Janelas e portas para ter mais segurança e conforto no ambiente

Construir e reformar são sempre atividades desafiadoras e, ao mesmo tempo, muito divertidas, pois permitem a criação de espaços que acolherão pessoas, construirão histórias e transformarão vidas e ambientes.

Devido a isso, todas as etapas e processos são importantes e merecem ser respeitados, projetados e desenvolvidos com atenção e respeito ao todo. Dessa forma, um dos itens que precisam ser projetados desde o início e que fazem toda a diferença são as portas e janelas.

Desde a planta, esses objetos precisam estar sinalizados, bem posicionados e pensados para que os espaços sejam ainda mais valorizados. Com eles, é possível proporcionar ambientes mais:

  • Seguros;
  • Iluminados;
  • Confortáveis;
  • Aconchegantes;
  • Bonitos.

E como estão presentes na planta, os seus modelos e acessórios precisam ser pensados logo no inicio para que haja uma coerência tanto nas funções que são desenvolvidas por eles quanto na decoração de cada espaço.

Por isso, mesmo sendo algo estrutural e necessário na maioria das plantas, as portas e as janelas não são tão simples assim de serem elaboradas e inseridas no projeto.

Por isso, para contribuir com esse processo de pesquisa e escolha dos materiais e acessórios ao longo do texto, há algumas dicas que podem contribuir e tornar esse processo mais criativo, simples e divertido de ser realizado.

Portas

As portas servem para tornar os ambientes mais reservados, seguros e também para delimitar os espaços, por isso, tanto em projetos residenciais quanto comerciais, a sua utilização é necessária.

Devido a isso, a demanda por procura é alta, o que fez com que o mercado nessa área desenvolvesse diversas opções tanto de abertura quanto de modelo para serem utilizadas nos projetos, atendendo, assim, todas as demandas do mercado.

Um dos modelos é a porta de vidro de correr, que serve para ser utilizada tanto em varandas como em sacadas e tem como principal diferencial a quantidade de espaço reservado para sua instalação.

Por ser de correr, esse modelo ocupa menos espaço que os modelos mais tradicionais, o que faz com que seja a escolha ideal também para ambientes em que não há muito espaço.

Já o vidro tem como vantagem a iluminação, aumento da perspectiva do ambiente e conforto com a entrada da luz, além da elegância e delicadeza que confere à decoração do ambiente.

Janelas

As janelas são os objetos principais para que o ambiente não fique escuro ou sem vida, mas, por permitirem a passagem da luz e do ar, elas também podem ser um acesso mais fácil para invasões.

Pensando nessa segurança, foi desenvolvida a janela de blindex, que quando fechada impossibilita a sua quebra até mesmo com armas de fogo, pois o vidro é de segurança e altamente resistente, sendo utilizado em diversos outros contextos.

Mas quando o investimento em uma janela com alta segurança não é viável, principalmente no projeto orçamentário, há outras alternativas que são possíveis, uma delas se refere às grades de segurança e proteção e a outra remete às esquadrias metálicas, que servem tanto de suporte quanto de proteção ao ambiente.

Acessórios para ambientes

Focando ainda na segurança e na decoração do espaço, é possível unir essas duas características investindo em acessórios que complementam a funcionalidade desses objetos.

Um desses acessórios, para janelas e portas de vidros, são as persianas, que promovem a proteção contra o sol intenso, tornando assim o ambiente mais agradável e propicio para ser frequentado, além de preservar a privacidade do espaço, impossibilitante a visão de pessoas passando na rua, por exemplo.

Por isso, a persiana vertical é uma das principais alternativas para as empresas que possuem a tendencia de criar ambientes mais abertos e transparentes, tornando o projeto de comunicação mais fluido, mas que, ao mesmo tempo, em algumas situações, necessita de ambientes mais reservados para assuntos mais confidenciais.

Complementando isso, há a persiana vertical com blecaute, que tem uso residencial em sacadas e varandas para tornar o ambiente mais confortável nos horários de descanso.

Para finalizar, o mercado desenvolveu um outro método para proporcionar sombra em ambientes mais abertos e espaços mais confortáveis aos seu moradores ou visitantes.

Localizadas principalmente em varandas e sacadas, há as coberturas, que protegem contra o sol intenso, vento forte e também chuvas.

Para gerar ainda mais conforto e controle, há o modelo de cobertura abre e fecha preço Em dias mais frescos, por exemplo, é possível não utilizar esse recurso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *