Melhorando a estrutura do seu telhado

A estrutura de um telhado é um dos itens mais importantes para a estruturação e acabamento de um projeto. Isso porque o telhado tem como objetivo proteger o ambiente de intempéries e atuar como um regulador térmico.

Nesse contexto, é necessário criar uma estrutura que suporte o peso de todos os componentes, além dos ventos e das chuvas. Geralmente, são utilizadas estruturas de aço ou madeira. Outra opção é utilizar uma estrutura metálica.

Confira no artigo abaixo alguns materiais que podem ser utilizados na construção do seu telhado de forma a deixá-lo muito mais resistente e bonito.

Estrutura metálica

A estrutura metalica ainda está em processo de inclusão no mercado brasileiro. Apesar disso, é um modelo que possui muitas vantagens como a rapidez na instalação e uma estética diferenciada..

Esse modelo de estrutura é muito utilizada em fábricas e galpões, necessitando apenas uma montagem no canteiro. Com isso, evitasse qualquer tipo de desperdício.

Outro ponto relevante é que ela ajuda com a preservação do meio ambiente, não sendo necessário realizar desmatamento de árvores para esse fim.

Desse modo, estão entre as principais vantagens desse material:

  • Ser mais leve que outros;

  • Prazo curto de execução;

  • Ajuda na preservação do meio ambiente;

  • Garantia de qualidade e resistência para a estrutura.

Assim,vale destacar que a estrutura metálica para telhado possui um curto prazo para a montagem e desmontagem, sendo possível prepará-la no início de uma obra.

Isso ocorre porque o item possui uma organização prática, com peças semi prontas. Por este motivo, só é necessário o encaixe das peças com parafusos e alguns processos de soldagens.

Da mesma forma, o item pode ser desmontado e reutilizado em outro local, trazendo ainda mais economia e otimização durante o processo de construção.

Manta térmica

É possível colocar ainda uma subcobertura nos telhados e/ou coberturas, trazendo conforto térmico, independentemente da estação.

A manta termica é o item utilizado para esse fim. Ela feita com duas faces de alumínio, obtendo uma camada de malha para ajudar com a estabilidade e duração do produto.

Esse produto geralmente é utilizado em casa, galpões, lojas, escritórios, hospitais e containers, exatamnete por impedir radiações do calor ou escape dos ventos.

Além disso, ela ajuda a manter um conforto acústico, evitando a propagação de ruídos externos.

Desse modo, vale destacar que o Isolante térmico para telhado também ajuda a evitar entrada de insetos e infiltrações, por ter uma aplicação de ponta a ponta.

Silicone

Já os problemas de infiltrações podem ser resolvidos em até 100% com o uso de silicone. Essa é uma opção nova e definitiva e tem como intuito evitar qualquer tipo de problema no telhado.

De modo geral, o silicone é utilizado na parte superior da estrutura e apresenta características como ser leve e não apresentar nenhum tipo de risco para a estrutura.

Uma das vantagens deste produto, além do custo e a rapidez da aplicação, e a secagem rápida que garantirá certa impermeabilização do local.

Telhas

Os telhados de prédios, residências e comércios costumam sofrer durante um período de chuva ou de sol forte, por exemplo.

Independente do material, com o tempo a estrutura pode ficar comprometida devido à exposição constante vindo a apresentar trincas ou fissuras.

Por esse motivo, é importante entender tudo sobre esse produto. O ideal é esclarecer mais dúvidas diretamente com um engenheiro ou arquiteto, que será responsável pelo planejamento do projeto.

Independente do ambiente, é possível planejar tudo considerando aspectos como a aparência e o preço. Desse modo, atendendo todas as necessidades do ambiente e garantindo a qualidade da estrutura.

Com a escolha correta, em um local em que é necessário preservar a temperatura interna, por exemplo, é possível encontrar telhas adequadas para proporcionar o conforto térmico e ainda o isolamento acústico – se for necessário.

Confira mais opções abaixo.

1. Telhas ecológicas

Este produto possui uma matéria prima de reciclagens, poupando o meio ambiente de agressões constantes.

Como o aquecimento global e as grandes mudanças de climas, o mercado vêm se adaptado para produzir materiais que não agridam tanto o ambiente. Com isso, foi possível desenvolver esse produto que não agride o ambiente e ajuda na conscientização.

Mesmo tendo diversos bens ecológicos, essas telhas também podem ser reutilizadas por ter uma durabilidade muito maior que as telhas comuns.

2. Telha branca

Para quem procura refrescar o ambiente com uma solução de baixo custo pode contar com o modelo de telha branca.

Foi comprovado por uma faculdade americana que pintar os telhados com cores claras ajuda com a redução de até 60% das temperaturas. Assim foi desenvolvida a telha branca.

Esse item ajuda com a redução do consumo de energia, evitando a necessidade de aparelhos como ar condicionado e ventilador, por refletir raios solares e fazendo uma absorção do calor.

3. Telha de PVC

Esse modelo é leve e possui um tamanho proporcional, o que ajuda a aproveitar todo o material.

Entre os modelos é possível encontrar esse produto liso, ondulado, entre outros formatos. Eles ainda possuem algumas variedades de cores e são extremamente resistente aos intempéries possuindo uma excelente vedação.

As cores das telhas podem se aproximar muito das telhas cerâmicas e agregam beleza para as construções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *