Planejamento e etapas finais de uma obra

Uma construção é uma sequência de processos e etapas que vão desde a formação de um alicerce até a colocação – dependendo do projeto – de uma caixa d’água tipo taça. Entretanto, para que cada componente seja feito e instalado de forma eficiente, é preciso planejamento e visão sobre uma das partes mais importantes da obra: a sua finalização.

Nos círculos de dicas e de profissionais da construção, muito se fala no planejamento, mas pouco em como terminar uma obra e, por ser um assunto tão pouco debatido por conta da sua complexidade, existe uma máxima entre arquitetos e engenheiros de que uma obra nunca termina.

Apesar dessa máxima existir, terminar uma obra é um tipo de arte, afinal, envolve muitos processos que permitem que o projeto seja materializado de forma definitiva, como seus revestimentos de placa de gesso drywall, seus isolamentos, luminárias e outros elementos.

Ao longo deste artigo falaremos sobre alguns pontos que são relevantes para entender o planejamento de uma obra e pontos importantes para enfrentar a sua fase final.

Etapas da construção

Uma construção, para chegar na sua fase final, precisa passar por outras etapas que consiste na etapa inicial e na etapa intermediária. Essas duas fases são importantes para que a fase final tenha toda a atenção necessária.

Na etapa inicial realiza-se tarefas como a preparação do terreno e do canteiro de obras. Além desses pontos de organização, são feitos os serviços de:

  • Terraplanagem;
  • Locação de equipamentos;
  • Ligação de água e energia elétrica;
  • Cercamento da obra;
  • Pesquisa de preço de caixa d agua e outros materiais;

A etapa intermediária é a de execução. Há os serviços de concretagem, montagem, levantamento de paredes, instalação das louças hidrossanitárias, entre outros serviços.

Essa etapa tem uma produção altamente volumosa e a organização do canteiro é essencial para o desenvolvimento das obras.

Os serviços realizados nessa etapa são de infraestrutura, cobertura, instalações hidráulicas, instalações elétricas, impermeabilizações, supraestrutura e isolamentos, como isolamento com isopor.

A etapa final de uma construção

A etapa final da construção é uma das mais importantes e as que mais demoram para ser realizadas por conta da grande influência do proprietários. Além do mais, a demora significa atenção aos detalhes que são essenciais para que o projeto atenda as expectativas.

São realizados diversos tipos de serviço e há a necessidade de muitos profissionais. Entre os serviços que são feitos durante essa etapa da obra estão:

  • Revestimento interno (com gesso acartonado ou porcelanato) e externo;
  • Assentamento de esquadrias;
  • Assentamento de rodapés, pisos e azulejos;
  • Desmontagem das instalações provisórias.

Nesse período de fase final da construção, é importante atentar-se para alguns pontos para que a entrega da chave seja especial para os proprietários ou compradores. Confira abaixo:

1. Limpe a obra sempre

Um dos pontos centrais para que a fase final da obra seja feita com qualidade é a limpeza. Isso porque se a limpeza for feita no final de semana ou apenas na limpeza final da obra, é possível que ela esconda falhas ou peças mal encaixadas, não sendo possível refazer.

Por conta disso, a limpeza por parte dos profissionais de acabamento todo o fim do expediente é importante para monitorar a qualidade do serviço, seja na colocação de divisórias de gesso ou então na instalação das louças hidrossanitárias.

2. Tenha uma sequência de acabamentos

Outro ponto importante na fase final para que a obra seja entregue com qualidade e eficiência é definir um planejamento dos acabamentos. É preciso começar pelos acabamentos que produzem mais resíduos e deixar os que necessitam de retoques para o final.

Definir a sequência de cada acabamento é essencial para a qualidade final. Um exemplo é o revestimento de cerâmicas ou pedras que precisam preceder os serviços de pintura.

Com relação às pinturas, elas devem preceder os detalhes finais das instalações elétricas e assim por diante.

3. Mantenha a atenção em todos os processos

Por fim, é importante que cada etapa seja inspecionada diariamente com a atenção do arquiteto ou do engenheiro. Essa inspeção é fundamental para que tudo esteja no lugar correto. Esse serviço também permite que a fase tenha um grau de eficiência muito grande.

Seguindo esses pontos e tendo em vista que a obra é um conjunto de processos, após a instalação de energia, erguimento das paredes, esquadrias e limpeza geral, a obra estará pronta para “ser abandonada” e entregue à uma linda família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *