5 itens úteis na infraestrutura de qualquer condomínio

Por mais que a vida em um condomínio seja muito mais prática para moradores, a administração destes locais é complexa.

Afinal, é preciso fazer a gestão financeira, de pessoal, de materiais e muito mais. É verdadeiramente comparável à administração de uma empresa!

Felizmente, é possível manter as instalações sob controle e sempre proporcionando benefícios aos condôminos: basta contar com uma infraestrutura básica e em bom estado de conservação.

Confira algumas opções para isto a seguir:

Redes de proteção

tela de proteção é um elemento que está praticamente sempre presente em condomínios, principalmente os verticais.

Feita de fibras de polímeros plásticos, ela evita um dos acidentes domésticos mais perigosos que há: as quedas, principalmente de crianças e animais de estimação.

Entretanto, o que nem todos consideram é que este item não é útil apenas em varandas e sacadas.

Quando o condomínio conta com um campo ou uma quadra poliesportiva, a rede de proteção para campo de futebol é extremamente útil.

Pois ela impede que a bola saia do espaço estipulado – o que, por sua vez, também pode causar acidentes perigosos.

Contudo, é importante ressaltar que não é indicado reaproveitar a rede da quadra em janelas.

Isto pois as versões projetadas para evitar quedas têm que ser muito mais resistentes. Do contrário, não surtirão efeito algum.

Circuito fechado de TV

Em condomínios de grande porte, pode ser muito difícil controlar as entradas e saídas em toda a sua extensão, bem como a movimentação em suas áreas comuns.

Felizmente, há uma solução criada especialmente para isso: o cftv (circuito fechado de TV).

Como o próprio nome diz, ele é composto por câmeras estrategicamente posicionadas, que são monitoradas por profissionais especializados em uma sala específica para isto.

Por mais que ele seja de grande ajuda, é preciso ter cuidado na escolha do sistema e em sua instalação. Em primeiro lugar, é importante preferir aqueles de marcas renomadas, como o Cftv alive.

Do mesmo modo, é fundamental tomar alguns cuidados básicos com as câmeras de segurança, tais como:

  • Escolher modelos com boa qualidade de imagem;

  • Posicioná-las de modo a evitar os pontos cegos;

  • Certificar-se de que elas estão em locais iluminados;

  • Fazer manutenções preventivas periódicas.

Deste modo, assegura-se de que elas estarão sempre em bom estado de funcionamento, e realmente colaborarão com a segurança do condomínio.

Cercas de proteção

Por mais que muros e grades regulares sejam bons inibidores de roubos e invasões, todo tipo de ajuda é bem-vindo quando o assunto é segurança patrimonial.

Assim, é interessante investir em reforços, tais como cercas elétricas e concertinas.

A maior parte das pessoas já conhece as primeiras: a corrente elétrica que passa por elas dá um pequeno choque em um invasor em potencial, sem feri-lo, mas forte a ponto de desencorajá-lo.

Sua popularidade faz com que haja várias empresas de cercas elétricas em sp e em outras localidades.

As concertinas, por outro lado, podem causar sérios ferimentos, pois consistem em espirais metálicas com lâminas cortantes. É justamente a perspectiva de tais lesões tende a desestimular as invasões.

Do mesmo modo, é perfeitamente possível combinar ambos e instalar uma concertina eletrificada. Além das tradicionais lâminas cortantes, há uma corrente elétrica que passa por ela, ajudando a repelir invasões.

Sensores de presença

Por mais que um condomínio conte com um circuito fechado de TV e com cercas para inibir invasões, é impossível ter olhos em todas as áreas comuns ao mesmo tempo.

Assim, é interessante instalar aparatos que automatizam a observação do que se passa nelas.

sensor de presença é uma excelente solução. Como o próprio nome diz, ele é capaz de detectar se há alguém em uma área reservada, disparando um alarme se isso acontecer.

Além de notificar o invasor de que ele foi detectado, os responsáveis pela segurança também são alertados da presença de alguém não autorizado, tomando as medidas cabíveis para tal.

Portaria remota

A portaria remota tem conquistado condomínios Brasil afora, substituindo modelos tradicionais e ajudando a cortar despesas.

Nela, ao invés de um porteiro fisicamente presente no local, o controle de entradas e saídas é feito a partir de uma base remota, com o auxílio de câmeras de segurança e interfones.

Deste modo, o custo é mais baixo, mas a segurança não é afetada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *