O guia completo para não ter problemas com o encanamento da sua obra

Um profissional habilitado, com conhecimento de registros, tubos e conexões tem a habilidade necessária para que se evitem entupimentos e problemas com o encanamento.

No entanto uma construção também demanda bastante atenção e supervisão do cliente e, se você for uma pessoa comum, preocupada em acompanhar a reforma da própria casa, informação nunca é demais.

Neste texto você aprenderá tudo sobre serviço hidraulico.

Quais são os tipos de tubulação e como são instalados?

Um indivíduo com pouco conhecimento da área, pode pensar que um único tipo de tubulação é suficiente para a instalação em todas as áreas da construção, mas isso não é verdade: existe uma enorme variedade de tubos específicos para cada função.

Alguns são voltados para a passagem de água fria, outros de água quente ou esgoto. O cano de PVC, por exemplo, não pode ficar exposto à luz do sol.

Apesar de o PVC ser muito comum em obras domésticas e fazer bem seu trabalho, o mercado oferece uma gama de produtos que atendem demandas com diversas características, como os seguintes:

  • CPVC;
  • PPR;
  • PEX;
  • PVC;
  • PVC-R;
  • PVC Esgoto;
  • Tubulações de cobre.

O PVC, sigla para policloreto de vinila, é o cano que integra a hidraulica da maioria das casas. São ideais para a condução de água fria, com temperatura de trabalho a 20ºC. Existem dois tipos de PVC, o soldável e o roscável.

O PVC soldável, geralmente, é marrom e, para a sua instalação, é necessário lixar a ponta e o interior do tubo até que perca seu brilho para que se faça a aplicação da cola.

Já o PVC roscável, comumente branco, vem com uma rosca que é fixada para com uma fita de vedação específica para a conexão desse tipo de cano.

Existe também o cano de PVC Esgoto, que é dividido entre as categorias normal (branca) e a reforçada (cinza).

No caso do CPVC, que significa policloreto de vinila clorado, a característica chamativa é a alta capacidade de resistência.

A aplicação pode ocorrer em ambientes de água fria ou quente, superando os 80ºC. A instalação também é soldável, feita com o uso de adesivos, mas sua superfície não deve ser lixada como no PVC soldável.

O PPR (polipropileno copolímero random) é um cano termofundido a 260ºC, pelo encanador, com uma ferramenta específica para a criação de uma tubulação única, sem uso de adesivos ou roscas.

Eles dispensam o isolamento térmico e são ideais para água quente, suportando picos de até 95ºC de temperatura.

Com isso o risco de vazamento é diminuído, quase completamente.

O PEX (polietileno reticulado monocamada) é um sistema de tubos semelhantes a mangueiras que são ligados a um distribuidor conectado ao sistema de tubulação convencional.

São ideais para água quente, suportando até 95ºC, e bastante utilizados em paredes drywall. Eles permitem curvas, reduzindo o número de conexões necessárias.

Já os tubos e conexões de cobre preço variam de acordo com sua classe, porém todos são soldáveis e têm ótima resistência mecânica, química e à corrosão, além de servirem para qualquer temperatura.

Existem três tipos de classe de tubos de cobre:

  • Classe E (leve): ideal para hidrantes e instalações de água fria e quente;
  • Classe A (média): ideal para instalações de gases combustíveis;
  • Classe I (pesada): ideal para instalações industriais de alta pressão e vapor.

Como evitar entupimentos?

Algumas precauções podem ser tomadas, antes e depois da obra, para evitar o entupimento dos canos e facilitar o desentupimento, caso ocorra.

Uma delas é ter registros em todos os cômodos ao invés de um cano único, para não ficar sem água na casa toda e possibilitar fechar apenas o trecho necessário.

Também se deve ter cuidado com o armazenamento dos canos durante a obra, para que não haja danos que acarretem em entupimentos e vazamentos posteriormente.

As tubulações são planejadas para resistir à ação de corrosão, produtos químicos e do tempo, mas também são bastante frágeis e podem quebrar e lascar com alguma batida.

Outra coisa importante é pedir para o pedreiro conferir o encanamento durante a reforma, antes de fechar a parede, e não fazer a instalação de pias, torneiras e vasos sanitários antes que o encanamento esteja completo.

Como solucionar problemas de entupimento?

Ao se deparar com um cano entupido, não tente colocar objetos rígidos, como cabos de vassouras e rodos, pois podem danificar a estrutura do cano e piorar o problema, exigindo a substituição.

Apesar de ser popularmente utilizada, a soda cáustica pode causar vários problemas na saúde, como queimaduras nas mãos e dano nos olhos por efeito da fumaça ácida, além de, dependendo do que esteja entupindo o encanamento, poder gerar uma reação de piora na obstrução.

O ideal é utilizar uma mistura de bicarbonato de sódio e vinagre, cuja reação de efervescência é útil para desobstruir, e logo depois jogar água fervente para limpar a tubulação.