Os principais tipos de portões e suas funcionalidades

A sociedade contemporânea possui uma grande preocupação com a segurança do lar, pois isso reflete diretamente no bem-estar social e mental de todos que compõem o lar, principalmente dos pais.

Dessa forma, muito é desenvolvido para aprimorar e reforçar a segurança, bem como o bem-estar social de todos.

Além de investir em diversos recursos tecnológicos com câmeras, alarmes e demais aparelhos que contribuem para esse processo, é necessário também investir em alguns objetos e acessórios que ficam em evidência em todos os locais, como é o caso dos portões que servem para proteger e delimitar os espaços das propriedades como ocorre com as cercas.

Como a maioria dos locais que são construídos, principalmente quando o espaço é privado, é necessário delimitar o seu espaço e principalmente o acesso, os portões, com o passar do tempo, passaram a ser desenvolvidos em diversos modelos e formatos, tornando-se mais resistentes, duradouros e seguros.

Além de serem utilizados para proteger, eles também compõem o visual externo do local, passando uma imagem sobre ele.

Portões Automáticos

Os portões automáticos são aqueles que possuem, em maior ou menor grau, um processo tecnológico aplicado que funciona de maneira mais prática por meio de sistemas eletrônicos.

Assim, há, no mercado, uma variedade de modelos com características únicas, que podem ser escolhidos de acordo com os aspectos funcionais e estéticos do objeto. Entre os principais modelos, há os descritos abaixo.

1. Portão de Correr

Assim como o próprio nome sugere, esse portão que pode ser manual ou automático abre e fecha correndo horizontalmente para um dos lados por meio de um trilho.

O principal benefício do portão de correr para garagem preço, além da aparência, é que ele não ocupa muito espaço para implantação e funcionamento, ou seja, é compacto e versátil.

2. Portão Elétrico

Nesse modelo, a principal vantagem está na versatilidade e a conveniência que o modelo proporciona. Os portões elétricos são construídos com materiais específicos e sua principal característica é que são controlados por controles remotos.

Aqui, eles podem ser produzidos com materiais diversos desde madeiras a metais. O material aplicado determina apenas a aparência e o formato que o portão assumirá.

3. Portões Basculantes

Os portões basculantes possuem um funcionamento semelhante às portas convencionais, pois sua abertura é em um angulo de 90 graus, entretanto, a eles abrem verticalmente para cima e, por isso, o portão basculante fechado preço é mais indicada para locais com mais espaço, para inserção dos portões.

Esse modelo, assim como o de correr pode ser manual.

4. Portão Dobrável

Esse modelo faz com que o portão tenha cada uma das suas duas portas divididas em dois painéis que são unidos por dobradiças, processo esse que permite que as portas se dobrem e abram em seus respectivos lados.

Todos os modelos acima possuem ferramentas e acessórios que permitem que o portão abra e fecha sem que seja necessário o uso de chaves, mas sim comandos de softwares e demais tecnologias que são desenvolvidas.

Com o passar do tempo, os portões automáticos passaram a ser mais rápidos, tanto para abir quanto para fechar, impedindo inovações e demais ações que ameacem a segurança dos moradores.

Materiais para Portões

O portão de garagem preço pode ser confeccionado por meio de diversos materiais, como mencionado anteriormente, essa escolha vai depender das finalidades e objetivos dos moradores. Assim ele pode ser de:

  • Metal;
  • Ferro;
  • Madeira;
  • Vidro.

E, por vezes, esse portão pode ser constituído por meio da junção de mais de um material como a madeira e o ferro. Esses dois são uns dos materiais mais comuns.

Com o desenvolvimento das tecnologias, o portão de ferro galvanizado tem sido mais utilizado devido à sua alta resistência aos efeitos do tempo, ou seja, são mais resistentes ao processo de corrosão e também possuem uma versatilidade quanto ao modelo e ao estilo de arquitetura adotado para o projeto.

Assim, além de ser uma escolha mais sustentável, é mais fácil de moldar e adaptá-lo ao processo.

Diante de uma extensa variedade de modelos, o portão de garagem simples preço pode variar muito de acordo com cada modelo, característica e fabricante.

Por isso, antes de fazer a compra do portão, é necessário ter claro o seu objetivo principal, formato e local que será investido, bem como todos os modelos disponíveis que melhor se encaixam dentro do projeto.

Após avaliadas todas as variáveis, é possível escolher entre o portão galvanizado ou o portão de madeira normal ou automático.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *