Itens essenciais para a construção civil

Dentro da construção civil, existe uma série de equipamentos e serviços que podem ser utilizados para facilitar o trabalho das pessoas.

Tais itens são capazes de melhorar o rendimento e a produtividade do trabalho, além de poupar certos esforços físicos. Com isso, uma obra pode ser entregue de uma forma muito mais rápida do que o previsto.

Nesse sentido, serão abordados equipamentos e serviços que são de grande importância no momento de uma construção, entre os quais se têm:

  • A locação de equipamentos;

  • A caçamba de entulho;

  • O içamento;

  • Os tratores retroescavadeiras;

  • As máquinas de terraplanagem.

Porque apostar na locação de equipamentos?

Antes de tudo, é preciso explicar porque, dentro de uma obra, o aluguel de equipamentos pode ser uma grande vantagem.

Entre os principais benefícios, destaca-se a economia de recursos promovida por essa ação, já que o custo de aquisição do maquinário e dos equipamentos necessários pode ser extremamente elevado, impactando as finanças das empresas empreiteiras responsáveis pela obra.

Assim, alugar equipamentos, eventualmente, pode ser uma ação bem mais em conta. Além disso, empresas especializadas em locação podem oferecer equipamentos modernos, sem defeitos e disponíveis a praticamente qualquer momento.

Alugando caçambas

O aluguel de caçamba preço é visto como um dos serviços mais indispensáveis para uma obra. Isso se justifica, pois, a empresa que oferece esse serviço é responsável por todos cuidados e manutenções que devem ser feitos na caçamba.

Além disso, a caçamba é capaz de retirar todos os entulhos e detritos que são expelidos durante uma obra e que podem atrapalhar o funcionamento do trabalho e das máquinas.

Outra vantagem é que um caminhão para caçamba de entulho leva o equipamento até a obra desejada, sendo a empresa locadora responsável pelo transporte, colocação, retirada e despejo do entulho da caçamba.

O que é o trabalho de içamento?

O içamento é um serviço feito por profissionais especializados de empresas de mudanças ou de transportadoras. Esse serviço consiste na ação de erguer, descer ou subir móveis e grandes objetos (que geralmente não conseguem passar por janelas e portas) pelo lado externo de prédios.

Assim, o serviço de içamento permite mudanças e o transporte de móveis para dentro de equipamentos. É importante dizer que o içamento pode ser feito por meio de janelas, sacadas ou do terraço do apartamento.

Com isso, é possível subir uma série de móveis como sofás, armários, colchões, cofres, pianos e entre outros. O valor do içamento varia conforme a complexidade do serviço.

A importância das retroescavadeiras

Um trator retroescavadeira se destaca por ser um tipo de trator que possui duas partes que realizam tarefas diferentes.

Na parte frontal existe uma grande pá capaz de transportar vários tipos de materiais dentro do canteiro de obras e na parte traseira existe uma espécie de garra responsável por escavar buracos e valas, assentar tubos e, até mesmo, demolir colunas, paredes, entre outros tipos de construções.

Por isso, uma retroescavadeira é uma máquina conhecida por ser multitarefa e é utilizada para uma série de serviços dentro de uma obra.

Para que serve uma máquina de terraplenagem?

O serviço de terraplenagem é o nome dado ao ato de terraplenar um terreno, ou seja, torná-lo plano e nivelado. Para que isso aconteça, são feitas uma série de técnicas tais como cortes e remoção de materiais em excesso de um local, além do aterramento de depressões. Assim, é possível aperfeiçoar terrenos e prepará-los para a obra.

Com o intuito de realizar a terraplenagem, são utilizadas várias maquinas terraplanagem, tais como: a escavadeira hidráulica, a carregadeira, a retroescavadeira, o rolo compactador, o trator agrícola e a motoniveladora.

A escolha da máquina ideal para o serviço de terraplenagem pode variar de acordo com cada tipo de obra, exigindo, portanto, que seja feita uma avaliação do solo da construção.

A escolha errada da máquina pode gerar grandes prejuízos no local que será feito trabalho, como a geração de muita sujeira, a qual pode atrapalhar e atrasar o serviço.

Além disso, a utilização de equipamentos muito grandes e pesados para um terreno pequeno pode prejudicar o desenvolvimento do trabalho.

Tendo em vista os assuntos abordados acima, verifica-se que o trabalho de construção civil não ocorre unicamente com mentes pensantes e braços, mas também com máquinas e equipamentos. Eles são essenciais para que tudo seja feito da forma mais profissional possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *