Itens essenciais para elevadores

Os elevadores surgiram depois da Revolução Industrial, no século XIX.

O equipamento pôde começar a transportar pessoas em 1852, quando um americano chamado Elisha Grave inventou o primeiro mecanismo de segurança para elevadores.

Hoje em dia, os elevadores são considerados um dos tipos de transporte mais seguros do mundo.

Confira a seguir algumas dicas importantes para a instalação de elevadores, de modo que sejam seguros e prontos para uso.

Como instalar espelhos?

 1. Fixa espelho

Os espelhos são itens, extremamente, comuns em elevadores. Essa tendência vem do fim da segunda guerra mundial, quando os prédios começaram a ficar mais altos e possuir elevadores mais lentos.

As pessoas ficavam irritadas com a demora para chegar ao andar desejado e essa insatisfação diminuía com a presença do espelho, que servia para entreter os usuários do equipamento.

Entretanto, os espelhos também tem outras funções, afinal são usados até os dias atuais, com elevadores rápidos. Primeiro, eles são de grande valia para pessoas com claustrofobia, que podem se sentir muito desconfortáveis dentro das cabines.

Os espelhos dão ideia de amplitude e diminuem esse desconforto. Em situações de acidente eles também são úteis, pois ajudam as pessoas a se organizar para encontrar uma solução.

O fixa espelho é um equipamento que garante a fixação adequada desse objeto no interior do elevador. Basicamente, é um resistente selante, aplicado com uma pistola comercializada junto a ele.

Para saber fixa espelho como usar, confira o passo a passo a seguir:

  • Cortar a ponta do cartucho;
  • Rosquear o bico aplicador;
  • Inserir na pistola;
  • Limpar com álcool espelho e elevador;
  • Aplicar o selante em filetes paralelos;
  • Junte as superfícies com 3mm de espaço.

Para a última etapa, recomenda-se que seja usado um espaçador de plástico. Quanto aos filetes espaçados, sugere-se que sejam filetes com espessura de 1cm, contendo um espaço de 10cm entre si.

2. Sinalização adequada

O elevador precisa ter uma placa informando qual a sua capacidade máxima, em número de pessoas e em peso. Essa medida é muito importante, pois ao sobrecarregar o aparelho ele pode ser danificado e acidentes podem acontecer.

3. Tapete para elevador

tapete para elevador possui a característica de ser antiderrapante, o que aumenta a segurança dos usuários diariamente.

Afinal, acidentes podem acontecer no momento de entrada e de saída de elevadores.

Esses tapetes costumam ser feitos de vinil e são voltados para o fluxo intenso de pessoas.

Eles podem ser lavados regularmente, o que elimina possíveis problemas de higiene com a sua utilização.

preço de tapete para elevador  é bem acessível e há a possibilidade de personalizar o apetrecho, algo ótimo para fazer a divulgação da empresa na qual ele está instalado.

Na maior parte das vezes, a confecção do tapete é feita a partir de um molde para aquele elevador em específico.

4. Interfone para comunicação de emergência

Um item essencial do sistema de segurança dos elevadores é o interfone. É uma forma de se comunicar com alguém que esteja dentro do equipamento, em situações de emergência.

Essa comunicação ajuda o usuário a manter a calma e não agir de maneira indevida.

Evite amassados e riscos

5. Capa para elevador

capa para elevador é usada no elevador de serviço, no qual são transportadas cargas.

A sua função é proteger o elevador contra riscos, amassados e manchas, pois as chances de acontecer algum acidente com as cargas é alta. Isso garante a melhor conservação do apetrecho.

6. Produtos de limpeza adequados

É um erro limpar o elevador com água, pois ele possui diversos componentes eletrônicos, o que pode resultar em acidentes. Procure usar produtos próprios para o aço inoxidável, garantindo uma limpeza mais segura e com melhor qualidade.

7. Comportamento adequado dos usuários

Por fim, é impossível não falar que a segurança e conservação do elevador também dependem muto daqueles que o frequentam.

Não adianta adquirir equipamentos como o protetor de elevador se as pessoas não respeitarem as regras e agirem com prudência.

Por fim, a dica é sempre procurar pelos melhores materiais para os equipamentos. Mesmo que o preço inicial seja mais elevado, a durabilidade dos produtos o tornarão mais vantajoso a longo prazo.

Os cuidados com instalação também são cruciais, então sempre se informe sobre o produto antes de realizá-la.