Pisos ganham elementos para compor decoração

A passagem de pessoas, em um caminho constante, dentro de uma residência, o arrastamento de móveis, como cadeiras, e até mesmo portas empenadas, são responsáveis pelo desgaste de pisos, independente das características do material.

Pode ser madeira em taco, placas de porcelanato, ou mesmo cimento queimado. Em algum momento, será preciso realizar uma reforma.

O reavivamento de pisos pode ser realizado de diferentes formas, e sobre isso, é preciso entender quais as características já instaladas, e como será a combinação com a decoração ambiente.

Conforme o desgaste do material, pode ser preciso retirar todo o material que está instalado no piso, e substituir por peças novas. No caso de pisos em madeira, a recuperação pode ser realizada por uma empresa especializada.

Utilizando equipamentos especializados, desenvolvidos para este tipo de tarefa, os profissionais podem fazer a raspagem de assoalho, com aplicação de produtos específicos, para readquirir o brilho e as características originais da madeira utilizada no piso.

Reavivamento de pisos instalados

Entre os trabalhos realizados, após a raspagem, há uma série de procedimentos que precisam ser realizados, entre eles, calafetar, removendo as impurezas das juntas, e aplicar, entre os vãos, uma cola especial, com expansão controlada, que vai preencher os espaços vazios existentes entre a madeira e o contra piso.

A aplicação de verniz e selagem também faz parte do processo. Por ser um processo mais demorado, é preciso que o ambiente de aplicação tenha o tempo de cura respeitado, podendo alcançar até sete dias para que os produtos de proteção e verniz estejam secos.

Apesar da raspagem de tacos retirar o acúmulo de sujeira e produtos de limpeza, aplicados ao longo dos anos, é preciso verificar o tipo de material que está sendo usado para manter o tratamento da madeira, contra a ação do tempo, e até mesmo de pragas, como formigas e cupins.

Após o tratamento de recuperação, é preciso tomar alguns cuidados, como:

  • Uso de ceras especiais para proteção e brilho;
  • Evitar uso de produtos químicos;
  • Não molhar, para evitar empenamento;
  • Proteção nos pés de móveis e calçados.

As áreas internas que têm contato com água, como cozinha, banheiro e área de serviço, é preciso que seja aplicado um modelo de piso que suporte a presença de umidade.

O piso vinílico em placa está presente em diferentes obras, mas é bastante eficiente em locais com mobilidade constante de pessoas, como estabelecimentos comerciais.

As características deste tipo de piso permite uma limpeza mais fácil, e não sofre com a presença de líquidos e outros elementos que possam prejudicar pisos de madeira, por exemplo.

O conforto térmico e acústico também privilegia este modelo de piso em ambientes comerciais, e até mesmo nos apartamentos, para evitar incômodos para com o vizinho do piso inferior.

Pela facilidade de aplicação sobre pisos cerâmicos, de porcelanato ou cimento queimado, os pisos vinílicos têm a vantagem de uma fácil instalação, permitindo a adaptação do ambiente, conforme a decoração, pois o mercado oferece uma variedade de estampas e cores, que podem ser adquiridas em placa, ou manta.

Ambientes industriais contam com segurança

A segurança dentro do ambiente de trabalho deve ser levada em consideração, principalmente para atender as normas regulamentares da legislação trabalhista, e de sindicatos dos trabalhadores.

Por isso, todos os espaços devem contar com equipamentos adequados, desde ferramentas e equipamentos de trabalho, até o próprio ambiente em que o trabalhador está instalado.

O uso de tinta epóxi tem sido uma constante no uso de setores industriais, pois possui grande resistência à abrasão, e ao alto tráfego de pessoas, e também ao tráfego de máquinas pesadas, como empilhadeiras e paleteiras.

Por suas características primárias, de alta resistência e fácil aplicação, este tipo de matéria-prima também é utilizado em outros ambientes, como a tinta epoxi para banheiro, desenvolvida para a aplicação sobre azulejos, que apresenta grande resistência aos ambientes úmidos, e facilidade de limpeza com a água.

As quadras poliesportivas e os estacionamentos também contam com este tipo de material, pois são resistentes à abrasão, conforme o atrito da borracha dos calçados e dos pneus dos veículos.

Com a diversidade de tinta epoxi cores no mercado, é possível identificar as áreas de demarcação de uma quadra poliesportiva, permitindo a prática de futebol de salão, voleibol e basquete em um mesmo equipamento.

Os estacionamentos também se beneficiam com este modelo de tinta, pois podem adequar os espaços específicos para pessoas com mobilidade reduzida, pessoas idosas e grávidas, por exemplo.

Todo o material utilizado nestes espaços deve ser de qualidade, sendo aplicado por profissionais técnicos da área da construção civil, no setor de pinturas, para garantir a longevidade do espaço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *