Laudos que devem ser considerados em uma obra

Conhecemos a construção civil e muito de seu trabalho. É ela quem constrói todos os tipos de edificações, casa, prédios, indústrias, pontes, rodovias, estradas e muitos outros utilitários para a nossa sociedade.

No entanto, como é um segmento muito abrangente, que acaba se encontrando com outros diversos, é necessário ter planejamentos, formas de conciliações e muitos outros tipos de estratégias possíveis.

E uma das ramificações mais presentes que anda juntamente com a construção civil é a engenharia ambiental, área totalmente voltada para o meio ambiente e todos os seus estudos e pesquisas.

Ou seja, para que seja possível construir, há diversos laudos a serem requeridos, pois como é algo muito grande que irá acontecer, os construtores deverão evitar ao máximo prejudicar o meio onde a obra irá ocorrer. Para saber mais sobre, acompanhe o texto e confira.

Licenciamento ambiental

Primeiramente falaremos sobre o licenciamento ambiental, que é feito por empresas especializadas no segmento do meio ambiente, como já explicamos.

O licenciamento é um procedimento administrativo que proporciona um documento legalizando diversos serviços.

Alguns deles são a localização, instalação, ampliação e também direção de diversos tipos de atividades que de algum jeito causam danos relacionados à natureza.

Seu objetivo é expedir uma licença em que irá dar todas as condições, restrições e medidas controladoras que devem ser obedecidas em lei pelos realizadores da construção.

Ou seja, uma empresa de licenciamento ambiental deve ser procurada quando alguma atividade que é considerada potencialmente perigosa e poluidora for ser produzida por algum tipo de empresa.

Há quatro tipos de licenças, e são elas:

  1. Licença prévia;
  2. Licença de instalação;
  3. Licença de operação;
  4. Licença de pesquisa sísmica.

A licença prévia é concedida já na fase de planejamento do empreendimento. Sua localização e concepção serão aprovadas, juntamente com a viabilidade ambiental que deve ser estabelecida para que seja possível conseguir as outras licenças.

A de instalação proporciona a autorização da instalação do projeto em si, sempre claro, incluindo todas as medidas de controle e condições que nesse momento já foram dadas e também em certa parte aplicadas.

A licença de operação já é a fase de funcionamento do local, que poderá iniciar suas atividades contanto que siga todas as regras.

E por fim, a licença de pesquisa sísmica é necessária quando pesquisas marítimas e em zonas de transmissão devem ser feitas.

Enfim, essas licenças podem ser aplicadas de forma separada, ou seja, somente as que forem necessárias ou juntas. Isso dependerá da necessidade e da situação atual da empresa e da solicitação.

Relatório preliminar

Conhecido também como RAP, o relatório ambiental preliminar ajuda na análise de viabilidade ambiental, enfatizando sempre a interação entre os elementos físicos biológicos, socioeconômicos e urbanísticos.

Ele costuma ser feito antes da licença prévia, e é o estudo preliminar sobre todos os aspectos que irão envolver toda a região que será de certa forma, modificada por estabelecimentos que querem construir e ampliar.

Sua abordagem se confere em um diagnóstico simplificado de toda área e seu entorno, sempre falando sobre todos os tipos de propriedades e características possíveis do local por inteiro e suas dificuldades e facilidades.

Sondagem e estudos

E, para que seja possível fazer todas as análises e estudos que falamos no decorrer do texto, é necessário contar com a topografia, que é a ciência que estuda todas as características da superfície de um território.

Nesse estudo é possível entender se o relevo do terreno é baixo, alto, se possui algum declínio ou outros tipos de acidentes geográficos que podem estar naquele lugar. Ela deve ser feita sempre, e possui muitos serviços.

O mais conhecido é a sondagem a percussão SPT que é um processo de reconhecimento do subsolo. Esse tipo de ensaio é feito a partir de uma penetração no solo para reconhecer seu corpo e propriedades.

Com esse procedimento de perfuração e cravação é possível coletar amostras do terreno que irão apontar todas as suas propriedades, e assim os profissionais saberão como é o tipo de solo que estão lidando e quais as melhores opções de fundação deve ser estruturada para ele.

Ou seja, há diversos estudos antes de se construir e começar uma obra, pois tudo deve ser feito de uma forma bem detalhada e delicada, para que não haja nenhum problema estrutural, muito menos ambiental.