Por que alugar equipamentos para construção?

Os trabalhos na construção civil demandam o carregamento e transporte de inúmeros materiais, como tijolos, cimento, madeira, estruturas metálicas, entre outros. No entanto, nem sempre a força humana é capaz de realizar essa movimentação sozinha, visto que a carga de muitos materiais é pesada e depende da ajuda de máquinas e equipamentos.

Além disso, grande parte dos serviços de construção civil utiliza máquinas altamente tecnológicas, que são capazes de agilizar a obra, garantir maior produtividade, realizar as atividades com maior eficiência e, ainda, diminuir os riscos de acidentes no trabalho.

Por esse motivo, não há como dissociar a construção civil de grandes máquinas, estruturas e equipamentos.

O aluguel de máquinas e equipamentos como uma alternativa viável

Apesar da permanência de máquinas e equipamentos na construção civil, em muitos casos, a aquisição desses aparelhos tem um valor muito dispendioso, principalmente em maquinários de grande porte.

Por esse motivo, há a alternativa de locação como uma forma vantajosa economicamente para usufruir dos equipamentos, estruturas e máquinas da construção civil.

O aluguel, além de ser muito mais barato do que a compra dos equipamentos, também dá mais liberdade ao locatário. Afinal, ele pode utilizar as máquinas, equipamentos e estruturas somente por um tempo determinado, ou seja, enquanto durar a obra.

Entre outras vantagens, destacam-se:

  • A despreocupação com o posterior armazenamento;
  • A aquisição de equipamentos de qualidade;
  • A assistência técnica exclusiva por parte da locadora;
  • A atenção aos procedimentos de manutenção e reparos;
  • A disponibilidade de inúmeros modelos de máquinas.

O aluguel de betoneira, por exemplo, é um dos tipos de locação mais procurados na construção civil. A máquina é responsável pela mistura do concreto, sendo um equipamento giratório no qual são adicionadas cargas de pedra, areia, cimento e água, dependendo das especificações de cada obra.

Ou seja, é uma das máquinas mais importantes para os trabalhos de construção, visto que praticamente todos demandam o uso do cimento.

Além disso, existem diversos modelos de betoneiras: para trabalhos de grande porte ou para pequenas construções. Assim, no aluguel, o cliente pode escolher a dimensão da máquina que melhor atende às suas necessidades.

A locação de retroescavadeira também é muito usual na construção civil. Semelhante a um trator, essa máquina escava as tubulações de água e esgoto, bem como realiza a terraplanagem de superfícies.

A retroescavadeira possui em sua frente uma pá montada e em sua traseira uma carregadeira, que atuam nos procedimentos de escavação e carregamento.

Assim como as betoneiras, é possível encontrar alguns modelos diferenciados de retroescavadeiras, dependendo das necessidades de cada obra.

Por esse motivo, é imprescindível ter um projeto completo e detalhado sobre todas as etapas da construção, para avaliar a real necessidade de determinados equipamentos.

Em alguns casos, é dispensável o trabalho das retroescavadeiras, que podem ser substituídas pela pa carregadeira.

Essa máquina também é semelhante a um trator, mas conta com uma pá em sua parte frontal, para o carregamento de materiais.

A pá carregadeira funciona por meio da tração da força motriz e, por esse motivo, pode ser usada também em trabalhos de terraplanagem. A máquina pode ser adquirida em dois modelos: a que opera sobre rodas ou sobre esteiras.

Aluguel de andaimes para a construção civil

Fora a locação de máquinas e equipamentos, o ramo da construção civil também necessita de algumas estruturas, como é o caso dos andaimes. A estrutura é feita em metal, tendo como principal objetivo fornecer o acesso de um lugar ao outro, de modo seguro e efetivo.

Os andaimes devem ser construídos em conformidade com as normas técnicas e legislações vigentes, em especial a NR 18, que trata especificamente sobre os modos de instalação dos andaimes nas construções e obras.

Um dos modelos mais usados de andaimes é o andaime multidirecional, pois ele possui componentes que não se limitam a estruturas retas, podendo ser utilizado em diversas formas e variados ângulos.

Desse modo, a estrutura é extremamente versátil, podendo ser instalada em torres individuais, cimbramento e como escoramento metálico.

É importante que todos os colaboradores da obra que passem pelo andaime estejam devidamente equipados com os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e os EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) recomendados. Isso de modo a evitar quaisquer acidentes de trabalho, como quedas.

Além disso, os andaimes precisam ser resistentes, capazes de suportar pesos, choques mecânicos e intempéries.