Piscina: saiba quais são os processos de manutenção

As piscinas são construídas e utilizadas com diferentes objetivos, servindo tanto para um momento de descontração e lazer em dias quentes como para um meio de realização de esportes e cuidados com a saúde e o corpo.

Com isso, elas se tornaram presentes em diversos locais, desde de parque aquáticos que são compostos por piscinas de diversos tamanhos, tipos e temperaturas, a academias, espaços de fisioterapia e ambientes residenciais.

Mesmo tendo diversas aplicações e vantagens, as piscinas são recursos que demandam um alto investimento financeiro, além de uma mão de obra especializada para realizar as manutenções necessárias e devidas a esse empreendimento.

Tipos de piscina

Como já mencionado, por ter diversas funções e poderem ser instaladas em muitos lugares os modelos de piscina presentes no mercado são vários, a fim de atender as demandas e especificações do mercado, como:

  • Piscina de alvenaria;
  • Piscina de vinil;
  • Piscina de fibra;
  • Piscina de vidro.

O modelo de piscina em alvenaria tem como característica a versatilidade, visto que podem ser projetadas em diversos formatos, tamanhos e profundidade.

Além disso elas trazem personalidade ao projeto, uma vez que não possuem modelo pré-fabricados ou prontos.

Outro detalhe é que são revestidas por azulejos ou pastilhas que recordam os mosaicos, oferendo mais um recurso para personalizar o projeto.

A Piscina de vinil é bem semelhante as piscinas de concreto, podendo personalizar o tamanho e profundidade. Sua principal diferença está que, nesse modelo, as piscinas são revestidas pelo vinil que tem a vantagem de ser uma instalação mais simples, prática e rápida.

Entretanto são piscinas que precisam ter um cuidado maior quanto a objetos que possam ser pontiagudos ou cortantes, pois o vinil é menos resistente e pode danificar toda a estrutura da piscina.

Econômicas e fáceis de serem instaladas, a Piscina de fibra esse modelo de piscina por ter uma estrutura bem lisa não acumulam fungos ou bactérias.

Em contra partida são os modelos menos personalizados, visto que sua estrutura já vem pronta de fábrica pronta para ser instalada. A manutenção de piscina fibra também é um dos mais simples e menos complexo dos modelos existentes.

O modelo de piscina de vidro proporciona elegância e sofisticação ao ambiente sendo comumente construídas em ambientes residencias e hotéis mais sofisticados.

Como vantagens estão a beleza que agrega a estrutura, podendo ser um projeto totalmente personalizado. Entretanto é o tipo de piscina mais caro tanto nos processos de construção como instalação, pois são necessários uma mão de obra bem qualificada e materiais específicos a fim de garantir a qualidade do produto construído.

Além da classificação quanto ao material as piscinas podem ser diferenciadas quanto a função e tipo da água, como as piscinas aquecidas que possuem algumas características diferentes, a principal é o aquecedor de piscina bosch que é o responsável por deixar as águas aquecidas nas temperaturas ideias.

A Manutenção

A manutenção de piscinas são diferentes, maso que há em comum a todas é a limpeza do filtro para piscina que todas possuem, ainda assim a frequência com que a limpeza é realizada é diferente de acordo com a frequência e quantidade de pessoas que usam a piscina. Quanto mais elas são usadas, mais elas precisam de manutenção e os processos são diferentes.

manutenção de piscinas residenciais, por exemplo podem ser realizadas pelos próprios donos, uma vez que são usadas com menos frequência e por um público mais restrito.

Já as piscinas de clubes e parques precisam ser conduzidas por profissionais especializados, pois o fluxo de pessoas e o tempo que elas permanecem em uso são muito maiores, assim a chance de ocorrer a propagação de doenças são maiores.

A manutenção das piscinas são importantes principalmente para não ocorrer a propagação de fungos, bactérias e doenças, mas também para realizar a conservação da piscina e evitar que seja preciso realizar gastos futuros com reforma.

A manutenção também tem um viés ecológico, pois evita que seja consumido uma alta quantidade de água, aqui é importante ressaltar que a periodicidade também compõe esse projeto, pois quando o calendário de manutenção não é seguido a água pode ficar inutilizável e sua troca seja necessária.

Assim a organização e o planejamento são primordiais para o projeto de piscinas residenciais, pois será um investimento com custos fixos e também a longo prazo que impactara diretamente nas contas e planejamento financeiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *