Móveis de Design: como e porque decorar com essas peças famosas

O termo “Móveis de Design” é bastante utilizado quando o assunto é decoração, mas será que todos sabem ao certo o que significa?

Quando dizemos que uma peça é “de design”, significa que é algo moderno e atemporal, que foi desenhado entre 1920 e 1970 . São móveis que viraram clássicos da decoração e hoje são reproduzidos em diversos lugares.

Porque ter móveis de design

Os móveis de design foram desenhados por arquitetos e designers da época, que acabaram ganhando fama pelo sucesso de suas criações. Por exemplo: Eero Saarinen, Arne Jacobsen, Le Corbusier, Eero Aarnio, Charles Eames, Mies Van der Rohe e muitos outros. Cada uma dessas criações foi pensada com um objetivo distinto, ou seja, para atender a algum desejo ou necessidade específicos. 

Cada peça ressalta os materiais usados na época de sua criação. Suas formas criativas e inovadoras fazem com que, mesmo depois de muitas décadas, ainda sejam móveis modernos e encantadores, e por isso tão cobiçados no mundo da decoração.

O mais interessante sobre os móveis de design, é que por trás de cada forma e material diferente, há uma grande história. A fama dessas peças é resultado da mente brilhante do arquiteto ou designer que um dia sonhou com elas. Em outras palavras, ter um móvel de design em casa é, além de agregar beleza e funcionalidade ao ambiente, contar uma história marcante!

Entre os móveis de design mais conhecidos, estão:

– Poltrona e Puff Charles Eames

– Poltrona Barcelona

– Mesa Saarinen de Jantar

– Poltrona Bubble

– Poltrona Womb

Poltrona e Puff Charles Eames

Criada pelo casal Charles e Ray Eames, a Poltrona Charles Eames é uma das mais famosas (se não a mais famosa) no design de mobiliário. Quando a criaram, o casal Eames queria proporcionar aos usuários, acima de tudo, conforto! O objetivo era que a poltrona se parecesse com uma luva de beisebol: calorosa e receptiva.

Os pés e a ligação do assento ao encosto são feitos em alumínio, material elegante e de alta resistência. Para trazer uma sensação de aconchego, o restante do revestimento externo foi feito em madeira.

Charles e Ray gostavam de misturar o moderno ao simples, a tecnologia ao artesanato. Essa poltrona acompanha também um puff (apoio de pés), que é a chave de ouro para o extremo conforto. 

Poltrona Barcelona

O arquiteto Mies Van der Rohe criou a Poltrona Barcelona em 1929, com a participação da arquiteta Lilly Reich. Os dois se conheceram durante uma feira profissional, em 1926.  Essa poltrona foi originalmente desenhada para a Realeza Espanhola: o Rei Afonso XII e sua esposa, Ena. 

O principal objetivo de Mies Van der Rohe e Lilly, era proporcionar ao rei e à rainha o máximo de conforto possível, somado a uma elegância singular e inédita. Como resultado, a peça se tornou muito famosa e hoje é usada em diversos tipos de projetos, tanto residenciais como comerciais.

Mesa Saarinen de Jantar

Ao criar a Mesa Saarinen, Eero Saarinen buscava por algo inovador e sem linhas retas, ou seja, uma forma única. E ele conseguiu!

Seu formato ficou parecido a um caule de flor, e por isso também é conhecida por “Mesa Tulipa”. A base foi feita em alumínio fundido, acabado com pintura automotiva. O tampo pode ser em mármores, granitos ou madeiras. Há opção para todos os gostos.

O mais interessante sobre o formato da base, é que ele permite acomodar mais cadeiras em volta. Além de diferente, muito funcional. A mesa Saarinen é feita nos formatos oval ou redondo, e é importante observar que o formato do pé acompanha o do tampo.

Posteriormente, Saarinen criou também a linha de mesas de centro e laterais, que também se tornou um sucesso.

Poltrona Bubble

A Bubble Chair foi criada em 1968 pelo arquiteto finlandês Eero Aarnio, a partir de sua outra criação, que foi a Ball Chair. 

Ao desenhar a Ball Chair, Eero Aarnio pretendia criar uma “Grande Cadeira” que proporcionasse, além de conforto, privacidade para quem se sentasse nela. Afinal, era uma bola oca, estofada por dentro e com a abertura para o assento.

Depois disso, ele quis ter luz e claridade dentro da poltrona, então decidiu fazê-la em acrílico transparente.  Para reforçar ainda mais a ideia de leveza que Eero queria, ele resolveu inovar e deixa-la suspensa. Foi assim que surgiu a Bubble Chair, pendurada no teto por uma corrente de aço, ficando leve e transparente como uma bolha de sabão.

Poltrona Womb

A Womb Chair foi criada em 1947, também por Eero Saarinen. A poltrona foi feita para atender a um pedido de Florence Knoll. Ela desejava “uma poltrona que fosse como uma cesta com almofadas, alguma coisa em que ela pudesse realmente se enrolar”. 

Como resultado, o nome fez jus à ideia: Womb (Ventre), porque é realmente acolhedora como um ventre. Sua forma permite então que você tenha conforto sentado em diferentes posições.

Eero fez a estrutura de toda a coleção em fibra de vidro, estofou com espuma e finalizou com o revestimento. Os pés foram feitos em aço.

É importante lembrar que, a partir da Womb Chair, o arquiteto criou também o Sofá e o Puff Womb, formando uma belíssima coleção

 

Como usar Móveis de Design na Decoração?

Como já foi citado, os móveis de design são atemporais e por isso se encaixam perfeitamente em qualquer estilo de decoração. De qualquer forma, é importante ter o estilo definido para que a escolha as cores, estruturas e revestimentos seja feita de acordo com ele.

Por exemplo, em alguns estilos prevalecem os revestimentos mais rústicos como pelo e couro. Em outros, é interessante utilizar uma estampa floral. Já em outros, prevalecem as cores claras e neutras.

Para a estrutura, também é legal avaliar qual material vai combinar mais com seu espaço: metal, madeira, pintura preta ou colorida. O mesmo é válido para os tampos de mesa.

Lembre-se que, além de decorar a casa, muitos móveis de design são utilizados também em ambientes comerciais. É muito comum, por exemplo, ver poltronas de design na recepção de clínicas, escritórios, consultórios, lojas, hall de hotéis etc. 

” Esse texto foi originalmente desenvolvido por Hariane Diniz, redatora do blog Essência Móveis, onde você pode encontrar diversos conteúdos de decoração e móveis de design.”

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *