Prédios: confira alguns dos produtos para segurança

Forro de gesso acartonado estruturado vem abrindo espaço na construção civil, pois, devido à sua facilidade de instalação, tornou-se um produto popular. Ele tem vantagens em cima do forro de gesso convencional.

Quando o uso do forro de gesso acartonado estruturado é necessário levar em conta seu custo-benefício final, o tempo de execução, disponibilidade local em relação à mão de obra especializada e compatibilidade com o projeto.

A primeira diferença entre o gesso acartonado, conhecido também como drywall, e o gesso convencional, é que o comum é produzido por placas de gesso quadradas tendo a espessura de 2 cm.

Já o acartonado é feito por uma placa de gesso comum revestida em papel cartão, tendo como tamanho convencional da placa é de 120 x 180 cm e espessura de 1,25 cm. O material e o processo executivo de ambos são diferentes, porque utilizam formas de fixação e preenchimento de juntas distintas.

O forro de gesso convencional é mais barato e resistente à umidade, no entanto, mais sensível às variações de temperatura, assim, estalando ou trincando com facilidade em alguns pontos.

Também apresenta muita sujeira ao ser instalado e aparece manchas amareladas no forro. O acartonado tem as seguintes vantagens:

  • Produto leve;
  • Facilidade na instalação;
  • Não produz muita sujeira;
  • Manutenção simples e rápida.

Entretanto, seus aspectos negativos são: baixa resistência à umidade e, caso não tenha um bom acabamento, tem uma aparência desagradável.

Em relação ao forro de gesso acartonado estruturado há diferentes tipos de placas de gesso à disposição no mercado de construção que variam de acordo com o local que serão aplicadas e as funções que vão desempenhar.

O primeiro tipo de gesso acartonado é o standart que são placas convencionais de cor cinza, ideal para locais secos, como parte interna das edificações; já as resistentes à umidade são placas de cor verde recomendadas para áreas que tem grande possibilidade de entrar em contato com umidade (banheiros e cozinhas); a última é a resistente ao fogo, placas de cor rosa, ideais para ambientes que precisam de maior segurança contra incêndios (escadas e corredores).

Também existem placas de utilização externa, placas cimentícias, as placas perfuradas que tem como função melhorar o conforto acústico e as placas flexíveis que são usadas na decoração, propiciando elementos curvos.

Saiba mais sobre telas de proteção

Um tela para janela de proteção é sempre importante em qualquer casa ou apartamento, pois impede diversos riscos de segurança aos moradores do imóvel, especialmente para quem tem crianças, idosos, pets e pessoas com problemas de mobilidade.

As telas de proteção, conhecidas como redes de proteção, são ideais para precaver quedas, desequilíbrios e a “curiosidade exploratórias” das crianças, como também, dos cães e gatos.

Outra preocupação que é evitada com a instalação de tela é amparar possíveis quedas de pessoas idosos e adultos, pois eles podem ter algum desequilíbrio, que resulta em tombos nas janelas e vãos de escada ou ao limpar vidros da janela.

Além disso, elas também podem ser Tela de proteção para pombos, assim, evitando a entrada desse bicho que pode derivar algumas doenças.

Outro ponto é que ajuda na circulação de ar em um apartamento, pois com a implementação da tela, permite que as janelas fiquem abertas sem a preocupação de correr riscos desnecessários.

Optar por uma tela de proteção para janela é uma alternativa fácil, rápida e econômica de deixar o ambiente mais seguro e, ao mesmo tempo, ventilado.

Adentrado nas qualidades das redes de proteção

Elas também se tornam Redes de proteção para morcegos, porque impedem a entrada fácil de animais indesejáveis, como, além de morcegos, pássaros, ratos, entre outros animais ou animais dos vizinhos.

Também pode ter a função de tornar difícil a entrada de pessoas estranhas e diminuindo riscos de assaltos.

Podem ser um complemento às grades de ferro ou alumínio, dando as seguintes vantagens: consegue aumentar a segurança sem modificar a arquitetura do prédio; são fáceis de serem instaladas; tem uma grande resistência, suportando grandes pesos; são removidas facilmente de qualquer altura e tem um investimento menor.

Elas são produzidas em diversas cores, permitindo uma combinação com a cor dos caixilhos das janelas ou do material da estrutura de metal da varanda ou sacada do imóvel. Tem uma fina malha que pode ser quase invisível, dessa forma, não modifica a estética do recinto.

São fabricadas com materiais de alta resistência à tensão e ao clima, fornecendo a devida segurança e proteção para toda a família. Geralmente essas redes de proteção são fabricadas em polietileno ou poliamida (nylon).

A de polietileno possui uma aparência plástica, tem impermeabilização e muita resistência às variações do clima e com o passar do tempo. Assim, tendo resistência e tração igual ao aço, sendo uma alternativa às telas de proteção de janelas e balcões;

A de poliamida é semelhante ao tecido, não é impermeável e diminui a resistência aos efeitos climáticos. Dura menos tempo que a anterior e seu uso é indicado para dentro do imóvel. No entanto, pode usá-la em janelas e sacadas, mas não é o tipo ideal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *