Manutenções necessárias em uma estrutura

A casa em que vivemos é um reflexo de nossos sentimentos e percepções que comandam grande parte do funcionamento da nossa estrutura física e emocional. Por este motivo, é possível afirmar que nossas casas ajudam a prolongar nosso “bem-viver”.

Isso ocorre porque as residências são reflexos dos sentimentos e gostos pessoais dos moradores. Por essa razão, o lar é um ambiente de descanso e motivação, muito importante para repor as energias.

Por isso, realizar reformas na estrutura é uma opção excelente de deixar o ambiente ainda mais bonito e propício para uso.

Dicas importantes para reformas em residências

O lar é o centro da vida, o local que se recorre todos os dias para descansar e realizar os afazeres pessoais. É nele que as pessoas começam o dia e o terminam.

Portanto, é muito importante que os moradores se sintam bem nesse espaço. Ter uma casa confortável auxilia nas tarefas do dia, além de melhorar a satisfação pessoal e a produtividade interna.

Para quem planeja realizar uma reforma na residência, é preciso criar um planejamento orçamentário e realizar pesquisas de materiais para a estrutura.

Existem vários fatores para se atentar no meio de uma reforma, principalmente no que diz respeito a pisos e revestimentos.

Assim, ao definir um orçamento, é recomendável separar um dinheiro extra para gastos inesperados. Em seguida, deve-se priorizar quais mudanças precisam ser feitas imediatamente e o que é possível viver sem.

A importância dos pisos e revestimentos

Como mencionado, os pisos e revestimentos são muito importantes para uma estrutura. Isso porque eles são os responsáveis por suportar os móveis além de contribuir profundamente para a ambientação do local.

Nesse cenário, é possível contar com diversos modelos de pisos, sendo que os mais utilizados no mercado atual são:

  • Cerâmicas;
  • Porcelanatos;
  • Laminado de madeira;
  • Granito;
  • Mármore;
  • Piso Vinílico.

De um modo geral, o piso de cerâmica é o mais conhecido e usado no Brasil. São encontrados de vários tamanhos, texturas, qualidades e valores, podendo ser utilizados em áreas internas e externas.

Vale mencionar que para esse modelo, a escolha para o tipo de ambiente é feita de acordo com a resistência à abrasão.

Já o piso porcelanato é produzido em massa única na sua coloração e com matérias-primas nobres. Pode ser semi-polido, polido e com peça rústica. Também há os porcelanatos esmaltados e os porcelanatos digitais polidos com a mais alta qualidade e com várias texturas, principalmente imitando madeiras, mármores e granitos.

O piso laminado de madeira tem esse nome porque são constituídos de lâminas de madeira. É um tipo de piso flutuante por não ser colado no contrapiso.

Sua colocação é simplificada pois eles são assentados sobre manta, em sistema de encaixe e presos pelos rodapés que são colados. Nesse modelo pode ser feita a Restauração de piso de madeira preço, além de ser sustentável por ser originado de madeira reflorestada.

Já o granito é uma pedra muito indicada para pisos devido a sua beleza, resistência e durabilidade. São utilizados desde residências até em locais com grande movimentação de pessoas como shoppings, supermercados, aeroportos, etc.

O mármore é uma rocha metamórfica, composta principalmente por minerais de calcita com coloração mais uniforme e formação de veios definidos.

Por fim, o piso vinílico é um piso produzido com resina de PVC, com estampas que imitam madeiras e formatos de réguas com dimensões que variam de um fabricante para o outro.

De modo geral eles são instalados com o sistema de encaixe macho-fêmea sobre a manta e são indicados para áreas internas de menor tráfego.

Quem realiza uma reforma, transforma a si

Depois de definir qual piso utilizar na estrutura da residência, é hora de pensar na reforma das paredes. Um método atual muito eficiente de pintura de paredes é o processo que utiliza o princípio elétrico de atração e repulsão de cargas elétricas.

Para realizá-lo, no entanto, é preciso contar com um Equipamento pintura eletrostática a pó. Assim, investir nesse equipamento para a reforma pode ser uma ótima opção, já que vai prolongar a vida útil de todas as pinturas feitas por ele. Além disso, ele pode pintar móveis e outros itens, causando efeito de novo.

A reforma na cozinha é um dos pontos mais importantes da casa, após decidir sobre o piso, deve-se pensar sobre armários e acessórios, tudo isso de acordo com o orçamento e estilo de vida.

Uma boa dica para a cozinha é investir em vidros temperados, já que são fáceis de limpar e são eficientes. No restante, é recomendável contratar profissionais especializados para aplicar todas as reformas no lar.

Nas salas, pode ser interessante investir em um Forro de gesso tabicado. Essa reforma afasta centímetros de parede, criando um pequeno vão entre ela e o teto, passando a impressão de que o teto é flutuante.

Em comparação com a reforma da cozinha, a do banheiro é mais fácil de estimar e realizar, desde que não envolva mudanças complicadas no esgoto e no layout elétrico da casa. Uma dica legal é investir em espelhos decorativos, acessórios que mudam todo o visual do espaço.

Assim, para que a reforma seja perfeita, é preciso contar com bons profissionais e investir em soluções de ótimo custo-benefício, como as citadas acima. Dessa forma, o ambiente ficará de cara nova, transmitindo bem-estar e satisfação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *