Preparação de terreno é importante para obras

As incorporadoras imobiliárias buscam oferecer o melhor para os moradores, com obras em locais dedicados à moradia, com a presença de equipamentos estruturais, dentro de um condomínio, por exemplo, que atenda às facilidades exigidas pelo dia a dia.

Por isso, muitos locais em que antes eram ignoradas pelos mais diversos setores, se tornaram lugares de desejo, tanto para a moradia, quanto para a implementação de serviços, como escolas e hospitais, tanto do setor público, quanto do setor privado.

O crescimento urbano ocorre, desta maneira, ordeiramente, buscando atender todas as classes sociais, com mobilidade urbana, por meio de ruas e avenidas, e oferta de transporte público, como ônibus, trens e metrôs.

Estudos identificam tipo de solo para obras

Para ter os espaços devidamente preparados, estudos de proteção ambiental e preservação da natureza precisam ser realizados, seguindo leis federais de meio ambiente, atendendo às necessidades quanto a presença de animais silvestres e vegetação nativa.

Com a preparação devidamente acertada, e acompanhamento de setores governamentais e organizações de proteção ambiental, a terraplanagem de terreno pode ser feita, respeitando tanto a porcentagem de mata nativa, quanto a definição de área a ser construída.

Havendo a presença de casas, conforme as especificações de loteamento urbano permitido pelo zoneamento municipal, que é determinado por prefeituras, nas secretarias de obras e habitação.

A verificação de presença de lençol freático também é necessária e o tipo de solo também deve ser determinado, para que as obras possam ser realizadas de acordo com as necessidades de fundação que serão aplicadas, conforme o projeto de engenharia e a arquitetura que será implementada.

Há casos em que há a necessidade de drenagem de todo o terreno, direcionando a córregos e riachos toda a água captada, assim como a dispensa da água pluvial, que deve ser determinada, para não ocorrer alagamentos nas áreas mais baixas.

Para evitar problemas muito comuns na construção civil, este tipo de serviço deve ser feito em muitas obras, com estudos hidrológicos e geológicos, com diversos benefícios para todo o setor, como:

  • Captação e direcionamento de água para local apropriado;
  • Garantia de sustentação de muro de arrimo e contenção;
  • Segurança em toda a área territorial;
  • Firmamento do solo para recepção de estruturas.

A segurança da obra e contenção de taludes em todo o projeto, deve ser uma constante no setor da construção civil.

A manutenção deve ser realizada em períodos determinados, para manter as estruturas de escape de água em forma corrente, atendendo especificações técnicas e de meio ambiente.

Descarte de material de demolição

A construção civil é um grande gerador de resíduos sólidos e, para que atenda ao descarte correto, é preciso contratar empresas especializadas, que fazem a triagem de todo o material e dão o devido encaminhamento.

Nesse cenário, as empresas verdes, que trabalham na área de reciclagem, inclusive destes materiais descartados, consistem em ótimas soluções.

Empresas que oferecem a locação de caçamba são as responsáveis para darem o devido encaminhamento, atendendo de maneira correta as leis de proteção ambiental.

Com caminhões basculantes eficientes, o descarte de material da construção civil pode ser recolhido e dispensado em áreas determinadas para este tipo de serviço.

As madeiras utilizadas como escoras e tapumes, por exemplo, podem ser reaproveitadas pela indústria madeireira, para a transformação em compensados e para a fabricação de móveis, como mesas e bancos e, até mesmo, para portas e janelas.

Outros tipos de materiais da construção civil podem ser despejados na caçamba de entulho, como restos de concreto, pedra e areia.

Esse equipamento pode ser usado por empresas que fazem a fabricação de blocos, bancos e guias de calçada e rua, com a utilização de maquinários desenvolvidos para este setor industrial.

Fornecimento de energia, água e gás

A construção, propriamente dita, de imóveis residenciais e comerciais, precisa ter uma estrutura completa para receber o fornecimento de energia elétrica, sistemas hidráulicos e abastecimento de gás.

O uso de martelete rompedor é ideal para quebrar as paredes e atender, de forma eficiente, o trabalho dos profissionais que atuam neste setor.

Seguindo os projetos de engenharia civil, elétrica e hidráulica, é possível abrir os espaços destinados a tomadas e interruptores, assim como as partes em que receberão torneiras e chuveiros.

locação de martelete também ajuda a instalar o sistema de gás, que precisa de uma abertura eficiente em áreas arejadas, para evitar qualquer tipo de acidente.

A preparação do terreno, desde o início, deve contar com a presença destes elementos, para atender, de forma eficiente, todos que usufruirão das instalações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *