sem porta, poderá colocar nesse arco uma planta contornando a mesma. 

6 – Prateleiras e suportes suspensos

Com certeza você precisará de suportes para arrumar as suas coisas, como por exemplo, livros e peças de decoração. Ao instalar prateleiras na metade da parede para cima, irás conseguir rentabilizar o restante espaço. Se o espaço for muito pequeno, crie algum espaço entre as prateleiras para que não haja muita informação. Por outro lado, se os objetos forem de tamanho reduzido, já poderá diminuir mais a distância entre as paredes.

7 – Posters de Parede e Decoração sem furos

Para que crie paredes interessantes, mesmo quando não tem espaço para colocar nada nelas, sugerimos que aproveitasse esse espaço para criar dimensão e ilusão de espaço. Para isso, você pode usar Posters de parede e criar ambientes neutros e simples. Por outro lado, Decorar as paredes sem fazer furos permite-te instalar uma prateleira em locais mais adequados, do que ter por exemplo uma estante estática.

 

Esperamos que estas dicas te ajudem a repensar no seu espaço, e que possa sobretudo, criar um espaço harmonioso e em sintonia com as tarefas que executas dentro do teu apartamento. 

 

Texto produzido por: Neuza Mariano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *