O concreto e suas diversas utilidades na construção

Confira as melhores maneiras de usar o concreto, seja para reformar ou construir. Sintetizar em palavras a importância do concreto não é uma tarefa fácil.

Ele é altamente utilizado em, praticamente, tudo nas obras da construção civil. Desde o revestimento, até a confecção de itens como vigas e pilastras.

O seu alto índice de uso se dá pelo fato de ser um material altamente resistente, capaz de aguentar grandes pressões e impactos motores, além de possuir uma durabilidade larga, durando anos a fio.

No âmbito da construção, casa e decoração, o concreto não se limita a apenas ser uma matéria-prima, em bloco de concreto e item de sustentação, ele também pode ser aplicado no âmbito interior de casas e edificações, trazendo uma ambiente muito lindo e funcional.

Portanto, elaboramos este texto para que você possa entender melhor as aplicações do concreto no âmbito do design de interiores. Continue com sua leitura e venha junto conosco, saber como utilizar peças de concreto da melhor forma possível.

Cobogós de concreto

O Cobogó de concreto cada vez mais vem ganhando espaço nas decorações contemporâneas, já que oferece uma verdadeira variedade de modelos e porque possui uma larga resistência em sua constituição.

No Brasil, o seu uso na decoração não vem de hoje. Seu uso remete aos anos 20, década em que teve a sua concepção, devido às inspirações nos muxarabis presentes na arquitetura islâmica.

Mas só nos anos 50, em projetos de consagrados arquitetos, como Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, que ainda hoje podem ser vistos em diversos pontos turísticos que estão espalhados ao redor do país. Hoje, também é chamado de Elemento vazado de concreto.

A principal função que é atribuída aos cobogós é a de fornecer divisão a ambientes sem que se perca a luminosidade e circulação de ar, como seria o caso de uma parede.

Além disso, também é utilizado como elemento estético de decoração, para que se possa, assim, revitalizar áreas de um cômodo ou então apenas para trazer um charme num ambiente de projeto paisagístico.

Cobogós de concreto – desenvolvimento

O específico cobogó de concreto é feito de uma base de concreto (logicamente) com outros agregados. Chamam de microconcreto e é desenvolvido com uma tecnologia específica para que ele possa realizar desempenhos mecânicos e visuais, que trazem durabilidade e resistência para a aplicação que ele terá.

Realizam-se muitos testes para que se possa chegar à mistura ideal que será o item, pois deve-se chegar a padrões de resistência e textura, de forma que sustente o seu formato, e realmente seja um item capaz de ser usado na decoração por ser elegante e esteticamente agradável.

Também podem ter uma aparência mais rude e bruta, porém os testes e estudos são realizados nesta contramão, para que sejam sutis e delicados, mesmo que resistentes.

Sendo assim, os cobogós podem muito bem decorar um ambiente, até mesmo. com cores inusitadas para serem destacadas no projeto.

Sim, não é apenas o cinza pesado do concreto, os cobogós também podem ser coloridos e despojados, dependendo do modelo que escolher.

Podemos resumir as vantagens deles em:

  • Versatilidade, podendo serem aplicados em vários ambientes;

  • Variedade de opções;

  • Fácil manutenção;

  • Alta taxa de resistência e durabilidade.

Concreto projetado

O Concreto projetado é um ótima escolha para a realização de túneis, estabilização de encostas, paredes de contenção, piscinas e paredes de concreto armado. Mais indicado ainda para aquelas paredes e estruturas que sofreram algum tipo de avaria.

Para a aplicação do concreto projetado, é aconselhável que se utilize uma espécie de aditivo acelerador de pega, além de fibras na mistura, essas que até mesmo podem substituir as armaduras convencionais.

Em se tratando do cimento, não existem muitas restrições que devem ser aplicada, mas em relação ao agregados, estes devem ser específicos como areia natural com finura entre 2,4 e 3,2, além de se utilizar de brita 0. Em relação à cura, deve-se ter os mesmos cuidados que são aplicados ao concreto convencional.

Enfim, o concreto tem largas aplicações na construção civil. Nas casas, é utilizado como divisor de ambientes, item de decoração, havendo, até mesmo, telha de concreto.

Item de extrema utilização, o concreto se estabelece como um material de alta resistência, durabilidade e de alta acessibilidade de se conseguir encontrá-lo e aplicá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *