Medidas importantes para o combate de incêndio

Ter um bom projeto contra incêndio é algo essencial dentro de uma edificação, seja ela de origem comercial ou residencial. Por isso, entender quais são as medidas que podem ajudar em um possível combate às chamas é algo fundamental.

O Detector termovelocimétrico endereçável, por exemplo, é um dispositivo que serve para emitir alarmes de incêndio, mesmo em situações em que não há presença de fumaça, ou seja: um acessório realmente muito importante.

Além desse detector, extintores, hidrantes, conjuntos, portas do modelo corta-fogo, centrais de alarme de incêndio e outros sistemas inteligentes também fazem toda a diferença.

Se você tem um projeto residencial ou comercial e deseja aumentar o nível de segurança patrimonial dessas edificações, saiba que esse artigo pode te ajudar. Confira algumas medidas importantes para o combate de incêndio!

Detector termovelocimétrico endereçável

Identificar um incêndio no princípio é algo que pode salvar vidas. Neste cenário, itens como o Detector termovelocimétrico endereçável cumprem muito bem esse papel.

Isso porque, na prática, esse detector é capaz de identificar um incêndio, mesmo que não haja sinal de fumaça na edificação por conta de alguma particularidade ambiental ou situação semelhante.

Esse equipamento é programado para emitir o alarme de incêndio, de acordo com a temperatura do ambiente. Quando a média passa dos 68º C (padrão definido pelas normas regulamentadoras), o disparo é feito.

Está na dúvida se o Detector termovelocimétrico endereçável é o ideal para seu projeto? Dê uma olhada nas situações abaixo e avalie as indicações:

  • Deve ser usado em edificação ampla como muitos equipamentos;

  • Cozinhas industriais e cozinhas de forma geral;

  • Locais com bastante variação de temperatura;

  • Reforço para sistemas que podem ser falhos.

Instalação de sprinklers

Conhecidos pelo controle eficiente no combate a incêndio, os sprinklers são componentes que fazem parte de um sistema que descarrega água caso seja detectado foco de incêndio.

Essencialmente, esse dispositivo é composto por um bulbo de vidro sensível ao calor e, quando acionados, produzem um jato de água que pode ser muito eficaz no combate a incêndio.

Diante da funcionalidade e eficiência, a Instalação de sprinklers pode ser uma medida de combate a incêndio bem interessante.

Um diferencial desse sistema anti incêndio é que ele funciona sem a necessidade de ação humana imediata, ou seja, é um equipamento que compõe um sistema de inteligência na proteção contra incêndio.

Assim como outros detectores, esse dispositivo abre automaticamente quando a média da temperatura ambiente ultrapassa os 68º C.

Aterramento spda

Fundamental em projetos de segurança, não só de proteção contra incêndio como também de descargas elétricas, o sistema de Aterramento spda, também conhecido por Sistema de proteção contra descargas atmosféricas, é uma exigência do próprio Corpo de Bombeiros nas edificações comerciais.

Esse sistema, regulamentado pela NBR 5419/2005 da Associação Brasileira de Normas Técnicas, têm essencialmente as seguintes finalidades:

  • Evitar/reduzir impacto dos efeitos de descargas atmosféricas;

  • Reforçar a proteção contra incêndios;

  • Evitar explosões;

  • Preservar a vida das pessoas e animais no interior da edificação.

Considerando que as descargas elétricas podem atingir equipamentos eletrônicos e afetar a rede elétrica de um projeto e isso pode gerar situações de curto-circuito, o Aterramento spda é uma medida protetiva fundamental.

Na prática, esse sistema tem capacidade para desviar as cargas elétricas, por meio de um conjunto de componentes, de modo que elas não atinjam a edificação.

Central de alarme de incêndio

Centrais de alarme de incêndio são dispositivos fundamentais na identificação de incêndios e emissão de alertas.

Esses itens são obrigatórios em edificações comerciais, pois como o próprio nome sugere, uma Central de alarme de incêndio é o centro da operação que identifica todos os possíveis princípios de incêndio, por meio detectores.

Por causa desse item, colaboradores e ocupantes de uma edificação são avisados em situações de emergência e podem escapar em tempo hábil.

Extintor de incêndio

Obrigatório nas edificações comerciais, dispositivos como os extintores de incêndio são indispensáveis em um sistema de segurança.

Existem vários modelos de Extintor de incêndio, mas, independentemente das variações, esse é um item que pode controlar o princípio das chamas, apagar pequenos incêndios e ser muito útil até a chegada dos bombeiros.

Para complementar o potencial dos extintores, mangueiras e hidrantes também são equipamentos indispensáveis. Geralmente, esses dispositivos ficam localizados em caixas identificadas na cor vermelha, que serve justamente para sinalizar sua utilidade.

Do Hidrante de água que envolve a mangueira aos detectores de fumaça, essas são as principais medidas de proteção contra incêndio que devem constar no plano de segurança do seu projeto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *