Materiais necessários para uma boa construção

Uma série de utensílios e técnicas, podem (e devem) ser utilizados para que haja sucesso em qualquer empreendimento da construção civil.

Ou seja, para alcançar ótimos resultados, uma obra precisa estar comprometida com o uso de boas ferramentas, pessoal preparado e, claro, métodos de trabalho que agilizem o processo sem comprometer a qualidade.

Ao escolher as melhores formas de construir, com qualidade e economia ao mesmo tempo, deve-se estar atento a alguns itens importantes.

Por exemplo: você sabia que utilizar estruturas pré-fabricadas é uma alternativa cada vez mais difundida no Brasil?

Além disso, determinados materiais são frequentes na obra e garantem que ela se torne, finalmente, o empreendimento desejado.

Muitas pessoas não dão a devida atenção a esses produtos ou sequer os percebem, mas eles fazem toda a diferença na construção civil.

Nesse artigo, você vai conhecer mais sobre essas ferramentas e ainda vai obter informações esclarecedoras sobre:

  • Estruturas pré-moldadas;
  • Laje alveolar;
  • Fios e cabos na instalação elétrica;
  • Importância da matéria-prima.

Praticidade e segurança: lajes pré-moldadas

Todo tipo de construção precisa de uma laje bem esquematizada e escolhida especificamente para o uso desejado.

Isso porque as estruturas laminares que a compõem são empregadas como forro, cobertura ou até mesmo piso da edificação. Nesse contexto, laje pré moldada vem como uma opção resistente e viável financeiramente.

Composta por vigotas pré-fabricadas de concreto estrutural e por lajotas (ou tavelas), esse tipo de estrutura pode ser armado em uma ou duas direções.

As lajotas são intercaladas e recebem sustentação, por meio do conjunto criado com a inserção de uma camada de concreto, conhecida como capa.

As lajes pré-fabricadas podem ser produzidas em canteiros de obra, quando sua fabricação obedece rigorosamente às condições de controle e qualidade exigidas pelos órgãos responsáveis e também pode ser obtida industrialmente.

Alternativas e vantagens

Um produto bastante utilizado no setor de lajes pré-moldadas é laje alveolar, encontrada em shopping centers, estacionamentos, universidade, hospitais e outros tipos de edificações.

Composta de painéis pré-fabricados de concreto protendido, essa estrutura apresenta alto desempenho e a resistência necessária, para atender aos critérios da construção civil.

De acordo com o desejado, esses painéis podem variar de tamanho e desempenho. Entre as maiores vantagens estão:

  • Pode ser industrializado;
  • Gera mais velocidade na execução;
  • Obedece controle de qualidade;
  • Produzido de forma enxuta;
  • Dispensa serviços na construção.

Conectando soluções: fios e cabos importantes

Além da laje, outros recursos são fundamentais e estão disponíveis no mercado da construção civil, em vários tipos e com diversas funcionalidades.

Fios e cabos, por exemplos, são mais do que indispensáveis dentro de uma edificação. Vale lembrar que, antes de começar a utilizar determinados produtos na obra, é preciso conferir se eles são atestados pelo Inmetro.

Esta informação, que vem contida na embalagem. Depois de verificado isso, basta lançar mão desses materiais, que facilitam o trabalho e garantem bons resultados na estruturação elétrica.

Existem vários tipos de cabos e fios, que devem ser escolhidos conforme a necessidade. Seja de qual tipo for, esses aliados da construção são expressivamente significativos com relação ao seu uso e à quantidades exigidas.

Motivo pelo qual vale muito a pena avaliar a compra com responsabilidade e atenção. Portanto, contratar o serviço de distribuidora de fios e cabos pode ser uma excelente opção.

Matéria-prima fundamental

Quem já viu um canteiro de obras ou visitou esse tipo de estrutura pessoalmente, sabe que materiais como areia, cascalho, cimento e terra, são tão importantes que devem ser adquiridos em grande escala.

Além disso, toda matéria-prima que será utilizada com frequência, deve estar disponível para uso dos trabalhadores a todo instante. Por isso, carrada de areia é um dos itens mais encontrados nas edificações em geral.

Seja na construção de uma casa, de um prédio ou de um estabelecimento variado, ter uma grande quantidade de determinadas substâncias, como saco de cimento, é o que vai garantir a rapidez do processo.

E, claro, a certeza de que a obra foi erguida com os materiais devidamente preparados. Com medidas facilitadoras e materiais de alta performance, qualquer obra consegue alcançar melhores resultados.

Pois, os funcionários poderão desempenhar suas funções com mais qualidade a competência. Isso vai gerar um empreendimento seguro, bonito e que obedece a todas as normas existentes na construção civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *