Conheça mais sobre os instrumentos de medição

Para que uma uma obra de construção civil seja executada da forma mais segura possível são utilizados equipamentos de diversas espécies.

E para que os equipamentos utilizados apresentem perfeita funcionalidade eles precisam passar constantemente por medição, a fim de verificar que eles estejam operando sob condições adequadas.

Conheça alguns equipamentos de medição para uso em obras:

Instrumentos de medição

Os instrumentos de medição são responsáveis por garantir que a obra será executada de acordo com as recomendações do projeto a fim de evitar erros e necessidade de refazer os serviços.

Os equipamentos mais comuns são:

1. Esquadro

Usado para medir o ângulo das paredes, que deve ser de 90º. Caso haja desníveis, a instalação do piso, portas e janelas pode ser prejudicada.

2. Suta e transferidor

Como a utilização desses dois aparatos se dá de forma unificada, eles são classificados juntos. A suta é uma espécie de lâmina acoplada a uma base.

Ela faz um movimento rotatório capaz de se ajustar a ângulos diversos. O transferidor é uma espécie de régua redonda usada para aferição de ângulos e arestas com precisão.

3. Trena a laser

A trena é um dos elementos mais úteis e versáteis de uma construção, pois serve para medir pisos, paredes, etc.

Para facilitar a medição, o laser alcança até 30 metros à frente e tem como vantagem não precisar do auxílio de outra pessoa, podendo ser realizado por um único profissional.

O equipamento conta ainda com um medidor de nível que garante que o aparelho esteja fazendo a medição da forma correta.

4. Taqueômetro

Esse é um aparato para medição de distâncias lineares no terreno. Deve ser usado antes da realização do projeto a fim de fazer a verificação geral da área para construção.

5. Paquímetro

Esse artefato é muito usado na parte de instalações da obra para medir canos, tubos, roscas, parafusos, pregos. Os modelos mais modernos podem conter um relógio, que ajuda na medição e interpretação dos resultados.

6. Escalímetro

O escalímetro é útil para a leitura de plantas a fim de realizar as instalações hidráulicas e elétricas. Também é útil na parte de conferência do serviço, para ver se foi feito conforme a especificação.

7. Medidor de umidade

Esse também é um dos Instrumentos de medição usados para conferência de serviços ao final da obra. Ele identifica pontos de problema com umidade, apenas com o uso do aparelho, sem necessidade de quebrar paredes.

Cuidados com os instrumentos

Para que os instrumentos ofereçam o melhor desempenho é preciso que passem por processos de verificação de eficiência e por calibração constantemente para que desníveis e avarias sejam evitadas ou corrigidas.

Para isso, os próprios equipamentos de medição precisam passar também por esse processo. Uma das técnicas disponíveis para isso é a Medição tridimensional metrologia.

Com o auxílio de aparelhos de medição computadorizada de alta precisão, os aparatos são medidos a fim de verificar seu tamanho, forma e outras características, reduzindo, assim, as falhas existentes.

Os dados medidos pelos sensores permitem o cálculo exato da dimensão das peças, mostrando se elas estão de acordo ou não com o desejado.

Além do uso na construção civil, esse procedimento é muito útil para medição de peças usadas nas indústrias automobilísticas, naval, metalúrgica e usinagem.

Outro procedimento essencial para manutenção dos equipamentos de medição é a calibração, que visa a correção de desnivelamentos e desgastes físicos dos aparatos.

A calibração é responsável pelo equilíbrio dos artefatos, proporcionando uma utilização adequada, de modo a não causar nenhum tipo de impacto no resultado final, devido a imprecisões dos aparelhos de medição.

O procedimento serve ainda para evitar erros e proteger, assim, a segurança da obra.

Os procedimentos de Calibração de equipamentos de medição envolvem:

  • Verificação regular dos equipamentos;

  • Utilização de padrões previamente estabelecidos nacional ou internacionalmente para regulagem e calibração;

  • Registro sobre a calibração executada;

  • Os equipamentos medidos por um aparato medidor desajustado devem ser submetidos a nova medição;

  • A situação de calibração deve sempre ser registradas por meio de uma identificação única.

Para fazer a calibração dos instrumentos utilizados em uma obra, é preciso contratar uma empresa especializada nesse serviço. No mercado existem diversas opções.

A construção civil precisa operar com equipamentos capazes de fornecer exatidão à execução dos processos, pois não podem haver erros em uma obra, sob risco de acidentes.

Para isso, são usados equipamentos de medição para garantir a precisão necessária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *